sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O FOGO ESTRANHO NO ALTAR

José Mazzarollo

Os desejos do coração devem corresponder aos gestos e palavras que pronunciamos.


Dois sacerdotes foram fulminados e caíram mortos porque levaram fogo estranho perante o altar. Conforme relato no livro de Números 10.1/2 Nadabe e Abiu, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram nele fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do Senhor, o que lhes não ordenara. Então saiu fogo de diante do Senhor, e os consumiu; e morreram perante o Senhor”. Os  exemplos do passado, ficaram escritos para o nosso ensino, e as conseqüências são as mesmas, a única diferença está na punição material do passado, transformada em morte espiritual no presente. Mas o que é levar fogo estranho?  No caso especifico dos sacerdotes, é levar para o altar do templo uma doutrina estranha, e não precisa ser tão estranha assim para ser reprovada. Um pequeno acréscimo ou desconto proposital, é o bastante para que um sacerdote fique riscado do livro da Vida.   O fogo estranho no altar é um pecado com agravantes de morte, porque o altar é um lugar sagrado. É lá que os fiéis confiam estar recebendo a doutrina de Deus pura. As adulterações envenenam a religião, por isso a penalidade foi e será severa para os ministros que ousarem alterar qualquer lei, por menor que seja. A doutrina de Deus nos foi entregue pronta e completa, acrescer mesmo um “i, ou j”, envenena todo o conteúdo. 

Ao pregar a palavra de Deus, devemos em primeiro lugar fazer um voto de fidelidade a doutrina que ministramos, ela não é nossa. A expressão; “minha religião”,    não é coerente, porque a religião nos é dada por Deus. Hoje, a divisão de igrejas e de doutrinas é muito grande, mesmo com a Bíblia igual para todos. Os templos se multiplicam. Certamente há muito fogo estranho perante o altar. Sem nos preocupar em atirar pedras, devemos cuidar com zelo da qual nos propusemos seguir. Mesmo fazendo pouco, é importante fazer certo. Neste auto exame religioso, guardando com cuidado  a doutrina de Deus, temos condições de estender a fidelidade as demais atividades, porque o fogo estranho pode acontecer em qualquer situação da vida, com menos agravantes é claro, quando nas questões humanas. Sempre que  alguém se aproxima com espírito de mau humor, irado, invejoso, não há dúvidas que está com fogo estranho para aquele grupo. Nas relações humanas o fogo estranho tem seu ápice na inveja. Uma pessoa invejosa que se aproxima é capaz  de causar silenciosamente grandes tumultos no meio que freqüenta. 

No fundo, este recado de Deus, é uma recomendação para a integridade e sinceridade. Os desejos do coração devem corresponder aos gestos e palavras que pronunciamos. Comparecer perante o altar, demonstrando externamente santidade, e no coração esconder malícia, é decretar a morte espiritual. O mesmo gesto pode acontecer em relação aos irmãos;  na frente palavras lisonjeiras e agradáveis; nas costas, desprezo e alfinetadas. O estado de hipocrisia é condenatório em qualquer situação. Quando estamos no mau caminho e no coração almejamos o bem, Deus com poderosa mão nos resgata para o seu caminho.  Andar na verdade e na sinceridade nos garante contemplar a alva. E que Deus nos abençoe com o orvalho do céu.


Contato: mazzarollo@coimpressa.com.br
José Mazzarollo está todos os dias na rádio Metrópole AM 1570, às 8h e 18h; e aos sábados das 17h30min às 18h30min; Todas as Segundas das 19h às 20h, no Programa Comando da Cidade na TV Urbana e no Programa Momento Espiritual, todas as Segundas das 20h30min às 21h na TV Urbana (UHF 55 e NET 11); Também  o livro, “Receitas Espirituais”, disponível em todas as livrarias.
 

Nenhum comentário: