quinta-feira, 3 de maio de 2012

Encontro reúne escoteiros de todo o Estado em Esteio




O encontro, que reuniu 462 inscritos (342 jovens e 120 adultos) de 51 grupos escoteiros diferentes foi realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. 


No último final de semana, Esteio foi sede da Aventura Sênior Medieval, atividade de integração e competições destinada a jovens entre 15 e 17 anos participantes do Movimento Escotista. O encontro, que reuniu 462 inscritos (342 jovens e 120 adultos) de 51 grupos escoteiros diferentes foi realizado no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. 

Na manhã de sábado (28), o prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, participou da abertura oficial do evento. “Aqui em Esteio nós sempre podemos contar com a parceria dos escoteiros, sempre dispostos a colaborar em diferentes eventos e ações de melhorias da cidade. Nós, do poder público, também estamos dispostos a retribuir essa parceria. Contem sempre com a Prefeitura de Esteio para os eventos do Movimento Escotista”, afirmou às centenas de jovens que esperavam ansiosos pelo início dos jogos.

Ao todo, foram 68 equipes de quatro a seis integrantes disputando o troféu de primeiro lugar da Aventura Medieval. Os jovens vieram de diferentes cidades do Rio Grande do Sul, tanto próximas a Esteio, como Porto Alegre e Sapucaia do Sul, como de municípios distantes, como Tapejara, Três de Maio, Carazinho, Santa Maria e Rio Grande, entre outros. Até um grupo de Minas Gerais se integrou com a gauchada. O Grupo Escoteiro Bom Despacho percorreu mais de 1,6 mil quilômetros desde a cidade de Bom Despacho e Esteio para participar. No final, o troféu de campeão foi para o Grupo Escoteiro Taquató, de São Sebastião do Caí.

A atividade foi concebida com inspiração nos jogos de RPG (Role Playing Games), nos quais os jogadores interpretam personagens criados por eles mesmos, imersos em uma aventura fantástica do período medieval. Baseado nesses conceitos, a Aventura Sênior de 2012  propôs competições que valorizaram não só o aspecto físico, mas também intelectual, social, espiritual, de caráter e afetivo. O encontro foi organizado por membros de diversos grupos escoteiros, sob a coordenação da chefe Silvana Maio, do Grupo Escoteiro Capitão Bressane, de Esteio.

Resultado

1º lugar - Grupo Escoteiro Taquató - São Sebastião do Caí
2º lugar - Grupo Escoteiro Flor de Maio - Três de Maio
3º lugar - Grupo Escoteiro Lanceiros Negros - Porto Alegre
4º lugar - Grupo Escoteiro Silva Paes - Rio Grande
5º lugar - Grupo Escoteiro Baependi - Porto Alegre

Fonte: Prefeitura de Esteio - Secretaria Municipal de Articulação Institucional e Comunicação. 
Fotos: DjalmaCorreaPacheco - P.M. Eto.
 
 
 

Nenhum comentário: