quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Atos de vandalismo: A falta de fiscalização não possibilita flagrantes de pichação em Esteio





















Atos de vandalismo em Esteio: reclamações ou avisos de flagrantes podem ser feitos através dos telefones da Brigada Militar, números: 190, 3473-1414 ou da Guarda Municipal 153



Vários abrigos foram instalados nas paradas de ônibus em Esteio. Alguns abrigos há menos de um mês já sofreram atos de vandalismo. Algumas são alvos de pichadores e o assunto já foi abordado em outras postagens do Clíck indiscreto do dia-a-dia. Por falta de educação de muitas pessoas e fiscalização dos órgãos públicos, infelizmente a situação continua, porém, é bom informar aos adeptos da pichação: pichar é crime ambiental, previsto no artigo 65 da Lei 9.605/98, e tem punições e a pena é de três meses a um ano de detenção mais multa.



A maioria dos pichadores não sabe ou não desejam saber é que se a pichação é feita em monumento público ou coisa tombada, a punição passa a ser de seis meses a um ano de detenção, também com o pagamento de multa. A falta de fiscalização não possibilita um flagrante de pichação.



Quando um pichador for pego em fragrante a Guarda Municipal ou a Brigada Militar deveria encaminhar os envolvidos até a delegacia de polícia de Esteio, para ser realizado um boletim de ocorrência ou termo circunstanciado. Os menores de idade, os pais deveriam ser chamados e responsabilizados e a Justiça deveria punir com penas revertidas em serviço comunitário ou ainda em recuperação do bem lesado.



Reclamações ou avisos de flagrantes podem ser feitas através do telefone da polícia, número 190 ou da Guarda Municipal 153. Em relação às paradas de ônibus danificadas pelas pichações. Só acontecem porque os “bondes” querem demarcar território. É uma ação comum entre essas gangues de diferentes bairros ou vilas. Além dos abrigos dos pontos de embarque e desembarque dos usuários do transporte coletivo, o muro do Hospital Municipal São Camilo, Escolas Municipais, residências e empresas particulares, placas de sinalização de trânsito foram alvejado pelos pichadores.



O vandalismo constante na cidade de Esteio, além das pichações o abrigo de proteção das paradas de ônibus, com a falta de manutenção é outro problema que preocupa a população em geral e os usuários em particular, principalmente nos dias de chuva.





Nenhum comentário: