sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Coração de Maria chegou a Esteio através do Coração de Jesus


Nesta postagem voltamos há contar um pouco mais sobre as origens de uma das escolas mais tradicionais de Esteio. A Escola Coração de Maria que há 63 anos vem prestando relevantes serviços à comunidade e com o seu trabalho, ela encarna o amor em ação, razão de ser do verdadeiro cristianismo.

Todos estão cansados de saber que não é de hoje este amor entre as comunidades esteienses e as benfeitoras Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus que dão exemplo do que podem fazer quando a sua fé é robusta, porque sob todos os aspectos a sua obra é extraordinária. Elas formam uma conceituada entidade religiosa católica de incansável trabalho dedicado a formação de nossa gente.

  As Filhas do Sagrado Coração de Jesus (e não é por acaso este nome), formam uma entidade mundial que foi fundada por Teresa Verzeri e Giuseppe Benaglio, em Bérgamo (1767 - 1836), na Itália, em 1831 e representa um dos símbolos das melhores tradições do amor cristão.

  Monsenhor Giuseppe Benaglio morreu em 18 de janeiro de 1836. A urna contendo os seus restos mortais está na Capela da Casa Mãe das Filhas do Sagrado Coração, ao lado do altar, guardada como “relíquias de um patriarca, um apóstolo e um profeta”, na Cidade Alta, em Gromo na Itália. “O Senhor chamou-o enquanto a congregação ainda não está totalmente estabelecida, ela ficou órfão de seu Pai! Mas se o fundador, não conseguiu concluir sua obra na terra, temos que acreditar que a ajuda mais eficaz vem do céu.”, disse Tereza.

A fundadora da ordem Teresa Verzeri
 
Teresa Verzeri foi uma mulher de fibra, corajosa, lutou e fez história como pedagoga, educadora virtuosa que, com um coração cheio de virtudes e de amor virou santa, idealizou um Plano divino que hoje as  escolas e a rede Verezi, dão continuidade ao seu sonho: ”Somente corações grandes são capazes de realizar grandes obras por Amor!”


Teresa Verzeri, que nascontradições da vida, repetia
 com grande confiança em Deus: “Quem tudo espera tudo obtém.”
  A fundadora da ordem chama-se Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri, ou como apenas Teresa Eustochio Verzeri, uma religiosa italiana, que desde criança, aprendeu de sua mãe, cristã muito devota, a conhecer e a amar a Deus acima de tudo e a qualquer preço. Tinha no seu olhar um sorriso que vinha de longe e que continha a essência daquele que sendo rico tornou-se pobre, a fim de enriquecer-nos com a sua pobreza. Ela nasceu na cidade de Bérgamo, norte da Itália, no dia 31 de julho de 1081, filha primogênita de Antonio Verzeri e de Elena Pedrocca-Grumelli. Foi batizada no dia seguinte na igreja Santo Alexandre in Colonna e recebeu os nomes de Anna Maria Inácia Teresa Catarina Josefa. O casal Antonio e Elena teve outros seis filhos: Catarina, Jerônimo que faleceu antes de completar o primeiro ano de vida, Jerônimo que se tornou bispo de Bréscia, Maria, Antonia e Judite. Mais ou menos até o ano de 1810, a família Verzeri residiu à Rua Santo Alexandre nº126, Bairro São Lourenço, transferindo-se depois à rua S. Giacomo, na Cidade Alta.

  Após consolidar sua obra em várias cidades italianas, Teresa faleceu no dia 03 de março de 1852, num gesto total de oblação a Deus. Foi beatificada pelo Papa Pio XII em 1946, e canonizada pelo Papa João Paulo II, em 2001. As suas relíquias são veneradas na capela da escola das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, em Bérgamo; recebendo as homenagens no dia de sua morte

  Como educadora, pautou sua ação e seus escritos na pedagogia do elogio, concretizada no binômio: bondade-firmeza e no respeito à liberdade. Animadas por esse espírito, as Filhas do Sagrado Coração de Jesus continuam, hoje, a missão de Santa Teresa Eustochio Verzeri que tinha como filosofia conceber a educação como um processo semelhante ao de Deus para com o seu povo: longo e paciente marcado pelo amor.

  Assim, para as irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus assumir a educação evangélico-libertadora, e assumir um projeto político-pedagógico permanente, evangelizador e transformador do contexto social. Reconhecemos que estas Irmãs benfeitoras são, sem dúvida, um sinal ainda vivo da presença de Cristo neste mundo conturbado em que vivemos. As irmãs que estão entre nós e todas aquelas por que aqui já passaram sempre deixaram que a obra de Deus transparecesse no seu no seu trabalho dedicado a Congregação e a nossa comunidade.

  Esta ordem sempre se preocupou com o ensino em geral, ensinando o catecismo às crianças e a moral religiosa em todos os graus aos jovens e adultos. O maior objetivo das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus é simplesmente levar o amor de Deus aos lares e desta forma conduzi-los a Deus. Pouco importa quem eles são, pois elas sempre recebem todos com muito carinho e compreensão não importando a crença religiosa.

  Atualmente a ordem se estende pela Itália e Albânia; Ásia: Índia; África: República Centro-Africana e Camarões; América do Sul: Brasil, Argentina e Bolívia. A Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Porto Alegre, abrange três países (Brasil, Argentina e Bolívia). onde possui vários estabelecimentos.

  As atividades da ordem no Brasil iniciaram-se em 1930 na cidade de Buricá, hoje Três de Maio, Rio Grande do Sul, tendo-se irradiado para todo o país, atuando nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Brasília.

 Especificamente no Rio Grande do Sul a ordem mantém quatro hospitais: Hospital Banco de Olhos – Porto Alegre, Hospital São Vicente de Paulo – Três de Maio, Hospital São José – Giruá, Hospital Santo Antônio em Tenente Portela.

  Paralela a área de saúde a área educacional é contemplada através de nove escolas distribuídas em nosso Estado.
A razão social da ordem denomina-se Sociedade de Literatura e Beneficência.

Em Esteio a irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus mantém a Casa de Formação Sagrado Coração de Jesus, Centro de Formação Verzeri, Escola de 1º e 2º graus Coração de Maria e a Escola de 1º grau incompleto coração de Jesus.

As atividades na cidade de Esteio, iniciaram no dia 19 de março de 1949, com a chegada das irmãs pertencentes à comunidade Verzeriana, com  grande exemplo de dedicação e valor.

A jovem Tereza Verzeri

  
Na cidade de Bérgamo na Itália em 1981 a jovem Tereza Verzeri, (canonizada em 2001) foi iluminada e lanço-se com todo o ardor de sua juventude, com muita força, vigor, coragem e fé na fundação de uma nova família religiosa na Igreja Católica e que hoje conhecemos por Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Naquele momento é dada uma resposta que se fez história. E dessa história até hoje, a nossa comunidade de certa forma também participa.

O Sagrado Coração de Jesus

  O nome desta Benemérita Congregação não foi escolhido ao acaso. A sua fundadora que era uma pessoa disposta a renunciar a sua vida, mas nunca a sua inabalável fé, preocupou-se para que as irmãs, ouvindo-o e dizendo-o lembrassem o amor que deveriam ter para com Deus e aos irmãos, a exemplo de Cristo: “Como ele, deveis ser bondosas, pacientes, compreensivas... e, em tudo buscar sempre a vontade de Deus.”

 Depois da Itália... a América

  Depois da Itália a Congregação tinha como ideal estabelecer-se na Inglaterra, França, Alemanha, África e logo após na América.
  No dia 7 de maio de 1930, o Padre Vicente Testani, da cidade de Três de Maio/RS, foi à Itália buscar as Irmãs Missionárias, Filhas do Sagrado Coração de Jesus para abrir uma escola em Buricá, hoje Três de Maio. A maior finalidade delas em aceitarem este convite, era tornar conhecido em “novas terras” o amor do Coração Misericordioso de Jesus.

  As sete irmãs missionárias eram as Madres Maria Antônia Perini e Josefina Zeni, as irmãs Rosa Valsecchi, Nicolina Corvata, Vitória Rota e Juliana Varesco, chegaram definitivamente no dia 5 de maio do mesmo ano no Porto de Santos em São Paulo. Somente no dia de dezembro  elas chegaram no Rio Grande do Sul, fortalecidas pela esperança de encontrar o “Mundo Novo” que tanto acalentavam.

  As missionárias chegaram a Santa Maria no dia 26 de dezembro e em Buricá, no dia 28 de maio, domingo de sol e muita luz, mas a primeira escola foi inaugurada oficialmente no dia primeiro de março de 1931, no início, no início do ano letivo do antigo Colégio Pio Xll, hoje Dom Hermeto das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

  No ano seguinte a Congregação já contava com três casas no país e recebeu a autorização oficial para a formação da Sociedade Riograndense de Literatura no Brasil e a Madre Josefina Zeni torna-se então a primeira presidenta.

  Logo a seguir a Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus iniciaram uma série de fundações nas cidades de Santo Ângelo em 03/02/1932, São Borja em 19/02/1932, Tapera em 01/10/1934, Santa Rosa em 07/12/1934, Ijuí em 20/10/1934, Hospital Santo Ângelo em 25/03/ 1935, Creche Nossa Senhora dos Navegantes em 16/10/1936, Hospital São Vicente de Paulo (Três de Maio) em 14/09/1937, Escola Sarandi em 1938, Lar das Meninas (São Borja) em 20/04/1939 e Hospital de Caridade em Ijuí.

  Neste período iniciou a 2ª Guerra Mundial, para as irmãs foram tempos difíceis. Enquanto uns destruíam e desrespeitavam a vida humana, elas com sua dedicação, salvavam e promoviam a esperança e a fé.

É esta fé que as mantém sempre iluminadas pelo exemplo de Santa Tereza Verzeri (canonizada pela Igreja Católica em 2001) inspiradora desta obra educativa que ainda estão realizando. Elas prosseguem sempre confiantes, tendo presente às palavras de sua iluminada fundadora: “Temos necessidade de tudo que o Senhor nos dá como meios para levar a bom termo os seus desígnios. Sirvamo-nos de tudo, mas apoiemo-nos em Deus.”

Após a guerra a ampliação das casas dirigidas pelas missionárias continuou e finalmente elas chegaram a Esteio.
 

O Coração de Maria chega a Esteio através do Coração de Jesus

As benfeitoras e sempre lembradas Madre Teresa Ferrari, que recebeu no dia 19 de março de 1949, a nova sede, Madre Joana Nadali, Irmã Clementina Zanovello e a Irmã Angela Brugali, auxiliadas por duas professoras leigas, constituíam e representavam a Congregação em Esteio. A nova e modesta sede era constituída de duas pequenas casas de madeira, muito simples, mas acolhedora. Numa moravam as irmãs e na outra funcionava a escola que contava, naquela época com 125 alunos. No ano seguinte já eram 250 alunos que permaneciam na escola o dia inteiro, dedicando-se no período da tarde a confecções de trabalhos manuais.

A modesta sede era constituída de duas pequenas casas de madeira, muito simples, mas acolhedora. Numa moravam as irmãs e na outra funcionava a escola que contava, naquela época com 125 alunos.


A modesta sede era constituída de duas pequenas casas de madeira, muito simples, mas acolhedora. Numa moravam as irmãs e na outra funcionava a escola que contava, naquela época com 125 alunos.


  Desde o início da sua fundação foi confiado às irmãs a Catequese, reunindo sempre todos os alunos. Logo no primeiro ano 35 crianças receberam a primeira eucaristia.

  Desde aquela época, a atuação das irmãs junto as Filhas de Maria e ao Apostolado da Oração sempre ofereceu a esses movimentos religiosos nova vitalidade.

  Inicialmente a Escola Coração de Maria, que sempre esteve atenta às necessidades da comunidade esteiense e cidades vizinhas, oferecia vários cursos. Além do elementar, Jardim da Infância, Cursos Intensivos de Comércio, Datilografia e Corte e Costura.

  Hoje conta com laboratórios próprios e bem aparelhados, investe em novas tecnologias de ponta em seus laboratórios de informática, abre cursos técnicos, levando o educando a assumir projetos que visam transformação da sociedade, criando espaços de cultivo e vivência de valores humano-cristãos auxiliando as famílias e a juventude operária a encontrarem um meio de prepararem-se para exercer alguma profissão.

  Agora os tempos são outros. A história fez o seu caminho e a Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus segue nele com o forte sentimento de abnegação que ressoava no coração ardente e generoso das primeiras missionárias que atuaram em nossa comunidade.
  Hoje, as Missionárias tem a sublime missão de dar continuidade ao trabalho e corresponder aos ideais da fundadora desta conceituada Congregação. Estas abnegadas Educadoras continuam levando uma vida simples, austera e sacrificada como suas antecessoras. Não procuram gratidão nem recompensa materiais para si pelo que fazem. Apesar disso, as seguidoras de santa Tereza Verzeri são muito felizes.

  O Colégio Coração de Maria vivenciou fatos marcantes do século XX, novas tecnologias, internet. Acompanhou, viveu, participou e evoluiu. Hoje, depois de 63 anos, tem tradição de realizações na cidade de Esteio onde sempre esteve vinculado à comunidade, promovendo educação integral, que privilegia o conhecimento construído a partir da realidade do aluno, que é o cidadão de hoje e do amanhã. Por isso, a escola sempre deu valor às relações de convivências, desenvolvimento de talentos, na busca do conhecimento e da aprendizagem, no trabalho solidário entre o educador e educando, com propostas pedagógicas que provém do lema de Santa Teresa Verzeri: Bondade, Firmeza e muito amor!

  Como diferenciais a Escola Coração de Maria oferece metodologia de projetos pedagógicos a partir de demandas sociais, onde os educandos aprendem valores e vivenciam por meio de atividades significativas. Têm aulas de inglês desde a Educação Infantil e espanhol desde a quarta série do Ensino Fundamental, projetos de Iniciação Científica, robótica educacional LEGO, Educação Física por modalidades esportivas no Ensino Médio e aulas de treinamento no turno inverso. O Colégio também oferece oficinas de música, capoeira, ballett, teatro, robótica, jazz.

  O projeto Voluntariado do Coração realiza projetos sociais em Esteio, atendendo a creches, asilos e entidades carentes. Valoriza-se a espiritualidade entre alunos, professores e funcionários. Orações nas salas pela manhã e no pátio, à tarde.

  A Escola possui cursos Técnicos em Informática, Administração, Publicidade, Ambiente e o Normal Aproveitamento de Estudos, para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

  A filosofia da Escola Coração de Maria de Esteio fundamenta-se no Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Assume ainda hoje como missão promover uma educação integral de excelência, buscando desenvolver nos educandos potenciais intelectuais e valores humano-cristãos, para atuarem em uma sociedade em constante transformação. 

  A Congregação Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus (FSCJ), da qual o Colégio Coração de Maria faz parte, foi fundada por Santa Teresa Verzeri e Giuseppe Benaglio.

  Dia 11 de Junho de 2012, as Missionárias irmãs da Escola Coração de Maria celebraram os 11 Anos de canonização de Santa Teresa Verzeri, a Fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, da Rede Verzeri.

  A urgência de demonstrar amor impulsiona a FSCJ a atuar amplamente na sociedade administrando várias instituições: escolas, hospitais, casas para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, inserção em meios populares, pastorais: da juventude, da criança e adolescente, da saúde, da mulher, junto aos índios e missão “ad gentes”, direção e exercícios espirituais e atividades junto a organismos da igreja. Através deste leque, a congregação está presente em quatro continentes: Europa, Ásia, África e América do Sul.

  Entre os grandes ensinamentos que Teresa legou à Congregação está o que ela chama de “magistério da graça”. Cada pessoa deve ser fiel à graça e segui–la com generosa fidelidade.

Teresa Verzeri dedicou-se a uma vida intensa de doação, caridade e auxílio aos mais necessitados da época. Deu atenção especial às crianças, aos adolescentes, aos jovens, a educação e a formação de personalidades cristãs. Junto a outras jovens ela dedicou sua vida a Deus, na prática de obras de caridade e na contemplação do Coração de Jesus.


Nenhum comentário: