quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Se a comunidade esteiense não quer cães abandonados nas ruas da cidade devem esterilizar as cadelas







Pelo que parece, as autoridades responsáveis também não estão verdadeiramente incomodados com o grande número de cães de rua que passam o dia inteiro perambulando pela cidade - (fotos 15/09/09/Esteio).

O problema da comunidade esteiense é que grande parte do lixo doméstico é abandonado na via pública ou em terrenos baldios e a carniça faz parte da dieta dos canídeos. Mexer no lixo, para a maioria dos cães, é como pegar uma carcaça de um animal morto na floresta. Em outras palavras: para os cães de rua, o lixo doméstico abandonado contém muito alimento para ele.

O grande número dos cães que vivem perambulando pelas ruas da cidade surge entre os que fogem da residência dos seus donos e não conseguem encontrar o caminho de volta ou não se interessam em voltar. Após algum tempo os cães perdidos, sem fiscalização por parte da municipalidade, começam se adaptando a nova vida na rua e quando ficam com fome, percebem através que é bem fácil encontrar alimentos no lixo.

Bom, daí por diante eles saem rasgando sacos de lixo depositado nas calçadas, ou descartados nos lixões e logo encontram o que procuram. Para sorte dos cães de rua, em Esteio o lixo é um dos mais ricos da Grande Porto Alegre. Aqui os esteienses desperdiçam muito os alimentos e para os cães de rua é um verdadeiro banquete.

Com o passar do tempo na rua, os cães abandonados descobrem os locais mais protegidos para dormirem, habituam-se ao convívio com outros cães de rua, aprendem a circular com segurança no meio do trânsito, muitos cães aparentam estar em boas condições físicas e acostumados com a nova vida que levam.

Infelizmente, diariamente animais vivos, doentes ou mortos, são abandonados no lixo em Esteio e não é possível compreender como há esteienses que cometem uma atitude desta com tanta crueldade, mas sempre é bom relembrar que violentar animais é crime punido por lei.

Nenhum comentário: