sexta-feira, 25 de maio de 2012

O GATA, promove, protege e defende os direitos dos animais em Esteio


“Quando o ser humano aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante.” (Albert Schweitzer - Nobel da paz, ano de 1952)

O Grupo de Amigos e Tratadores dos Animais GATA, de Esteio começou em 2003, com a união de algumas pessoas que se preocupavam com a destino e o bem estar dos animais abandonados em Esteio. 

  GATA é uma é uma organização não-governamental - ONG, sem fins lucrativos, sediada no município de Esteio que iniciou suas atividades no dia 4 de dezembro de 2003 e  tem como bandeira principal a defesa dos direitos dos animais. Foi fundada por Maria de Fátima de Oliveira Ramos juntamente com Diva Pereira. Ambas que sempre defenderam a causa animal, entenderam que juntando-se poderiam somar esforços com a finalidade de contemplar um maior número de animais.

  Assim surgiu o desejo de desenvolver um projeto de castração de animais de rua que também beneficia  animais tutelados por pessoas que comprovem baixa renda. Atualmente já foram esterilizados aproximadamente 500 animais que se reproduzem de três a quatro vezes ao ano, resultando em milhares de animais que deixaram de circular pelas ruas de Esteio, levando-se em conta que seu crescimento é piramidal, ou seja, se cada fêmea gerar 5 filhotes numa cria, em um ano cada um será responsável pelo nascimento de aproximadamente 500 animais, por isso a grande proliferação de animais que acabam sendo abandonados nas ruas da cidade, daí a importância de castrá-los. 
  Aliada a esta preocupação, o grupo GATA  faz palestras educativas em escolas, associação de moradores e comunidade em geral, em várias cidades da Grande Porto Alegre, sempre pautando a importância da educação ambiental no qual este tema se enquadra.  Orienta a população sobre as dúvidas sobre o assunto relacionado com suas atividades.
O Grupo reúne-se nos primeiros e terceiros sábados do mês na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaia, em Esteio, às l6 horas. O telefone para contato é: (51) 3473-0414.  As reuniões são abertas a comunidade, por isso todos estão convidadoss. O Grupo GATA precisa de mais pessoas interessadas em proteger os animais abandonados. Segundo Maria de Fátima, também serão bem-vindos voluntários de ambos os sexos, de todas idades, “Precisamos de pessoas com novas idéias para inovarmos e crescermos ainda mais. Atualmente somos poucos frente à quantidade de desafios que surgem diariamente”, concluiu.

  Segundo as leis de defesa animal: Lei Federal nº 9.605/1998, Lei Estadual nº 11.915/2003 e Lei Municipal 3.251/2001, é crime maltratar, cometer crueldade e abandonar animais. Pelo bem estar dos animais, denuncie ao Comando Ambiental da Brigada Militar, Polícia Civil e Ministério Público. Portanto denuncie, você não será o autor do processo judicial que porventura seja aberto a pedido do delegado.

  Preste atenção: o Decreto 24.645/34 diz, em seu artigo 1° e 2º (parágrafo 3°): ”Todos os animais existentes no País são tutelados pelo Estado”; “Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Publico, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais” . Na verdade, não é você quem estará abrindo um processo judicial e sim o Estado. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado de Polícia o encaminhará ao Juízo para abertura de ação, onde o Autor será o Estado.

  Um dos objetivos do GATA é melhorar as condições de vida dos animais abandonados nas ruas de Esteio, defender seus direitos e promover ações, entre os esteienses e os animais abandonados, que resultem uma convivência mais harmoniosa.  Por este motivo,convida todas pessoas defensoras dos animais para a grande caminhada  no centro de Esteio contra todo tipo de crueldade e pelos direitos dos animais, que será realizada no dia 28 de abril de 2012 - sábado, a  partir das 9 horas.Concentração em frente à Praça do Expedicionário (Praça do Soldado). Em caso de chuva, fica adiado para o próximo sábado.


O GATA de Esteio não tem abrigo.  Não recolhe nem recebe animais abandonados.
 
 

Nenhum comentário: