quinta-feira, 24 de maio de 2012

Esteio: Lançamento do livro “A Busca” teve a participação de mais de 400 pessoas

Autógrafo
 “É  um momento de muita emoção. O livro retrata um pouco da minha trajetória de vida, na verdade, uma autobiografia”

  Mais de 400 pessoas, algumas vindas de Santa Catarina, prestigiaram na tarde do dia 14, o lançamento do livro  A Busca, de autoria do professor Paulo Centeno Ribeiro, que ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio. O evento, que contou a apresentação artística da Orquestra Jovem do Programa Integrado de Inclusão Digital, foi dirigido pela vereadora Michele Pereira (PT), a convite de Centeno. Na oportunidade, o autor falou sobre sua primeira obra: “É um momento de muita emoção. O livro retrata um pouco da minha trajetória de vida, na verdade, uma autobiografia”, relata.  Para o professor, formado em ciências físicas e biológicas, uma das principais teses do livro é que as  pessoas vivem em quatro ciclos fundamentais:”onde comento sobre nossa existência na terra, seguido com o após a morte, além do nosso subconsciente. Nosso corpo é um instrumento para nossas experiências”, enfatizou. Durante a cerimônia, uma fila se formou em busca do autógrafo de Centeno. “É uma honra receber tanto carinho”, afirmou.

Equipe

  Conforme a telefonista da Câmara de Vereadores, Vera Flores, Paulo Centeno, é um grande um espiritualista. “Ele faz, apesar de sua cegueira, com que acreditemos e enxerguemos a existência de Deus em tudo e, em especial, ao nosso redor. Ele é uma pessoa iluminada que nos mostra o caminho a ser seguido, sempre reforçando que a humanidade deve buscar a bondade, a serenidade e a sensibilidade”, destaca. Entre as autoridades, esteve o prefeito Gilmar Rinaldi, o primeiro a receber o autógrafo do  autor. Além disso, o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), o ex-presidente do Legislativo em 1993, José Hauck, o ex-prefeito , Vanderlan Vasconselos, além de familiares e simpatizantes também participaram da solenidade.

  Segundo Flávia Ribeiro, filha de Centeno, foram vendidos 496 livros somente nesta sessão de autógrafos. Flávia informa, ainda, que a obra será lançada também nas feiras do livro de Canoas e São Leopoldo, com datas ainda a serem definidas. A ideia é que a obra seja vendida nas livrarias de Esteio ao custo de R$ 25,00, em breve. A atividade teve apoio da Câmara de Vereadores de Esteio. (Terezinha Bobsin)

O livro “A BUSCA” é um romance místico de auto conhecimento, com 208 páginas e 42 capítulos, editado pela Editora Oikos, impresso na gráfica Rotermund S.A. São Leopoldo/RS.
  
Professor de ciências físicas e biológicas, Centeno explica que o livro retrata parte sua trajetória de vida."Uma das principais teses do livro é que vivemos em quatro ciclos fundamentais, onde comento sobre nossa existência na terra, seguido com o após a morte, além do nosso subconsciente. Nosso corpo é um instrumento para nossas experiências”, enfatizou o professor. A solenidade, que foi aberta ao público,contou com apresentações artísticas. 

  Segundo Maria Luiz Korb esta obra mostra um vibrante relato da jornada empreendida pelo autor Paulo Centeno Ribeiro que vai em busca dos saberes somente possíveis quando se transpõe o limite entre a vida do “aqui e agora” e a vivência além dela.

  Segue por este caminho através de uma linha mestra que o conduz a incorporar experiências e entendimentos capazes de fazê-lo ascender  a cada nova descoberta. E nessas descobertas revela-se a necessidade do entendimento do que é justo e coerente com um novo olhar sobre as coisas de sua vivência. Aprender a caminhar sobre seus próprios passos, sustentando sua procura de forma coerente com o resultado de suas próprias experiências. Aprender a reaprender. Questionar mas, sobretudo, ouvir.

  Descobre-se indo ao encontro de uma corrente prismática onde todos os seres se interconectam e onde pulsam os saberes daquelas que já sustentam em si a magnificência da Maestria, e ali se fazem faróis de pura luz. Estes seres lhe revelam o ciclo encarnatório que traz a manifestação  daquilo que homologa o start para a busca do todo e bem-vindo saber. Conhecer a si mesmo, elaborar este conhecimento, ao mesmo tempo pessoal e intransferível, á percepção do outro nas conexões do ser com outros seres.

  No findar desta jornada descobre-se o começo de uma experiência, uma nova vida. É o recomeçar  onde todos os pontos de seu aprendizado – onde se fez a busca pelo conhecimento – irão aflorar naquilo que de mais ditoso possa manifestar-se no seu ser a sabedoria que terá o olhar compassivo de um ser abnegado e disposto a coexistir na ajuda ao outro em favor da humanidade.

  As águas do rio que o recebem em seu retorno singrarão até o mar e deixarão em seu caminho pequenos sóis de abastada e providencial ajuda a todos os seres – visíveis e invisíveis.


Quem é  o autor Paulo Centeno Ribeiro?

  O autor do livro A Busca, Paulo Centeno Ribeiro, nasceu no dia 5 de novembro de 1940, no distrito de Ilha de Santo Antonio, na cidade de Camaquã, neste Estado. Reside em Esteio desde 1950, onde realizou seus estudos de 1° e 2° graus.
 
Autor Paulo Centeno
É professor formado pela antiga Faculdade do Vale do Sinos – hoje UNISINOS – no curso de Ciências Físicas e Biológicas. Atuou em escolas da rede municipal de Esteio, na rede estadual de ensino médio de Novo Hamburgo e depois, transferido para Esteio, atuou na Escola Bernardo Vieira de Mello. Ainda trabalho no ensino privado como coordenador no Centro Educacional La Salle, em Canoas.

Acometido por doença genética degenerativa da retina com perda visual progressiva, viu-se cego desde muito cedo. Mas soube, com humildade e sabedoria, transpor todas as dificuldades e realizar-se como marido, pai, professor e um homem comprometido com suas crenças. E, embora cego, escreveu pessoalmente todas as páginas deste livro (vide alguns originais a partir da página 197), o qual pode ser referido como um relato autobiográfico.

Professor Paulo, como é carinhosamente conhecido, é um obstinado buscador de si mesmo que estabeleceu como referência os princípios da formação intelectual e que encontrou no ensino oficial as bases para as referências do conhecimento e, posteriormente transcendendo, até encontrar no que considera sábio, o que de sábio faz conhecer em si.



Nenhum comentário: