segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Foco de lixo na Rua Monteiro Lobato, bairro Novo Esteio, preocupa a comunidade.

 Todas imagens abaixo foram capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 21/01/2012, no foco de lixo na Rua Monteiro Lobato, bairro Novo Esteio, em Esteio.






Na foto a situação do valo de esgoto pluvial totalmente entupido com a grande quantidade de lixo jogada no local. Foto 21/01/2012, rua Monteiro Lobato, bairro Novo Esteio.

Na foto a situação do valo de esgoto pluvial totalmente entupido com a grande quantidade de lixo jogada no local. Foto 21/01/2012, rua Monteiro Lobato, bairro Novo Esteio.

 O Poder Público a comunidade esteiense com pequenas ações poderiam revelar grande cuidado com a cidade.

Pequenas iniciativas pontuais poderiam ser realizadas pelo Poder Público e a população de Esteio poderia eliminar um grande número de focos de lixo na cidade. Moradores também poderiam ser mobilizados para auxiliar o trabalho que já é realizado pela Diretoria de Limpeza Urbana. Em parceria com associações, ONGs e clubes de serviços as Secretarias de Obras Municipais e Viação, do Meio Ambiente  e  de Vigilância Sanitária poderiam transformar áreas antes degradadas em praças, canteiros centrais de avenidas,  passeios públicos, terrenos baldios, buscando ampliar ainda mais a consciência cidadã dos esteienses, sem a Prefeitura de Esteio abrir mão de sua própria responsabilidade.

Os três maiores focos de lixo no Bairro Novo Esteio são acúmulos de resíduos descartados irregularmente na rua, área considerada “ecoponto” e terreno baldio e fora de dias e turnos das coletas regulares e em locais inadequados. A grande quantidade de material acaba gerando problemas de higiene às comunidades e atraindo ratos, baratas, mosquitos e outros vetores, causando grandes transtornos para a comunidade.







Imagens capturadas pelas lentes do clíck indiscreto, dia 21/01/2012, no foco de lixo da Rua Monteiro Lobato, bairro Novo Esteio, em Esteio.
A Prefeitura de Esteio retira diariamente toneladas diárias de lixo descartadas clandestinamente em locais proibidos. Esse trabalho custa grandes quantias aos cofres públicos. Em várias frentes, a Prefeitura deveria trabalhar integrada com a comunidade para resolver o  problema do lixo em Esteio.

O lixo e entulho deveriam ser removidos com mais periodicidade, um trabalho de esclarecimento deveria ser feito à população sobre as datas de recolhimento, com publicações de folhetos, carros de som, palestras públicas, inclusive nas escolas, associações e clubes de serviços, com objetivo de atuar na conscientização de públicos distintos, tanto na zona central, bairros e vilas.

Através das secretarias municipais, a Prefeitura deveria incentivar as comunidades em ações de transformação dos indesejáveis focos de lixo do bairro Novo Esteio em áreas de lazer, jardins ou hortas comunitárias. Em algumas escolas da cidade, há uma série de pequenas, mas boas iniciativas em andamento.

Nenhum comentário: