sexta-feira, 2 de março de 2012

Oswaldo Jesus Vieira a “rua” que envergonha a população de Esteio


Oswaldo Jesus Vieira - Mestre de Esteio
Oswaldo Jesus Vieira, mais conhecido como “Mestre de Esteio”, era natural de Porto Alegre, nasceu no dia 14/02/1905, bancário por vários anos, abandonou a profissão, a bem de poder satisfazer a premente necessidade do cumprimento da sua missão espiritual.
   Fundou a Sociedade Templo Jesus Nazareno, no dia 25/12/1952, em um pequeno imóvel de madeira, no início da rua São Lourenço, atual rua Pedro Lerbach, quase na esquina com a avenida Presidente Vargas, em Esteio que tinha por lema, paz, amor e fé.
  Impulsionada pela veracidade das curas que se somavam aos milhares, no ano de 1954, fa sociadade registrou em cartório o novo Templo com capacidade para 150 pessoas.

Após quatro anos, foram adquiridos dois terrenos, e, em 08/12/1957, foi inaugurada a matriz da Sociedade Templo Jesus Nazareno, localizada à rua Pedro Lerbach, 379, com amplas e modernas instalções, onde funciona até hoje, com incalculável número de freqüentadores, se encontra em franco progresso tanto material como espiritual, com várias filiais espalhadas pelo Estado, auxiliando e orgulhando a comunidade onde se estabelece.

Oswaldo de Jesus Vieira o "Mestre de Esteio", como ficou conhecido, escreveu e publicou vários livros, entre eles destacamos: Lampejos que espargem verdade, editado em 1967, com 317 páginas, A verdade – o que estava escondido, 82 páginas, Catecismo Nazareno e preces, editado em 1981, com 80 páginas, Resquícios de luz sobre trevas densas, editado em 1973, com 152 páginas. Durante 22 anos dirigiu a Sociedade “Templo Jesus Nazareno”, por ele mesmo criada. Pregou o Evangelho de Cristo, realizou curas, fez obras sociais e beneficente, preparou discípulos e até hoje, vários anos depois de sua morte, em 29/12/1974,  a obra  deixada por ele, com amparo espiritual, continua auxiliando, no anonimato, a nossa comunidade.

Foto - arquivo do Clíck indiscreto.  Inauguração do Templo Jesus Nazareno, dia 08/12/1957, com a presença do fundador Oswaldo Jesus Vieira, o  prefeito de Esteio, na época, Luiz Alécio Frainer, entre os membros da Instituição, várias autoridades  do Município, visitantes de vários estados brasileiros e países vizinhos.
O Templo Jesus Nazareno, mais conhecido em Esteio como, "Templo do Mestre", foi idealizado e construído por Oswaldo Jesus Vieira,  associados, amigos, colaboradores e pessoas beneficiadas pela Instituição. No dia 08/12/1957, foi inaugurado na Rua Pedro Lerbach, 379, em Esteio e até hoje recebe  de braços abertos todas as pessoas de boa vontade.
A grande maioria de trabalhadores que empregaram suas atividades no erguimento do Templo Jesus Nazareno, foram pessoas que haviam recebido alguma graça espiritual ou auxílio material, para si, ou seus familiares, e que, como agradecimento, ofertavam suas horas de descanso, em benefício da construção. Assim é que foi corajosamente construído o Templo, sem auxílios ou sem subvenções governamentais. "E, caríssimos ouvintes! O que tendes aqui, é, é nosso... é vosso enfim, é de todos os que futuramente aqui aportem", assim Oswaldo Jesus Vieira, finalizou seu discurso no dia da inauguração do novo Templo.

Infelizmente a rua que deveria homenagear o ilustre fundador de uma das mais tradicionais e conceituadas entidades religiosas do nosso Município, está totalmente abandonada pelo poder público e o descaso com os moradores é impressionante. 

Veja nas imagens capturadas hoje, dia 02/3/2012, pelas lentes do clíck indiscreto, a situação de abandono da rua Oswaldo Jesus Vieira, uma injusta e indesejável homenagem ao eminente cidadão esteiense.

Todas as imagens abaixo foram capturadas hoje, dia 02/3/2012, pelas lentes do clíck indiscreto, na rua Oswaldo Jesus Vieira,em Esteio.






































Todas as imagens acima foram capturadas hoje, dia 02/3/2012, pelas lentes do clíck indiscreto, na rua Oswaldo Jesus Vieira,em Esteio.
Considerando o péssimo estado de conservação da rua Oswaldo Jesus Vieira nos últimos anos,  a melhor homenagem que o poder público poderia prestar ao "Mestre de Esteio", seus familiares, membros do Templo e da sua obra social, aos amigos, admiradores e a comunidade esteiense, é pavimentar a rua, manter sempre limpa ou substituir o seu nome por "rua da vergonha", "do Descaso" ou da "Incompetência", por exemplo.

A Sociedade Templo Jesus Nazareno (Templo do Mestre) mantém um programa de rádio em AM 540khz, na Rádio Canoas, todos os sábados 16h30min e domingos 08h15min. Contatos pelos fones: (51) 3473-4299 e (51) 9991.2804. Site: www.templojesusnazareno.com.br 

A Sociedade Templo Jesus Nazareno,  recebe de braços abertos, todas pessoas de boa vontade, diariamente na Rua Pedro Lerbach, 379, em Esteio/RS, nos seguintes dias e horários:
Segunda a Sexta: 19h às 19h30min
Segunda, Quarta e Sexta: 14h30min às 16h
Sábado e Domingo: 19h às 20h30min



Nenhum comentário: