sexta-feira, 23 de março de 2012

O “lixão das Barreiras” é um problema para os moradores e uma vergonha para o município de Esteio

Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 21 de março de 2012, no “lixão” a céu aberto que atrai catadores de lixo, adultos e crianças que poderem estar se contaminando com doenças e animais domésticos, que comem restos de alimentos que são jogados no local.



























É uma vergonha! Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 21/03/2012, no lixão “clandestino” na Vila Barreiras, em Esteio.


Em Esteio, o “lixão das barreiras” é um antigo problema ambiental com agravantes sociais que envergonha a cidade. A população pede providências urgentes.

 
O “lixão das barreiras” constitui-se num problema social, econômico, sanitário e ambiental, em Esteio. O problema deveria ter solução urgente por parte do Poder Público municipal, estadual ou federal, mas ninguém faz nada e ele continua lá, testemunhado o descaso ou a incompetência de muitos.

O “lixão clandestino” das Barreiras, em Esteio é um problema que a atual administração municipal não consegue solucionar desde 2009 É uma quantidade de lixo descartado diariamente na via, e a administração municipal faz “vistas grossas”, mas o lixo necessita urgentemente ser transportado para um aterro sanitário. Na única rua das barreiras onde é jogado o lixo, passam centenas de veículos, faz parte do trecho do transporte coletivo e, ás vezes, fica intransitável devido o acúmulo dos detritos.

O lixão de Barreiras a céu aberto é desnecessário. O custo para a construção de cerca, pavimentação do local é razoavelmente baixo, e deve ser encarado como um investimento necessário. O poder público não deveria permitir o descarte de lixo na via, construindo um aterro sanitário fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas o que permitiria receber o lixo de forma segura em termos de controle de poluição ambiental e proteção à saúde pública, minimizando os impactos ambientais que estão acontecendo há vários anos em Esteio.

A municipalidade deveria recolher o lixo produzido no município e após tratamento em biodigestores transformar esse lixo em energia, além de adubo orgânico. Deveria levar a sério os programas de reciclagem, aproveitando grande parte do material, como metais, vidros e plásticos que ainda estão sendo encaminhados para o aterro sanitário em outra cidade, que cobra para receber o “lixo”.

Certamente que o “lixão das barreiras”, como é conhecido, traz vários tipos de problemas. Além do mau cheiro que é nojento, os bichos que vivem no local, como ratos, baratas, moscas e mosquitos, podem causar doenças.

O conhecidíssimo lixão “clandestino” da Vila Barreiras é uma forma totalmente inadequada de disposição de todos os tipos de resíduos, que se caracteriza pela simples descarga do lixo sobre o solo, sem as menores medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.

Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 21 de março de 2012, no “lixão” a céu aberto que atrai catadores de lixo, adultos e crianças que poderem estar se contaminando com doenças e animais domésticos, que comem restos de alimentos que são jogados no local.



Nenhum comentário: