sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Tatiane Frai colou grau em Administração na Ulbra

No dia 25 de agosto de 2012, formou-se na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, no curso de Administração, Tatiane de Negreiros Frai, filha de João Carlos Frai e Maria Bernadete de Negreiros Frai.  Após a sua colação de grau, Tatiane recepcionou seus convidados no Salão de festas Pertutti,em  Esteio.  Na oportunidade, a formanda foi homenageada pela família e amigos, com vídeo que narrou sua trajetória de vida, desde a infância. 


Aos 28 anos, Tatiana (foto ao lado) já está matriculada no pós graduação na mesma Universidade, pretende estar sempre se atualizando no mercado de trabalho, fazendo cursos de especializações e aprimoramento profissional.

Atlético do Vale conquista a 8ª Copa dos Campeões de Futsal realizada em Esteio




 A torcida não se conteve e soltou o grito de “é campeão!”. Festa dentro e fora da quadra com a conquista do Atlético, campeão invicto e com 100% de aproveitamento da 8ª Copa dos Campeões.

  O time do Atlético do Vale conquistou a 8ª Copa dos Campeões de Futsal, dia 24, ao aplicar uma goleada de 9 a 2 na equipe do Sotlog, de Sapucaia do Sul. Com a vitória, a equipe de Parobé, que venceu todos os jogos que disputou na competição, levou para casa uma Topic de 15 lugares. O vice-campeão ficou com uma moto zero quilômetro. A competição, que pela segunda vez foi realizada no Ginásio Edgar Piccioni, em Esteio, começou no dia 18 de maio com 32 times participantes de 20 cidades gaúchas diferentes. O torneio foi organizado pelo empresário Claiton Almeida e contou com apoio da Prefeitura de Esteio. Ao todo, foram 99 jogos, com 602 gols marcados, uma média de 6,08 gols por partida.

O público que lotou o ginásio Edgar Piccioni acompanhou uma grande partida de Futsal. Depois de um espetáculo de som e luz e da apresentação da banda do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), que executou o Hino Riograndense, Sotlog e Atlético entraram em quadra, sob aplauso das arquibancadas.



O placar começou a trabalhar cedo. Aos 49 segundos de jogo, Tatu abriu o placar para o time parobeense. Com um minuto e 21 segundos de partida, Chico Branco ampliou. Linguiça fez o terceiro, aos quatro minutos e oito segundos. A equipe sapucaiense esboçou uma reação e descontou com Rafael, aos 11 minutos e sete segundos. Quando parecia que o Sotlog diminuiria a diferença, Tafarel foi tirar a bola e encobriu o próprio goleiro, aos 15 minutos e 52 segundos. Gol contra e 4 a 1 para o Atlético do Vale no marcador. No primeiro tempo, o time de Parobé ainda marcou duas vezes, com Tatu (17 minutos e dois segundos) e Chico Branco (aos 18 minutos e 24 segundos).

Na volta do intervalo, o Atlético administrou o jogo, segurando mais a bola. Embora o time de Sapucaia é que precisasse marcar gols, o adversário era quem arriscava mais. O placar ficou parado até os 12 minutos e 52 segundos, quando Pulga marcou o sétimo gol para a equipe do Vale do Paranhana. Menos de dois minutos depois, o Sotlog conseguiu o seu segundo tento, com Rafinha. Foi o último gol do time vice-campeão. O Atlético ainda teve tempo para marcar outros dois gols, com Signori, aos 17 minutos e 26 segundos, e até com o goleiro Fábio, quando faltavam menos de dois minutos para o fim da partida. Depois disso, a torcida não se conteve e soltou o grito de “é campeão!”. Festa dentro e fora da quadra com a conquista do Atlético, campeão invicto e com 100% de aproveitamento da 8ª Copa dos Campeões.


Além do título, o Atlético também levou os troféus de goleiro menos vazado, com Fábio, e o destaque da competição, com Vefo.


Preliminar teve jogo feminino

 
O público acompanhou uma grande partida entre os times de Futsal Feminino da ACBF, de Carlos Barbosa, e do Grêmio. Melhor para o time de Carlos Barbosa, que venceu o duelo por 1 a 0.

 
8ª Copa dos Campeões de Futsal

 Campeão – Atlético do Vale, Parobé; Vice-campeão  – Sotlog, Sapucaia do Sul; Terceiro lugar – ABV Alvorada, Alvorada; Quarto lugar – Elétrica NS, Sapucaia do Sul; Goleador – Felipe Manfroi, Elétrica NS, Sapucaia do Sul; Goleiro menos vazado – Fábio, Atlético do Vale, Parobé; Destaque da competição – Vefo, Atlético do Vale, Parobé;Troféu disciplina – ABV Alvorada, Alvorada

Fonte:Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. Fotos:Adriano Rosa da Rocha e Djalma Corrêa Pacheco.

Coração de Maria chegou a Esteio através do Coração de Jesus


Nesta postagem voltamos há contar um pouco mais sobre as origens de uma das escolas mais tradicionais de Esteio. A Escola Coração de Maria que há 63 anos vem prestando relevantes serviços à comunidade e com o seu trabalho, ela encarna o amor em ação, razão de ser do verdadeiro cristianismo.

Todos estão cansados de saber que não é de hoje este amor entre as comunidades esteienses e as benfeitoras Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus que dão exemplo do que podem fazer quando a sua fé é robusta, porque sob todos os aspectos a sua obra é extraordinária. Elas formam uma conceituada entidade religiosa católica de incansável trabalho dedicado a formação de nossa gente.

  As Filhas do Sagrado Coração de Jesus (e não é por acaso este nome), formam uma entidade mundial que foi fundada por Teresa Verzeri e Giuseppe Benaglio, em Bérgamo (1767 - 1836), na Itália, em 1831 e representa um dos símbolos das melhores tradições do amor cristão.

  Monsenhor Giuseppe Benaglio morreu em 18 de janeiro de 1836. A urna contendo os seus restos mortais está na Capela da Casa Mãe das Filhas do Sagrado Coração, ao lado do altar, guardada como “relíquias de um patriarca, um apóstolo e um profeta”, na Cidade Alta, em Gromo na Itália. “O Senhor chamou-o enquanto a congregação ainda não está totalmente estabelecida, ela ficou órfão de seu Pai! Mas se o fundador, não conseguiu concluir sua obra na terra, temos que acreditar que a ajuda mais eficaz vem do céu.”, disse Tereza.

A fundadora da ordem Teresa Verzeri
 
Teresa Verzeri foi uma mulher de fibra, corajosa, lutou e fez história como pedagoga, educadora virtuosa que, com um coração cheio de virtudes e de amor virou santa, idealizou um Plano divino que hoje as  escolas e a rede Verezi, dão continuidade ao seu sonho: ”Somente corações grandes são capazes de realizar grandes obras por Amor!”


Teresa Verzeri, que nascontradições da vida, repetia
 com grande confiança em Deus: “Quem tudo espera tudo obtém.”
  A fundadora da ordem chama-se Ana Maria Teresa Eustochio Josefa Catarina Inácia Verzeri, ou como apenas Teresa Eustochio Verzeri, uma religiosa italiana, que desde criança, aprendeu de sua mãe, cristã muito devota, a conhecer e a amar a Deus acima de tudo e a qualquer preço. Tinha no seu olhar um sorriso que vinha de longe e que continha a essência daquele que sendo rico tornou-se pobre, a fim de enriquecer-nos com a sua pobreza. Ela nasceu na cidade de Bérgamo, norte da Itália, no dia 31 de julho de 1081, filha primogênita de Antonio Verzeri e de Elena Pedrocca-Grumelli. Foi batizada no dia seguinte na igreja Santo Alexandre in Colonna e recebeu os nomes de Anna Maria Inácia Teresa Catarina Josefa. O casal Antonio e Elena teve outros seis filhos: Catarina, Jerônimo que faleceu antes de completar o primeiro ano de vida, Jerônimo que se tornou bispo de Bréscia, Maria, Antonia e Judite. Mais ou menos até o ano de 1810, a família Verzeri residiu à Rua Santo Alexandre nº126, Bairro São Lourenço, transferindo-se depois à rua S. Giacomo, na Cidade Alta.

  Após consolidar sua obra em várias cidades italianas, Teresa faleceu no dia 03 de março de 1852, num gesto total de oblação a Deus. Foi beatificada pelo Papa Pio XII em 1946, e canonizada pelo Papa João Paulo II, em 2001. As suas relíquias são veneradas na capela da escola das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, em Bérgamo; recebendo as homenagens no dia de sua morte

  Como educadora, pautou sua ação e seus escritos na pedagogia do elogio, concretizada no binômio: bondade-firmeza e no respeito à liberdade. Animadas por esse espírito, as Filhas do Sagrado Coração de Jesus continuam, hoje, a missão de Santa Teresa Eustochio Verzeri que tinha como filosofia conceber a educação como um processo semelhante ao de Deus para com o seu povo: longo e paciente marcado pelo amor.

  Assim, para as irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus assumir a educação evangélico-libertadora, e assumir um projeto político-pedagógico permanente, evangelizador e transformador do contexto social. Reconhecemos que estas Irmãs benfeitoras são, sem dúvida, um sinal ainda vivo da presença de Cristo neste mundo conturbado em que vivemos. As irmãs que estão entre nós e todas aquelas por que aqui já passaram sempre deixaram que a obra de Deus transparecesse no seu no seu trabalho dedicado a Congregação e a nossa comunidade.

  Esta ordem sempre se preocupou com o ensino em geral, ensinando o catecismo às crianças e a moral religiosa em todos os graus aos jovens e adultos. O maior objetivo das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus é simplesmente levar o amor de Deus aos lares e desta forma conduzi-los a Deus. Pouco importa quem eles são, pois elas sempre recebem todos com muito carinho e compreensão não importando a crença religiosa.

  Atualmente a ordem se estende pela Itália e Albânia; Ásia: Índia; África: República Centro-Africana e Camarões; América do Sul: Brasil, Argentina e Bolívia. A Província Nossa Senhora Aparecida, com sede em Porto Alegre, abrange três países (Brasil, Argentina e Bolívia). onde possui vários estabelecimentos.

  As atividades da ordem no Brasil iniciaram-se em 1930 na cidade de Buricá, hoje Três de Maio, Rio Grande do Sul, tendo-se irradiado para todo o país, atuando nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco e Brasília.

 Especificamente no Rio Grande do Sul a ordem mantém quatro hospitais: Hospital Banco de Olhos – Porto Alegre, Hospital São Vicente de Paulo – Três de Maio, Hospital São José – Giruá, Hospital Santo Antônio em Tenente Portela.

  Paralela a área de saúde a área educacional é contemplada através de nove escolas distribuídas em nosso Estado.
A razão social da ordem denomina-se Sociedade de Literatura e Beneficência.

Em Esteio a irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus mantém a Casa de Formação Sagrado Coração de Jesus, Centro de Formação Verzeri, Escola de 1º e 2º graus Coração de Maria e a Escola de 1º grau incompleto coração de Jesus.

As atividades na cidade de Esteio, iniciaram no dia 19 de março de 1949, com a chegada das irmãs pertencentes à comunidade Verzeriana, com  grande exemplo de dedicação e valor.

A jovem Tereza Verzeri

  
Na cidade de Bérgamo na Itália em 1981 a jovem Tereza Verzeri, (canonizada em 2001) foi iluminada e lanço-se com todo o ardor de sua juventude, com muita força, vigor, coragem e fé na fundação de uma nova família religiosa na Igreja Católica e que hoje conhecemos por Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus. Naquele momento é dada uma resposta que se fez história. E dessa história até hoje, a nossa comunidade de certa forma também participa.

O Sagrado Coração de Jesus

  O nome desta Benemérita Congregação não foi escolhido ao acaso. A sua fundadora que era uma pessoa disposta a renunciar a sua vida, mas nunca a sua inabalável fé, preocupou-se para que as irmãs, ouvindo-o e dizendo-o lembrassem o amor que deveriam ter para com Deus e aos irmãos, a exemplo de Cristo: “Como ele, deveis ser bondosas, pacientes, compreensivas... e, em tudo buscar sempre a vontade de Deus.”

 Depois da Itália... a América

  Depois da Itália a Congregação tinha como ideal estabelecer-se na Inglaterra, França, Alemanha, África e logo após na América.
  No dia 7 de maio de 1930, o Padre Vicente Testani, da cidade de Três de Maio/RS, foi à Itália buscar as Irmãs Missionárias, Filhas do Sagrado Coração de Jesus para abrir uma escola em Buricá, hoje Três de Maio. A maior finalidade delas em aceitarem este convite, era tornar conhecido em “novas terras” o amor do Coração Misericordioso de Jesus.

  As sete irmãs missionárias eram as Madres Maria Antônia Perini e Josefina Zeni, as irmãs Rosa Valsecchi, Nicolina Corvata, Vitória Rota e Juliana Varesco, chegaram definitivamente no dia 5 de maio do mesmo ano no Porto de Santos em São Paulo. Somente no dia de dezembro  elas chegaram no Rio Grande do Sul, fortalecidas pela esperança de encontrar o “Mundo Novo” que tanto acalentavam.

  As missionárias chegaram a Santa Maria no dia 26 de dezembro e em Buricá, no dia 28 de maio, domingo de sol e muita luz, mas a primeira escola foi inaugurada oficialmente no dia primeiro de março de 1931, no início, no início do ano letivo do antigo Colégio Pio Xll, hoje Dom Hermeto das Filhas do Sagrado Coração de Jesus.

  No ano seguinte a Congregação já contava com três casas no país e recebeu a autorização oficial para a formação da Sociedade Riograndense de Literatura no Brasil e a Madre Josefina Zeni torna-se então a primeira presidenta.

  Logo a seguir a Congregação das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus iniciaram uma série de fundações nas cidades de Santo Ângelo em 03/02/1932, São Borja em 19/02/1932, Tapera em 01/10/1934, Santa Rosa em 07/12/1934, Ijuí em 20/10/1934, Hospital Santo Ângelo em 25/03/ 1935, Creche Nossa Senhora dos Navegantes em 16/10/1936, Hospital São Vicente de Paulo (Três de Maio) em 14/09/1937, Escola Sarandi em 1938, Lar das Meninas (São Borja) em 20/04/1939 e Hospital de Caridade em Ijuí.

  Neste período iniciou a 2ª Guerra Mundial, para as irmãs foram tempos difíceis. Enquanto uns destruíam e desrespeitavam a vida humana, elas com sua dedicação, salvavam e promoviam a esperança e a fé.

É esta fé que as mantém sempre iluminadas pelo exemplo de Santa Tereza Verzeri (canonizada pela Igreja Católica em 2001) inspiradora desta obra educativa que ainda estão realizando. Elas prosseguem sempre confiantes, tendo presente às palavras de sua iluminada fundadora: “Temos necessidade de tudo que o Senhor nos dá como meios para levar a bom termo os seus desígnios. Sirvamo-nos de tudo, mas apoiemo-nos em Deus.”

Após a guerra a ampliação das casas dirigidas pelas missionárias continuou e finalmente elas chegaram a Esteio.
 

O Coração de Maria chega a Esteio através do Coração de Jesus

As benfeitoras e sempre lembradas Madre Teresa Ferrari, que recebeu no dia 19 de março de 1949, a nova sede, Madre Joana Nadali, Irmã Clementina Zanovello e a Irmã Angela Brugali, auxiliadas por duas professoras leigas, constituíam e representavam a Congregação em Esteio. A nova e modesta sede era constituída de duas pequenas casas de madeira, muito simples, mas acolhedora. Numa moravam as irmãs e na outra funcionava a escola que contava, naquela época com 125 alunos. No ano seguinte já eram 250 alunos que permaneciam na escola o dia inteiro, dedicando-se no período da tarde a confecções de trabalhos manuais.

A modesta sede era constituída de duas pequenas casas de madeira, muito simples, mas acolhedora. Numa moravam as irmãs e na outra funcionava a escola que contava, naquela época com 125 alunos.


A modesta sede era constituída de duas pequenas casas de madeira, muito simples, mas acolhedora. Numa moravam as irmãs e na outra funcionava a escola que contava, naquela época com 125 alunos.


  Desde o início da sua fundação foi confiado às irmãs a Catequese, reunindo sempre todos os alunos. Logo no primeiro ano 35 crianças receberam a primeira eucaristia.

  Desde aquela época, a atuação das irmãs junto as Filhas de Maria e ao Apostolado da Oração sempre ofereceu a esses movimentos religiosos nova vitalidade.

  Inicialmente a Escola Coração de Maria, que sempre esteve atenta às necessidades da comunidade esteiense e cidades vizinhas, oferecia vários cursos. Além do elementar, Jardim da Infância, Cursos Intensivos de Comércio, Datilografia e Corte e Costura.

  Hoje conta com laboratórios próprios e bem aparelhados, investe em novas tecnologias de ponta em seus laboratórios de informática, abre cursos técnicos, levando o educando a assumir projetos que visam transformação da sociedade, criando espaços de cultivo e vivência de valores humano-cristãos auxiliando as famílias e a juventude operária a encontrarem um meio de prepararem-se para exercer alguma profissão.

  Agora os tempos são outros. A história fez o seu caminho e a Congregação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus segue nele com o forte sentimento de abnegação que ressoava no coração ardente e generoso das primeiras missionárias que atuaram em nossa comunidade.
  Hoje, as Missionárias tem a sublime missão de dar continuidade ao trabalho e corresponder aos ideais da fundadora desta conceituada Congregação. Estas abnegadas Educadoras continuam levando uma vida simples, austera e sacrificada como suas antecessoras. Não procuram gratidão nem recompensa materiais para si pelo que fazem. Apesar disso, as seguidoras de santa Tereza Verzeri são muito felizes.

  O Colégio Coração de Maria vivenciou fatos marcantes do século XX, novas tecnologias, internet. Acompanhou, viveu, participou e evoluiu. Hoje, depois de 63 anos, tem tradição de realizações na cidade de Esteio onde sempre esteve vinculado à comunidade, promovendo educação integral, que privilegia o conhecimento construído a partir da realidade do aluno, que é o cidadão de hoje e do amanhã. Por isso, a escola sempre deu valor às relações de convivências, desenvolvimento de talentos, na busca do conhecimento e da aprendizagem, no trabalho solidário entre o educador e educando, com propostas pedagógicas que provém do lema de Santa Teresa Verzeri: Bondade, Firmeza e muito amor!

  Como diferenciais a Escola Coração de Maria oferece metodologia de projetos pedagógicos a partir de demandas sociais, onde os educandos aprendem valores e vivenciam por meio de atividades significativas. Têm aulas de inglês desde a Educação Infantil e espanhol desde a quarta série do Ensino Fundamental, projetos de Iniciação Científica, robótica educacional LEGO, Educação Física por modalidades esportivas no Ensino Médio e aulas de treinamento no turno inverso. O Colégio também oferece oficinas de música, capoeira, ballett, teatro, robótica, jazz.

  O projeto Voluntariado do Coração realiza projetos sociais em Esteio, atendendo a creches, asilos e entidades carentes. Valoriza-se a espiritualidade entre alunos, professores e funcionários. Orações nas salas pela manhã e no pátio, à tarde.

  A Escola possui cursos Técnicos em Informática, Administração, Publicidade, Ambiente e o Normal Aproveitamento de Estudos, para alunos que já concluíram o Ensino Médio.

  A filosofia da Escola Coração de Maria de Esteio fundamenta-se no Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Assume ainda hoje como missão promover uma educação integral de excelência, buscando desenvolver nos educandos potenciais intelectuais e valores humano-cristãos, para atuarem em uma sociedade em constante transformação. 

  A Congregação Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus (FSCJ), da qual o Colégio Coração de Maria faz parte, foi fundada por Santa Teresa Verzeri e Giuseppe Benaglio.

  Dia 11 de Junho de 2012, as Missionárias irmãs da Escola Coração de Maria celebraram os 11 Anos de canonização de Santa Teresa Verzeri, a Fundadora da Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, da Rede Verzeri.

  A urgência de demonstrar amor impulsiona a FSCJ a atuar amplamente na sociedade administrando várias instituições: escolas, hospitais, casas para crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, inserção em meios populares, pastorais: da juventude, da criança e adolescente, da saúde, da mulher, junto aos índios e missão “ad gentes”, direção e exercícios espirituais e atividades junto a organismos da igreja. Através deste leque, a congregação está presente em quatro continentes: Europa, Ásia, África e América do Sul.

  Entre os grandes ensinamentos que Teresa legou à Congregação está o que ela chama de “magistério da graça”. Cada pessoa deve ser fiel à graça e segui–la com generosa fidelidade.

Teresa Verzeri dedicou-se a uma vida intensa de doação, caridade e auxílio aos mais necessitados da época. Deu atenção especial às crianças, aos adolescentes, aos jovens, a educação e a formação de personalidades cristãs. Junto a outras jovens ela dedicou sua vida a Deus, na prática de obras de caridade e na contemplação do Coração de Jesus.


A Corte da Expointer 2012

A Rainha Jéssica da Silva Brentano, moradora do Bairro Olímpica e as princesas Luana Loewe Costella,  moradora do Centro e Luiza Aires Dias Bonoto, moradora do Bairro Novo Esteio.

As estudantes Luana Loewe Costella, 18 anos, 1,66m (primeira princesa) e Luiza Aires Dias Bonoto (segunda princesa) completam a corte, que vai acompanhar as atividades oficiais de Esteio durante Expointer, realizada entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil.

  A maior exposição agropecuária da América Latina já tem a sua corte para a edição de 2012. Foi escolhida, na noite desta sexta-feira (27), na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio, a nova Rainha da Expointer. A secretária Jéssica da Silva Brentano, 21 anos, 1,68m de altura, foi a vencedora do concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Esteio. As estudantes Luana Loewe Costella, 18 anos, 1,66m (primeira princesa) e Luiza Aires Dias Bonoto (segunda princesa) completam a corte, que vai acompanhar as atividades oficiais de Esteio durante Expointer, realizada entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil.
 

A nova corte da Expointer

Jéssica da Silva Brentano,
 Rainha da Expointer, 21 anos, 1,68m, secretária.
 Luana Loewe Costella,
Primeira Princesa, 18 anos, 1,66m, estudante.

Luiza Aires Dias Bonoto
Segunda Princesa, 15 anos, 1,65m, estudante.

 A Rainha Jéssica da Silva Brentano, 21 anos, 1,68m, secretária, moradora do Bairro Vila Olímpica e as princesas Luana Loewe Costella, 18 anos, 1,66m, estudante, moradora do Centro e Luiza Aires Dias Bonoto, 15 anos, 1,65m, estudante, moradora do Bairro Novo Esteio.

O auditório da Casa de Cultura estava completamente tomado por parentes e amigos das 27 esteienses que estavam em busca do título (eram 28 classificadas para a final, mas uma delas não compareceu). Depois de um coquetel, ocasião na qual a comissão avaliadora teve o primeiro contato com as candidatas, começou o momento mais importante do concurso. Primeiro, as meninas fizeram um desfile coletivo. Depois, foi a vez do desfile individual, quando o apresentador Mauro Borba apresentava cada uma das candidatas aos avaliadores a ao público. Um novo desfile coletivo encerrou a etapa de atribuição de notas às concorrentes.


Luiza, Jéssica e Luana
Enquanto a comissão avaliadora somava os pontos de cada candidata, acompanhada por um grupo de pais, sorteado na hora, o cantor Éderson Garoto e o grupo de danças de rua Urban Style  animavam o público, que aguardava pelo resultado. No final, Mauro Borba anunciou o nome das três meninas que vão compor a corte.

 
Conheça Jéssica da Silva Brentano a Rainha da Expointer 2012

Jéssica da Silva Brentano

 Em outubro do ano passado, Jéssica da Silva Brentano saiu de Arroio do Meio, sua cidade natal, para morar em Esteio junto ao noivo, Jean. Menos de um ano depois, a jovem de 21 anos foi eleita Rainha da Expointer 2012 e, agora, junto às princesas Luana Loewe Costella e Luiza Aires Dias Bonoto, está representado o Município na principal feira do Estado.

   A inscrição foi feita dois dias antes do encerramento do prazo. “Estava com a ficha preenchida mas não entreguei. Aí minha sogra e meu noivo insistiram muito e acabei participando”, comenta Jéssica.

  “Não sei dizer direito o que senti quando anunciaram meu nome como vencedora. Quando acordei no outro dia me dei conta e aí eu chorava e ria ao mesmo tempo. Até agora parece que não é verdade”, complementa. Ela destaca o apoio que recebeu do noivo. “Ele sempre me deu a maior força. No final, foi a melhor coisa que aconteceu, pois passei a ter mais confiança em mim”, aponta a Rainha.

  Aos onze anos, Jéssica começou a trabalhar como radialista em Arroio do Meio, seguindo os passos da mãe. “Tínhamos um programa musical. Aos domingos chegávamos a atender até 200 ligações”, explica. Além disso, também foi vendedora em loja e secretária em uma imobiliária, sua última experiência. Mas, para o futuro, quer ser jornalista.

  Torcedora do Internacional, tem um irmão mais velho, de 29 anos, e tem como atividade favorita se exercitar na academia. “Vou todos os dias”, diz. Ela ainda não definiu quando fará a viagem que ganhou no concurso, para o Beto Carreiro World. Quanto ao valor para ser utilizado em cursos, pretende fazer algumas capacitações na área do design.

  A 35ª edição do Expointer vai até o próximo domingo, 2 de setembro. A corte da Expointer estará na Casa de Esteio, ponto central da Prefeitura Municipal no Parque de Exposições Assis Brasil, e também circulando pela feira, acompanhando as atividades oficiais.

 Candidatas do Concurso  Rainha da
Expointer - edição 2012



 Fonte: Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação.



Vereadores e prefeito mirins visitam Câmara de Vereadores de Esteio

    

   A presidente da Câmara de Vereadores Mirim, Suellen Jacques Lima, 12 anos, empossada em outubro do ano passado no projeto Prefeito, Vice e Vereador do por um Ano,  visitou a Câmara de Esteio,  no dia 15, acompanhada do prefeito  mirim, Patrick Silveira Mello, 11 anos, além dos vereadores, secretários e diretores eleitos no ano passado. Os alunos foram recebidos pelo diretor geral da Câmara, Ricardo Silva, que aproveitou para mostrar as dependências do Legislativo. Na oportunidade, o diretor explicou aos estudantes sobre o funcionamento da Câmara, as principais funções e o papel do vereador.  "O vereador é um agente político que representa e  acompanha de perto as necessidades de suas comunidades. Ele tem o poder de fazer as leis que atendam aos interesses da comunidade, além de fiscalizar as ações dos órgãos da administração municipal", destacou.

    Segundo a professora e responsável pelo projeto na secretaria de Educação, Salete Fraga, os estudantes estão visitando todos os prédios públicos para conhecer o que fazem os órgãos públicos. "Visitamos todas as secretarias para que cada aluno que representa sua pasta no projeto,  tenha noção do trabalho desenvolvido", explica. O projeto Prefeito, Vice e Vereador por um  Ano é uma iniciativa da Câmara de Vereadores, por meio dos ex-vereadores Sérgio Daixt e Rute Pereira, em parceria com a secretaria de Educação. Neste ano, as escolas já estão se movimentando para a realização do novo concurso, onde os vencedores tomam posse em outubro.


Dia Nacional da Construção Social reuniu mais de mil pessoas em Sapucaia do Sul




O Dia Nacional da Construção Social reuniu sábado, dia 18, mais de mil  pessoas, no Centro de Atividades do Trabalhador, em Sapucaia do Sul, junto ao SESI. 

A abertura oficial ocorreu à tarde, no palco principal, e contou com a presença de autoridades regionais e estaduais, entre elas o superintendente regional do SESI-RS, Edison Lisboa, que destacou a importância do evento.  "Estamos satisfeitos pelo sucesso desta edição, que oportunizou às empresas e aos trabalhadores um dia de confraternização e de valorização dos profissionais das indústrias da construção e do mobiliário", destacou Lisboa. 

  Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, José Sirlon Oliveira Ribeiro, representando também a direção da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul, "este dia vai ficar na história dos trabalhadores da indústria do mobiliário". Sirlon Ribeiro destacou , ainda,"a ousadia do SINDUSCOM-SL ao trazer um evento deste porte para a região". Ele apreoveitou para  a organização pelo trabalho realizado com sucesso.

  Segundo o engenheiro e presidente do Sinduscom/SL, José Weissheimer, a ação vem coroar da Semana Interna de Prevenção a Acidentes (SIPAT) Comunitária itinerante, que ocorreu no início de agosto, com a participação de 12 empresas da região. "A presença expressiva dos trabalhadores das indústrias da construção e do mobiliário, nesta iniciativa preparada pelo SINDUSCOM-SL e pelo SESI, em benefício dessa importante categoria profissional, é muito significativa para a entidade", destacou.

Atendimentos

  A iniciativa, inédita junto à base territorial do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM-SL), contou, durante todo o dia, com 46 serviços oferecidos gratuitamente, contabilizando, ao final do evento, 14.473 atendimentos aos participantes e 1.136 refeições servidas. O projeto aconteceu simultaneamente em diversas localidades e Estados da Federação, disponibilizando aos trabalhadores da indústria da construção e do mobiliário e seus dependentes um dia de ações e atendimentos gratuitos voltados à saúde, a exemplo de verificação da pressão arterial, vacinação, orientações sobre DST/Aids, orientação alimentar, entre outros,  além de educação, lazer e cidadania.
Parceiros
  O Dia Nacional da Construção Social foi uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio, do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc) e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (SINDUSCOM).   O evento contou com a co-realização do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI-RS); Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Esteio, São Sebastião do Caí, Sapiranga e de São Leopoldo. Patrocínio nacional da Votorantim Cimentos. A parceria foi do Sistema FIERGS, através do SESI e SENAI; Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul; Caixa Econômica Federal; Banco de Alimentos Vale do Sinos; CDL Esteio; Projeto Mulheres em Construção;  FRUKI e Unisinos.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aberta em Esteio a 35ª Expointer

Teve início na manhã deste sábado (25) a 35ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
  
   Mais uma vez o Município recebe a festa que traz para a cidade um pouco do que há de melhor na agropecuária gaúcha. O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o governador do Estado, Tarso Genro, foram algumas das autoridades que participaram da cerimônia.
 
  Além de comentar sobre a expectativa de uma feira de superior organização e qualidade em relação à boa edição de 2011, o governador ainda destacou o anúncio, neste domingo (26), do projeto de revitalização do parque, que trará benefícios para Esteio. “Vamos compor uma parceria público privada para utilizar os espaços do parque e o seu entorno, para que tenhamos aqui atividades o ano inteiro, o que vai redesenhar urbanisticamente esta região”, afirmou Tarso.
A rainha Jéssica da Silva Brentano e as princesas Luana Loewe Costella e Luiza Aires Dias Bonoto.
  A corte da Expointer 2012, formada pela rainha Jéssica da Silva Brentano e as princesas Luana Loewe Costella e Luiza Aires Dias Bonoto, também participou da abertura do evento e acompanhou a comitiva de autoridades na visita pelos pavilhões internacional, de artesanato e da agricultura familiar. Muitos visitantes da feira aproveitaram para tirar fotos com as três.


Jéssica da Silva Brentano Rainha da 35ª Expointer 2012

 
 
  A Expointer vai até o próximo domingo, dia 2 de setembro.  A Casa de Esteio, localizada atrás do restaurante Casa do Gaúcho, é o ponto central da Prefeitura Municipal na feira.
 

Prefeitura de Esteio estará presente na Expointer com diversas ações das secretarias

  Além da presença da corte e da Casa de Esteio, a Prefeitura Municipal terá participação em outras atividades durante a Expointer.

Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV)
 
  Ficará com a responsabilidade da coleta de lixo do Parque de Exposições Assis Brasil. Antes do começo do evento, foi realizada a limpeza e melhorias nas ruas do entorno do parque.

Secretaria Municipal da Fazenda e Administração (SMFA)
 
  Três integrantes da SMFA estarão no Parque durante a semana para fiscalizar leilões, bilheteria e o parque de diversões, notificando para o recolhimento correto do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Secretaria Municipal da Saúde (SMS)


  A Vigilância Sanitária da SMS, além da fiscalização, está participando neste ano de um evento teste realizado na Expointer em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Representantes das secretarias estaduais da Saúde das 12 unidades da federação que receberão jogos do Mundial, de cinco municípios gaúchos cadastrados como cidade de apoio às seleções, mais integrantes do Ministério da Saúde, Anvisa e FIFA vão atuar no Centro Integrado de Operações e Comando da Saúde (Ciocs).
 
  Nesta sala, será feito o monitoramento de todas as ações na área, com levantamento dos serviços de saúde (atendimentos dentro do Parque, do Samu e de hospitais da região), análise dos riscos detectados pelas inspeções sanitárias e proposição de ações corretivas.

  Além disso, o Serviço Móvel de Atendimento a Urgências (Samu) de Esteio e as ambulâncias da SMS estão prestando atendimento em caso de necessidade.

Secretaria Municipal de Ações de Segurança e Trânsito (SMASPT)

  A Guarda Municipal estará na Expointer dando apoio aos fiscais da Prefeitura que trabalharão durante os dias do evento. Os fiscais de trânsito vão atuar na área externa do parque na orientação aos condutores.

Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS)
 
  Desde 2006, a SMCAS, junto ao Ministério do Trabalho e o Conselho Tutelar, leva para o parque as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O trabalho buscar fiscalizar e prevenir que menores trabalhem durante a exposição. Além disso, há o controle para evitar a venda e o consumo de bebidas alcoólicas por menores.
 
Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)


  A Associação de Recicladores e Catadores de Esteio (Arca), que têm o apoio da Prefeitura Municipal, está realizando a coleta seletiva na Expointer. Os lixos recolhidos durante a feira são levados para o galpão da reciclagem, no próprio Parque Assis Brasil. Depois de separados, os produtos secos são prensados e vendidos. O restante do lixo da Expointer é coletado e levado para o aterro sanitário. Ao todo, são 25 pessoas se revezando 24 horas e dois caminhões para transportar os resíduos.
 
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (SMDES)


  Dois fiscais da SMDES estarão circulando pelo parque para controlar alvarás e o respeito a práticas e normas da feira. Além disso, a secretaria também cuida do comércio na parte externa da Expointer. Este ano, foi assinado um termo de convênio, sem ônus financeiro, com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), de Porto Alegre, que ficará responsável pela organização e por fornecer a estrutura (elétrica, hidráulica, segurança e limpeza) às 90 bancas instaladas na calçada que dá acesso ao parque.

  O projeto Venha Crescer com Esteio, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Acise e o Sebrae, vai permitir a empreendedores esteienses comercializar seus produtos durante a Expointer. Cerca de 30 artesãos locais estão na esfera vermelha. Próximo ao pavilhão da agricultura familiar estão cinco integrantes do núcleo de alimentação do Venha Crescer.

Fonte: Prefeitura de Esteio - Assessoria de Imprensa - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. Fotos: Kleyton Fantin P.M. Eto.





domingo, 26 de agosto de 2012

As eleições municipais estão aí, mas não vote no Duarte de Esteio, pois não sou candidato a nada.

Duarte de Esteio: "Não sou candidato a nada!"
Acredito que é melhor ficar do lado da população esteiense, trabalhando, fiscalizando o Poder Público e mostrando os problemas da cidade. Para isso não é necessário ocupar nenhum cargo eletivo.



Não sou político, não sou candidato, até porque atualmente não estou filiado a nenhum partido, mas mesmo assim tenho recebido inúmeras solicitações de pessoas que acompanham o meu trabalho e desejam saber a sigla e o meu número no partido que represento.

Aproveito para responder a todos que eleição para mim não é sonho ou desejo pessoal, é uma vontade coletiva de mudanças e acima de tudo de construção programática para que a municipalidade possa construir ações concretas e mudar (para melhor) a vida dos esteienses. Para isso não é necessário ser candidato, existem muitas outras oportunidades de debater os problemas graves do nosso município, como saúde pública, segurança, habitação, transporte coletivo, limpeza urbana, fortalecimento do setor produtivo e geração de empregos, entre outras maneiras de participar, inclusive escolhendo candidatos e colaborando com quem represente o desejo da maioria da população.


Nas próximas eleições de outubro, desejo boa sorte aos candidatos, fazendo votos de que a campanha de todos os partidos se concentre principalmente nos principais temas de interesse da população esteiense. Certamente a comunidade espera que os políticos evitem uma campanha desleal com ataques pessoais, mentiras, calúnias, difamações que despolitizam o processo e envergonham os eleitores, fazendo com que eles tenham uma idéia cada vez mais negativa da política em nossa cidade.

 
Contato: duartedesteio@gmail.com






sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jovens prestam juramento à bandeira em Esteio



Cerca de 200 jovens participaram da cerimônia de juramento à bandeira no Ginásio Municipal Edgar Piccioni em Esteio na manhã desta sexta-feira (24). Após o ato, eles receberam seus certificados de dispensa do serviço militar obrigatório. 



A equipe da Junta Militar de Esteio lembra da importância dos jovens do sexo masculino estarem em dia com as obrigações militares. Alistar-se aos 18 anos e, no caso de não ser chamado para servir, comparecer ao juramento para receber o certificado de dispensa, é a única forma de cumprir com o que a legislação exige. O documento é obrigatório para poder, entre outros, trabalhar com carteira assinada, fazer passaporte ou assumir cargo público.



Fonte: Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. Fotos: Kleyton Fantin - P.M. Eto.


Artesãos de Esteio e ambulantes preparam espaços na Expointer




 A tarde da sexta-feira (24) foi de muito trabalho para os artesãos de Esteio e ambulantes que vão trabalhar durante os dias da 35ª Expointer. A feira, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, começa neste sábado (25) e vai até o dia 2 de setembro.
 

Na esfera vermelha do parque, cerca de 30 integrantes do núcleo de artesanato do projeto Venha Crescer com Esteio vão ter a oportunidade de comercializar artigos de crochê, tricô, patchwork e peças em madeira, entre outros. Além disso, o Venha Crescer também estará representado próximo ao pavilhão da agricultura familiar, onde cinco integrantes do núcleo de alimentação ficarão.


“A Expointer do ano passado foi muito boa. Estamos com expectativa de resultados melhores neste ano. Esta é uma oportunidade que muitos gostariam de ter e para nós é muito gratificante estar aqui. Nos preparamos por três meses para feira esabemos que dá retorno”, afirmou a artesã esteiense Roselaine Alderette, 49 anos, que está indo para sua décima Expointer como expositora.


Tendas na frente do parque também recebem produtos

Na área externa do parque, em frente aos portões principais de acesso ao público, 90 bancas foram instaladas para o comércio de diversos tipos de produtos e alimentos. Este ano, foi assinado um termo de convênio, sem ônus financeiro, com a Associação do Voluntariado e da Solidariedade (Avesol), de Porto Alegre, que ficará responsável pela organização e por fornecer a estrutura (elétrica, hidráulica, segurança e limpeza) aos comerciantes.

Com uma banca de miudezas em geral, como roupas e brinquedos, Fátima Silva Barbosa, 49 anos, conta com o apoio de mais duas pessoas da família para dar conta do movimento. “Há quatro anos que vendo aqui e sempre foi ótimo, principalmente nos finais de semana”, comentou a comerciante.
Já um coletivo de 16 artesãos da Região Metropolitana de Porto Alegre que pela primeira vez vai participar da feira estava preparando o estande com peças em gesso e com produtos reciclados. “Como artesãos, sempre temos a esperança de que será uma ótima exposição”, disse um dos membros do grupo, Cláudio Renato Diehl Silveira, 60 anos.

 
Fonte:  Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. Fotos: Adriano Rosa da Rocha P.M. Eto.