domingo, 22 de janeiro de 2012

Moradores do Bairro Novo Esteio reclamam do acúmulo de lixo em "ecoponto"




Para identificar o lixo descartado, ao lado de uma residência, próximo ao passeio público, na Avenida Celina Kröeff a técnica utilizada foi apenas o nosso clique fotográfico.








Sem fiscalização, placas de identificação, cerca de proteção, o “ecoponto” do Novo Esteio virou um “ecolixo”, desabafa morador

A limpeza do ecoponto deveria ser feita regularmente, se possível, duas vezes por semana, mas a grande quantidade de lixo identificada ontem (21) no local, a mim me parece que não está acontecendo. “O ecoponto do bairro Novo Esteio deveria servir apenas para o depósito de entulho, restos vegetais, proteger a natureza, o meio ambiente e melhorar a vida dos esteienses, mas o que era para ser ecologicamente correto e facilitar a vida da população está causando diversos problemas”, reclama o funcionário público Ricardo.

Os moradores da avenida Celina Kröeff, bairro Novo Esteio dizem que as caçambas não têm hora para depositar o lixo, além dos problemas com ratos, baratas, mosquitos, mau cheiro e muita poeira.

Um antigo morador do bairro,  que deseja não ser identificado, disse que não é contra os ecopontos, desde que sejam licenciados e fiscalizados pela FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental. Mesmo com os ecopontos, licenciados ou não, grandes quantidade de lixo continua sendo jogado nas ruas, nas calçadas e nos terrenos baldios em Esteio. "Sou contra os locais e o estado que estão os ecopontos, em zonas residenciais. Aqui no bairro, por exemplo, sem fiscalização, o ecoponto virou um “ecolixo”, desabafa.

Segundo uma moradora do Novo Esteio, vizinha do local onde é depositado o lixo, ninguém respeita o horário para a descarga. "À noite, ás vezes, chego a levar um susto com o barulho das caçambas descarregando o lixo. Geralmente acontece após as 22 horas. Fico impressionada com a poeira, a veriedade e a quantidade de lixo que é jogada no local”, reclamou.

Especialistas dizem que a quantidade de lixo depositada no ecoponto (com autorização da Fepam), deveria ser de 1m³ por pessoa. No bairro Novo Esteio a área está tão cheia de lixo que tira o sossego da maioria da vizinhança.

O ecoponto deveriam ser um local apropriado, autorizado e fiscalizado pela Fepam - Fundação Estadual de Proteção Ambiental, para o descarte regular dos resíduos, mas em Esteio descarte irregular também é grande.

Além de garantir o serviço e limpeza do Município, a Administração Municipal deveria patrocinar campanhas conscientizando a população para cuidar do meio ambiente, não descartando lixo nas ruas, calçadas e terrenos nos baldios. Também é obrigação da Prefeitura de Esteio cumprir a legislação e fazer a sua parte.


 A coleta de Lixo em Esteio

 A coleta de Lixo no centro de Esteio é realizada à noite de segundas a sábados. Domingo das 7h às 15h 48 min.

Coleta de Lixo: Santo Inácio, Três Marias, Parque Primavera, Trevo e Santo Inácio são  realizadas no turno da manhã, as terças, quintas e sábados.

Coleta de Lixo: Tamandaré, Novo Esteio, Lerbach, Pedreira, Três Portos, Soledade e Novo Esteio são realizadas no turno da manhã, as segundas, quartas e sextas-feiras.

Coleta de Lixo: Parque Amador, 24 de Agosto, Vila Olímpica e Esplanada são realizadas no turno da manhã, as terças, quintas e sábados.

 Coleta de Lixo: Vila Rica, Morada, Ezequiel e São José, são realizadas no turno da tarde, as segundas, quartas e quintas-feiras.

Será que é um ecoponto com licença da Fepam - Fundação Estadual de Proteção Ambiental? Fotos capturadas pelo clíck indiscreto, dia 21/01/2012, no bairro Novo Esteio.

Cano que falta na rede de esgoto pluvial é encontrado no meio do lixo no bairro Novo Esteio. Imagens capturadas pelo clíck indiscreto, dia 21/01/2012, em Esteio.






O clíck indiscreto do dia-a-dia mostra a quantidade de lixo que  é jogada em “ecoponto”, no Bairro Novo Esteio, ao lado do Parque de Exposições Assis Brasil (Expointer), em Esteio.
 
As lentes do Clíck indiscreto têm vasculhado com freqüência o lixo jogado em um local onde representante da Prefeitura afirma ser um ecoponto, ao lado e defronte várias residências, na avenida principal do bairro Novo Esteio.


Os moradores deveriam denunciar se flagrarem descarte irregular de Lixo. 
  
Anote os telefones, se possível, colabore com a limpeza da cidade, que atualmente está um lixo.


Secretaria Municipal de Obras e Viação - Diretoria de Limpeza Urbana: Rua Taquara, 225 - Vila Olímpica. Telefone: (51) 3473.0206 - Fax: (51) 3458.3792. E-mail: smovt@esteio.rs.gov.br

Secretaria Municipal de Meio Ambiente: Av. Luiz Pasteur, 7275 - Parque Votorantin. E-mail: meio.ambiente@esteio.rs.gov.br Fone: (51) 3473.0715.

Ouvidoria da Prefeitura de Esteio: Telefone: 0800-541-0400. A ligação para o DisquEsteio é gratuita e o serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h. E-mail: ouvidoria@esteio.rs.gov.br

Vigilância Sanitária: Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 102 – Centro. Telefones: (51) 3473.0480, 3459.1567e 3473.8964. E-mail: saude@esteio.rs.gov.br

Guarda Municipal: Avenida Porto Alegre, 505 - Jardim Planalto. Telefones: 153 ou (51) 3459.9144. Parque Municipal Galvani Dorneles Guedes. E-mail: smaspt@esteio.rs.gov.br

Gabinete do Prefeito: Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 150 - Centro. Telefone: (51) 3433.8128. E-mail: gabinete@esteio.rs.gov.br

Brigada Militar de Esteio: 34º BPM - Rua São Jerônimo, 247 – Centro. Telefone: (51) 3473.1414 - Email: 34bpm@brigadamilitar.rs.gov.br - Plantão 24 horas.

Polícia Civil de Esteio: Av. Pres. Vargas, 2365, centro, Esteio – Telefone: (51) 3473-7355 – Plantão 24 horas.

Promotoria de Justiça de Esteio e Promotoria de Justiça Especializada de Esteio: Rua Dom Pedro II, – Telefone principal: (51) 34734510. E-mail: mpesteio@mp.rs.gov.br

FEPAM - Fundação Estadual de Proteção Ambiental: Rua Carlos Chagas, 55 - 5º andar - Centro Porto Alegre. Telefone: (51) 3288.9400.
Se puderem, fotografem, filmem ou anotem a placa do veículo; se souberem quem são os autores, que passem as características para facilitar a punição dos responsáveis.

Em caso de incêndio em foco de lixo ligue para os Bombeiros de Esteio, fone: 193 ou (51) 3473-8024, Rua José Martins, 200 – bairro Parque Tamandaré.

Nenhum comentário: