sábado, 12 de maio de 2012

Telefone público (orelhão) danificado por vândalos na Rua Novo Hamburgo em Esteio

Alguns orelhões instalados na cidade, infelizmente por ignorância de algumas pessoas são danificados. O telefone público é patrimônio de uso comum que poderá ser utilizado em casos de emergência. Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje – dia 12/05/2012, em Esteio.





A comunidade esteiense poderá ajudar a coibir o vandalismo. Se vir alguém danificando um orelhão, basta entrar em contato com a Guarda Municipal pelo fone 153 e Brigada Militar através dos telefones 190 ou 3473-1414. Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje – dia 12/05/2012, em Esteio.


Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje – dia 12/05/2012, em Esteio.

Orelhão instalado pela Brasil Telecom (atualmente de propriedade da empresa Telemar-Oi),  na zona urbana de Esteio foi alvo da ação de vândalos. Além de permanecer caído na via, o aparelho deixou de servir a comunidade.
 
A situação de um telefone público (Orelhão) abandonado na Rua Novo Hamburgo, proximidades da avenida Padre Claret, parada 10 interior, em Esteio, chama atenção de quem passa pelo local. O aparelho, a campânula (proteção) foram arrancados com a haste que sustenta o equipamento e jogados na via.
 
Os vizinhos relataram que o ato foi promovido por vândalos durante a madrugada. A Brigada Militar em situações como essa deve ser acionada por meio dos telefones 3473-1414 ou 190, pois em caso de dano ao patrimônio público pode prender ou apreender os vândalos. 
 
O fato causou indignação aos moradores que utilizavam o aparelho. O crime ocorreu à noite e testemunhas afirmam que escutaram um forte barulho no local. Infelizmente os danos causados por vândalos aos orelhões em Esteio são constantes.
 
Destruir orelhão, seja para furtar componentes, ou por vandalismo, é crime. Quem destrói um telefone público comete crime previsto no Código Penal, que pode resultar em multa e prisão de seis meses até três anos.

Atos de vandalismo contra o patrimônio público em Esteio deveriam ser exemplarmente punidos, todavia, mais que caso de polícia a questão passa obrigatoriamente pela educação da população esteiense.
 
Conforme diz o Artigo 163 do Código Penal, "destruir patrimônio da União, Estado, Município ou de empresa concessionária de serviços públicos ou de sociedade de economia mista, é crime"  e quem for flagrado danificando orelhões poderá ser autuado em flagrante, processado e, em caso de condenação, poderá cumprir pena de até seis meses a três anos de detenção.
 
Considerando que muitas pessoas  não dispõem de telefone celular ou telefone fixo em casa, o orelhão ainda é uma ferramenta importante, principalmente nos casos de emergência.
 
 

Nenhum comentário: