sábado, 4 de junho de 2011

Obra CONSTRUÍDA dia 31 de maio, foi DESMANCHADA dois dias depois.




Buraquinho que, dizem, vai captar a água represada pela barreira asfáltica.



Barreira de contenção?


Barreira de contenção e ao lado o buraco de captação da água represada?
Quebra-mola?


Serviço bem caprichado, digo, executado com minúcias e com esmero.
Fotos capturadas hoje, quarta-feira, dia 01 de junho de 2011.

 Um engenheiro classificaria como uma obra necessária ou um "quebra-galho" que não soluciona o problema?

A Prefeitura de Esteio realizou ontem à tarde (31), no bairro Premem um serviço que está chamando a atenção de quem passa pelo local. 

No final da Avenida das Nações, esquina com a Rua Brasil foi construído um pequeno obstáculo de asfalto, possivelmente para contenção de água ou quebra-mola. Considerando que o local da obra é no final de uma avenida e não tem trânsito de veículos, também não existe a necessidade da construção de um quebra-molas, dizem os motoristas. 

No local, foi construída uma mini barreira de contenção, onde as águas pluviais deverão escoar diretamente para um buraco aberto no asfalto. Segundo uma moradora: “o asfalto colocado pela prefeitura é para contenção de água da chuva e vai desviar o fluxo para um pequeno orifício aberto ao lado de uma tampa de esgoto. Para isso,  eles fizeram uma abertura”, explicou.

Um morador explicou que a obra, uma pequena barreira de asfalto na via, uma espécie de quebra-molas, não vai funcionar, não servirá para a contenção de água pluvial nos dias de chuva e complementou dizendo: “uma pequena barreira como essa na via, em minha opinião, não é a maneira adequada para solucionar o problema de enchentes. Se a prefeitura desentupisse os bueiros e a rede pluvial, não seria necessário fazer o que foi feito”, concluiu. 

A água pluvial, aquela provinda das chuvas, que deveria ser  coletada pelos sistemas urbanos de saneamento básico, quando eles não estão entupidos corre livre por cima do asfalto no bairro.
Mas, será que o  engenheiro responsável e encarregado da obra viu o que foi construído, assinou em baixo e acompanhou o projeto e a execução da “barreira de contenção”?  

Agora, depois de olhar as fotos, estamos acreditando que tudo que foi realizado deve estar bem certinho, dentro das normas e procedimentos técnicos da moderna engenharia civil de Esteio, é claro.


Da pra entender?
.........................................................................
 


NOVA OBRA:
Agora a Prefeitura de Esteio mudou de idéia

e a obra CONSTRUÍDA dia 31 de maio, foi DESMANCHADA dois dias depois. 

Veja (abaixo) as novas fotos e compare.











E agora, deu pra entender?






















Nenhum comentário: