sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Câmeras de Esteio flagram veículos jogando lixo em terreno baldio


Imagens das câmeras de videomonitoramento - smaspt - PM Esteio.

Imagens das câmeras de videomonitoramento - smaspt - PM Esteio.

As equipes que acompanham as imagens das câmeras de videomonitoramento de Esteio flagraram, nos últimos dias, veículos jogando entulhos em terreno baldio na Rua Bento Gonçalves, no município. 

Com as imagens, a Secretaria Municipal de Ações de Segurança Pública e Trânsito (SMASPT) notificou os proprietários dos veículos, pois o ato se caracteriza como infração de trânsito, considerada pelo Código Brasileiro de Trânsito como média (R$ 85,12).

Por se tratar de área particular, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) encaminhou notificação ao proprietário do terreno solicitando o cercamento e atenção ao  local.

Cada vez que uma situação dessas é identificada, as equipes da Prefeitura primeiro buscam orientar a pessoa que está jogando o lixo em local inadequado a levar os dejetos a um dos Ecopontos disponíveis no município (Vila Olímpica e Novo Esteio). Em caso de recusa, a pessoa pode pagar para a Prefeitura retirar o material. Em último caso, a pessoa é autuada e paga multa.
 
Com uma câmera por quilômetro quadrado, Esteio tem o sistema de videomonitoramento mais abrangente do Estado. São 32 câmeras ajudando na vigilância do município e em apoio às forças de segurança da cidade, como a Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil.
 

Imagens das câmeras de videomonitoramento - smaspt - PM Esteio.
Prefeitura oferece serviço de coleta de entulhos

O morador da cidade que tiver materiais para descarte não deve colocá-los em áreas públicas como ruas e terrenos baldios. A Administração Municipal disponibiliza um serviço de recolhimento, a baixo custo, pagando um valor. Basta procurar a Prefeitura, fazer a solicitação para a coleta e pagar a taxa de R$ 18,50. Depois, é feito o agendamento para retirada do lixo. Posteriormente, esses materiais retirados são encaminhados ao aterro de inertes, localizado em Gravataí.
 

Fonte: Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. 
 
 

Nenhum comentário: