sábado, 4 de agosto de 2012

Professor da Ulbra Christian Linck da Luz obtem título de doutor


Dr. Professor Christian Linck da Luz



O Prefessor de Ciências Biológicas da ULBRA Torres obtém título de doutor. O esteiense Christian Linck da Luz defendeu sua tese pela UFRGS na área da Geografia Ambiental.



O Professor Christian Linck da Luz, do Curso de Ciências Biológicas e Pós-Graduação em Planejamento, Gestão e Sustentabilidade Ambiental, recentemente defendeu sua Tese de Doutorado pela UFRGS, intitulada “Percepção ambiental de uma comunidade escolar sobre os Juncais da Lagoa Itapeva, Torres, RS, Brasil”. Foi desenvolvida na área da Geografia Ambiental e orientada pela Drª Dirce Maria Antunes Suertegaray.


O tema da Tese, a Percepção Ambiental, foi abordado como metodologia para uma análise dos saberes dos alunos, para uma aplicação na Educação Ambiental na preservação dos juncais na Lagoa Itapeva.

Foram abordados temas, como a discussão filosófica entre a sociedade e a natureza e como podemos nos esforçar para aproximar as pessoas do ambiente natural; a problemática do desmatamento das Áreas de Preservação Permanentes – APP’s, sobretudo nas áreas úmidas, onde existe uma grande biodiversidade.

Atualmente, o estudo da Percepção Ambiental, tornou-se multidisciplinar, havendo pesquisas com profissionais da arquitetura, engenharias, psicologia, biologia e geografia, onde alguns Estados já estão aplicando nos Licenciamentos, para Estudos de Impacto Ambiental, bem como o desenvolvimento de programas de Educação Ambiental em Escolas, Secretarias do Meio Ambiente e Prefeituras.




Nenhum comentário: