quarta-feira, 7 de março de 2012

Esteio: Dia Internacional da Mulher - 2012



Nossa saudação e reconhecimento pelo trabalho de todas as mulheres Esteiense

 Adiles Almada - Coordenadoria Municipal da Mulher.


Em nome da Coordenadoria da Mulher,  nossa mensagem pela passagem do dia internacional da Mulher. Data de reflexão política, histórica para o movimento de mulheres por simbolizar a luta de todas as mulheres por igualdade de direitos. Não poderíamos omitir a origem d Dia Internacional da Mulher. A morte de cento e trinta americanas tecelãs em 1857, por equiparação salarial continua sendo atual bandeira do movimento. Por respeito a essa história não podemos permitir que dia internacional da mulher seja apenas uma data de caráter comercial e romântico, como dia dos namorados, mães, cooptado pelo mercado. Não somos um corpo para o consumo mesmo com apelo da indústria da cirurgia estética alimentada pela mídia. Tampouco merecemos ser condenada a juventude eterna para sermos amadas.

Por outro lado, precisamos reconhecer nossas recentes conquistas, como Lei Maria da Penha. Presença decisiva da então Ministra Iriny Lopes.

A vitória no Supremo Tribunal Federal,  praticamente unânime, que validou a lei e pune violência doméstica contra mulher mesmo sem denúncia da vítima.

Lembrar que no dia 24 de fevereiro, o voto feminino no Brasil completou 80 anos, fruto da lutas das sufragistas. Elegemos a primeira Presidenta da República, mas inda somos minoria no parlamento. A eleição de mulheres à presidência é mais um passo importante, mas não encerra nossa história muito pelo contrário. Há muitos espaços onde a representação de mulheres é ainda incipiente, no campo religioso e outras sociedades historicamente representadas por homens à divisão do trabalho doméstico ainda sobrecarrega as mulheres, que na sua maioria são provedoras do sustendo da familiar.

Quando Nossa Presidenta Dilma se refere à feminização da pobreza significa que as mulheres são a maioria entre os pobres ou que sua renda não acompanha a dos homens. Ela engloba dois problemas: a pobreza e a desigualdade de gênero e isto deve ser alvo das políticas públicas que devem ser consolidadas e obedeçam ao pacto firmado por 99 países na virada do milênio, do qual o Brasil é signatário. Foi com esse objetivo que construímos o IIPMPM, a luz da política nacional de mulheres e atualizamos na Conferência Municipal, sob o tema: Erradicação da Pobreza e o Desafio da Igualdade de Gênero. Com a assinatura do Pacto pelo enfrentamento a Violência contra mulher,  mesmo tendo sido o Rio Grande do Sul o  o último estado a assinar, implementamos no município a capacitação regional de agentes públicos em duas edições, tendo por objetivo a construção da rede de atendimento à mulher . Criamos em nosso estado a Secretaria de Política para Mulheres, coordenada pela Secretaria  Marcia Santana.

Adiles Almada 
Programas como bolsa família, Minha casa Minha Vida, e Projetos como Mulheres da Paz devolvem a dignidade a essa mulheres.
Sabemos que a opressão a qual milhares de mulheres estão submetidas, está para além de tudo que foi aqui elencado. Nossa causa não se esgota no âmbito da institucional idade, nem se justifica pelas diferenças culturais. Muitos são os direitos a serem assegurados em relação a nossa vida e corpo.
Pelo exposto em memória a todas as mulheres lutadoras, que constroem a vida. Agradecemos  a todas pelo trabalho e a dedicação e  às esperamos  no evento Mulheres que Constroem Esteio, integrado com a Câmara de Vereadores, dia nove  rua Garibaldi   às 17h.








Nenhum comentário: