quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como um cadeirante pode subir na calçada em Esteio?

Foto: 14 de junho de 2011, Estação Trensurb, centro de Esteio

Obviamente, que em Esteio o cadeirante tem que procurar auxílio entre os passantes, uma alma caridosa para erguer a sua cadeira e o colocar em cima da calçada. Mas, até quando?

Esteio possui poucas rampas de acesso para se atravessar de uma calçada para outra, obrigação contida na Constituição Federal. Por aqui a população inteira, dita normal, dispõe de pouquíssimas calçadas em condições para transitar. Um idoso, uma criança, um deficiente físico, visual ou um cadeirante enfrentam sérias dificuldades.
Veículos estacionam diariamente em cima da faixa de pedestre.
Na Estação Trensurb, centro de Esteio falta acessibilidade e deficiente visual enfrenta sérias dificuldades.
Em Esteio, no principal terminal de linha do transporte coletivo, ponto de taxi, estação do (Trensurb) metrô de superfície, impossibilita o acesso dos portadores de necessidades especiais às calçadas.  Além de não ter nenhuma rampa de acesso aos cadeirantes, foram colocados vários obstáculos, mas bem pintadinhos de amarelinho, é claro. Esta não é a única irregularidade. A falta de educação também pode ser observada quando alguns motoristas, para piorar a situação, estacionam em cima da faixa de segurança.

Não é de hoje que os cadeirantes por aqui encontram inúmeras dificuldades. Ele é só mais um entre tantos esteienses renegados, excluídos porque são cadeirantes. Como tantos outros portadores de necessidades especiais vivendo em outras cidades espalhadas, eles têm a infelicidade de ser cadeirante. E, o que é pior ainda: em Esteio.



Nenhum comentário: