sábado, 4 de junho de 2011

Alguns moradores de Esteio deixam lixo e galhos em calçadas após poda de árvores.

Todas as fotos publicadas foram capturadas nos dias 3 e 4 de junho de 2011, em algumas ruas e avenidas do Município de Esteio.

















Galhos de árvores e lixo doméstico largado na calçada, prejudica a população esteiense que enfrenta total falta de acessibilidade.

Muitos esteienses estão preocupados com as podas drásticas em árvores no município e os galhos que são descartados no passeio público. Este mês, a poda drástica começou a ser realizada nas árvores plantadas nas calçadas. O que chama a atenção da população é que algumas árvores tiveram toda a copa arrancada, ficando apenas os troncos. Alguns moradores fazem poda corretiva nas árvores e deixou todos os galhos amontoados sobre a calçada, criando um problema para os pedestres e colocando em risco a segurança das pessoas.

De acordo com um morador, alguns galhos podados são pontudos e podem machucar alguém, além de dificultar a passagem dos pedestres nas calçadas.

A população cobra da Prefeitura de Esteio providências quanto ao recolhimento os galhos e do lixo, reclama da demora e diz que a situação acaba estimulando acúmulo de entulhos. Para piorar a situação, muitos irresponsáveis jogam sacos de lixo, móveis velhos, aparelhos eletrônicos danificados, pneus, animais mortos entre outros, no meio dos galhos e depois fica aquele monte de sujeira atrapalhando a passagem dos pedestres.












A prefeitura deveria providenciar a remoção imediata de galhos, árvores, lixo e outros detritos.  A fiscalização, no mínimo, deveria notificar os relaxados e irresponsáveis.

Pelo que parece, em Esteio tem pessoas executando poda em árvores, sem o menor critério, mesmo quando não existe galhos podres ou algum tipo de interferência em redes elétricas. Todos deveriam saber que uma poda excessiva ou mal executada pode prejudicar a árvore, comprometer sua saúde, oferecer risco de queda ou até matá-la. É sempre importante saber que, em condições normais uma árvore não precisa ser podada. 

A responsabilidade pela arborização da Cidade, através do planejamento, implantação e manutenção das árvores localizadas em ruas, praças e demais logradouros públicos é da Prefeitura de Esteio. A fiscalização, mesmo em propriedade particular, também é obrigação do Poder Público, mas se existe ou não funciona.





















A poda exacerbada de árvores, a falta de critérios ou de fiscalização dos responsáveis pelas podas, cortes ou árvores derrubadas clandestinas, poderá fazer com que o município de Esteio siga na contramão da preservação ambiental.




 Ufa! Ufa! Ufa!


As fotos publicadas foram capturadas nos dias 3 e 4 de junho de 2011, em algumas ruas do Município de Esteio.








Ufa!
Ufa!
Ufa!
Ufa!





Nenhum comentário: