sexta-feira, 4 de maio de 2012

Falta de acessibilidade nas calçadas em Esteio: a dificuldade encontrada pelos portadores de necessidades especiais é preocupante.


A falta de acessibilidade que o esteiense Fábio Luiz Dameceno  encontrou na faixa de pedestres da Estação Trensurb/Esteio, onde foram colocados obstáculos, implica em desestímulo e revolta. Será que a administração municipal de Esteio vai continuar ignorando o problema? Imagens capturadas pelo Clíck Indiscreto, hoje, dia 04/05/2012.

Infelizmente, Esteio possui poucas rampas de acesso para se atravessar de uma calçada para outra, obrigação contida na Constituição Federal e desrespeitada por aqui. A população inteira, dita normal, também dispõe de pouquíssimas calçadas em condições para transitar. Um idoso, uma criança, um deficiente físico, visual ou cadeirante enfrentam sérias dificuldades e ninguém faz nada.

O problema que o cidadão Fábio Luiz Damaceno está enfrentando é o mesmo que todos portadores de necessidades especiais, que utilizam o transporte coletivo em Esteio, enfrentam diariamente. Até quando? Imagens capturadas pelo Clíck Indiscreto, hoje, dia 4 de maio de 2012

"O artigo 5º da Constituição federal estabelece o que se convencionou chamar de direito de ir e vir de todos os cidadãos brasileiros. Ou seja, qualquer pessoa, livre ou não de deficiência ou mobilidade reduzida, deve ter o direito de poder chegar facilmente a qualquer lugar", é a Lei!

O problema é antigo, mas até hoje o poder público não resolveu. Cadeirantes sofrem com a falta de acessibilidade, ônibus estacionam em cima da faixa especial para pedestres e para piorar a situação, colocaram obstáculos em lugar de rampas de acesso aos cadeirantes.



A falta de educação também pode ser observada quando alguns motoristas de coletivo, para piorar a situação, estacionam em cima da faixa de segurança.

O maior problema dos portadores de necessidades especiais, é a falta de sensibilidade da administração de Esteio que não vê há muitos anos, a situação das pessoas que caminham pelas ruas e tem suas limitações. 

Desde que a Estação Trensurb/Esteio foi construída os cadeirantes são obrigados a utilizar o local de entrada e saída de veículos do ponto de táxi para chegar até a plataforma do trem. Será que é tão difícil para os administradores da “Cidade mais humana” construir uma pequena rampa de acesso para cadeirante naquele local?

Na faixa especial para pedestres da Estação Trensurb, centro de Esteio falta acessibilidade. Deficiente visual enfrenta sérias dificuldades.
Falta acessibilidade para cadeirantes. Imagens capturadas pelas lentes do Clíck indiscreto, hoje, dia 04 de maio de 2012, na Estação Trensurb, no centro de Esteio.

Em Esteio, no principal terminal de linha do transporte coletivo, ponto de taxi, estação d e trem do “metrô de superfície”,  obstáculos impossibilitam o acesso dos portadores de necessidades especiais às calçadas.  Além de não ter nenhuma rampa de acesso para cadeirantes, foram colocados vários obstáculos, bem pintadinhos de cor amarela. Mas, essa não é a única irregularidade. A falta de educação também pode ser observada quando alguns motoristas de coletivo, para piorar a situação, estacionam em cima da faixa de segurança.

Além de não ter rampa de acesso para cadeirantes foram colocados vários obstáculos, bem pintadinhos.

Vários obstáculos impossibilitam o acesso, principalmente dos idosos e portadores de necessidades especiais às calçadas, em Esteio. É  U-M-A  V-E-R-G-O-N-H-A !

Obviamente que em Esteio o cadeirante tem que procurar auxílio entre os passantes, uma alma caridosa para erguer a sua cadeira e o colocar em cima da calçada, mas até quando?


Não é de hoje que o cadeirante encontra inúmeras dificuldades. Fãbio Luiz é só mais um entre tantos esteienses renegados, excluídos porque são cadeirantes, como tantos outros portadores de necessidades especiais vivendo em  cidades espalhadas pelo País, que têm a infelicidade de ser cadeirante. E, o que é pior ainda: em Esteio.




Nenhum comentário: