sexta-feira, 18 de maio de 2012

No Hospital São Camilo as consultas clínicas estão canceladas devido à superlotação


"Atenção- Devido à superlotação, as consultas clínicas estão canceladas. Pediátricas também canceladas - Direção Técnica. Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje (18), no acolhimento de emergência do Hospital São Camilo, em Esteio.
Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje (18), no acolhimento de emergência do Hospital São Camilo, em Esteio.
Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje (18), no acolhimento de emergência do Hospital São Camilo, em Esteio.

"Todas as consultas estão canceladas até segunda ordem por super lotação. Direção Técnica". Imagens capturadas pelas lentes do Clíck Indiscreto, hoje (18), no acolhimento de emergência do Hospital São Camilo, em Esteio.
População sofre com superlotação e falta de médico pediatra no único hospital de Esteio

A superlotação no Hospital São Camilo em Esteio provocou o cancelamento do atendimento das consultas clínicas até segunda ordem. Com lotação máxima, somente os pacientes de urgência são atendidos. De acordo com cartazes colocados na entrada do acolhimento de emergência, a direção técnica do hospital informa que não há prazo para normalizar os procedimentos.

Segundo a direção técnica, as consultas clínicas e pediátricas estão canceladas até segunda ordem por super lotação. A falta de atendimento aumenta o drama das crianças doentes e de quem está na fila para procedimentos considerados de menor gravidade.

A superlotação e falta de médico pediatra na emergência do único hospital de Esteio, revolta doentes e parentes de pessoas que chegam ao São Camilo esperando pronto atendimento.

Hoje (18), uma das principais reclamações na recepção do Hospital São Camilo de Esteio é a falta de médico pediatra. “Não temos carro nem dinheiro para procurar outro hospital. Não sei o que vou fazer, estou desesperada... só me resta voltar para casa e ver ele morrer”, disse emocionado o familiar de um bebê quando foi informado da falta de atendimento pediátrico.

Uma das falhas na saúde esteiense está nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, de atendimento aos usuários do SUS, onde deveria haver mais médicos. Estamos cansados de saber que nenhuma UBS ou Posto de Saúde de Esteio faz plantão à noite, os médicos não chegam até os pacientes que procuram atendimento básico no Hospital São Camilo, o que congestiona o serviço. O objetivo de pelo menos um posto de Saúde prestar atendimento 24 horas é atender a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para o único hospital da cidade.

O objetivo de uma UBS com atendimento 24 horas é descentralizar o atendimento, dar proximidade à população, acesso aos serviços básicos de saúde e desafogar o nosso hospital. Se o atendimento de uma Unidade Básica de Saúde, for de 24 horas, o Hospital São Camilo não lota e ninguém volta para casa sem atendimento.


Nenhum comentário: