segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aberta em Esteio a 35ª Expointer

Teve início na manhã deste sábado (25) a 35ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
  
   Mais uma vez o Município recebe a festa que traz para a cidade um pouco do que há de melhor na agropecuária gaúcha. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o governador do Estado, Tarso Genro, foram algumas das autoridades que participaram da cerimônia.
 
  Além de comentar sobre a expectativa de uma feira de superior organização e qualidade em relação à boa edição de 2011, o governador ainda destacou o anúncio, neste domingo (26), do projeto de revitalização do parque, que trará benefícios para Esteio. “Vamos compor uma parceria público privada para utilizar os espaços do parque e o seu entorno, para que tenhamos aqui atividades o ano inteiro, o que vai redesenhar urbanisticamente esta região”, afirmou Tarso.
A rainha Jéssica da Silva Brentano e as princesas Luana Loewe Costella e Luiza Aires Dias Bonoto.
  A corte da Expointer 2012, formada pela rainha Jéssica da Silva Brentano e as princesas Luana Loewe Costella e Luiza Aires Dias Bonoto, também participou da abertura do evento e acompanhou a comitiva de autoridades na visita pelos pavilhões internacional, de artesanato e da agricultura familiar. Muitos visitantes da feira aproveitaram para tirar fotos com as três.


Jéssica da Silva Brentano Rainha da 35ª Expointer 2012

 
 
  A Expointer vai até o próximo domingo, dia 2 de setembro.  A Casa de Esteio, localizada atrás do restaurante Casa do Gaúcho, é o ponto central da Prefeitura Municipal na feira.
 

Prefeitura de Esteio estará presente na Expointer com diversas ações das secretarias

  Além da presença da corte e da Casa de Esteio, a Prefeitura Municipal terá participação em outras atividades durante a Expointer.

Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV)
 
  Ficará com a responsabilidade da coleta de lixo do Parque de Exposições Assis Brasil. Antes do começo do evento, foi realizada a limpeza e melhorias nas ruas do entorno do parque.

Secretaria Municipal da Fazenda e Administração (SMFA)
 
  Três integrantes da SMFA estarão no Parque durante a semana para fiscalizar leilões, bilheteria e o parque de diversões, notificando para o recolhimento correto do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Secretaria Municipal da Saúde (SMS)


  A Vigilância Sanitária da SMS, além da fiscalização, está participando neste ano de um evento teste realizado na Expointer em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Representantes das secretarias estaduais da Saúde das 12 unidades da federação que receberão jogos do Mundial, de cinco municípios gaúchos cadastrados como cidade de apoio às seleções, mais integrantes do Ministério da Saúde, Anvisa e FIFA vão atuar no Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs).
 
  Nesta sala, será feito o monitoramento de todas as ações na área, com levantamento dos serviços de saúde (atendimentos dentro do Parque, do Samu e de hospitais da região), análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias e proposição de ações corretivas.

  Além disso, o Serviço Móvel de Atendimento a Urgências (Samu) de Esteio e as ambulâncias da SMS estão prestando atendimento em caso de necessidade.

Secretaria Municipal de Ações de Segurança e Trânsito (SMASPT)

  A Guarda Municipal estará na Expointer dando apoio aos fiscais da Prefeitura que trabalharão durante os dias do evento. Os fiscais de trânsito vão atuar na área externa do parque na orientação aos condutores.

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS)
 
  Desde 2006, a SMCAS, junto ao Ministério do Trabalho e o Conselho Tutelar, leva para o parque as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O trabalho buscar fiscalizar e prevenir que menores trabalhem durante a exposição. Além disso, há o controle para evitar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores.
 
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)


  A Associação de Recicladores e Catadores de Esteio (Arca), que têm o apoio da Prefeitura Municipal, está realizando a coleta seletiva na Expointer. Os lixos recolhidos durante a feira são levados para o galpão da reciclagem, no próprio Parque Assis Brasil. Depois de separados, os produtos secos são prensados e vendidos. O restante do lixo da Expointer é coletado e levado para o aterro sanitário. Ao todo, são 25 pessoas se revezando 24 horas e dois caminhões para transportar os resíduos.
 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SMDES)


  Dois fiscais da SMDES estarão circulando pelo parque para controlar alvarás e o respeito a práticas e normas da feira. Além disso, a secretaria também cuida do comércio na parte externa da Expointer. Este ano, foi assinado um termo de convênio, sem ônus financeiro, com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), de Porto Alegre, que ficará responsável pela organização e por fornecer a estrutura (elétrica, hidráulica, segurança e limpeza) às 90 bancas instaladas na calçada que dá acesso ao parque.

  O projeto Venha Crescer com Esteio, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Acise e o Sebrae, vai permitir a empreendedores esteienses comercializar seus produtos durante a Expointer. Cerca de 30 artesãos locais estão na esfera vermelha. Próximo ao pavilhão da agricultura familiar estão cinco integrantes do núcleo de alimentação do Venha Crescer.

Fonte: Prefeitura de Esteio - Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. Fotos: Kleyton Fantin P.M. Eto.





Nenhum comentário: