sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Aos 102 anos morre Luiz Alécio Frainer o primeiro prefeito de Esteio



Um homem que viverá eternamente no coração dos esteienses e na história cultural, política e administrativa da cidade



Morreu no município de Tramandaí/RS., na madrugada do dia 09/09/09, o primeiro prefeito de Esteio, Luiz Alécio Frainer, aos 102 anos, devido à falência múltipla de órgãos. Frainer foi eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), administrou Esteio de 28/05/1955 à 31/12/1959, enfrentando dificuldades, como falta de estrutura administrativa de uma cidade recém criada.



Luiz Alécio Frainer nasceu no dia 22 de novembro de 1906, no Município de Guaporé/RS., foi metalúrgico, mas dedicou a maior parte de sua vida ao ramo cinematográfico. Em Esteio, ele se estabeleceu com o Cine Theatro Imperial e o Cine Palácio, integrou-se nos costumes, nas aspirações da comunidade e conquistou inúmeros amigos, chegando a ser eleito primeiro prefeito da cidade.



Segundo Frainer, foram anos difíceis que exigiram muitos sacrifícios, sem conta, dedicação, renúncias e incontáveis noites mal dormidas, tudo para que o novo município fosse instalado e recebesse a primeira administração política e administrativa, alavancando o progresso no dia 28 de fevereiro de 1955. Em toda a primeira administração o entrosamento entre o Poder Público e a comunidade esteiense sempre foi extraordinário, com ajuda mutua e permanente. Quando faltava alguma coisa ou aparecia um problema, um socorria o outro, pois a luta do governo Frainer e da comunidade de Esteio era a mesma, pontilhada de dificuldades, mas ao mesmo tempo repleta de entusiasmo, de muita fé, esperanças e sonhos de um futuro promissor.



A primeira administração de Esteio contou com Luiz Alécio Frainer - Prefeito, Artur Dossena – Vice-prefeito, Ten Aristóteles Clemente dos Santos – Secretário de Administração, Ivo Emílio Werlang – Diretor de Finanças, Gildo Cauduro – Tesoureiro, Percival Lisboa – Sub-prefeito, Leda Boniatti Moraes – Diretora de Ensino. Foi um governo pioneiro, lutando contra todas as dificuldades e conseguiu tornar realidade o sonho acalentado pelos emancipacionistas. Entre eles destacamos os seguintes:



Dr. Julião Rodrigues de Moura, Ten Thomaz de Carvalho Osório, Pedro A. Lerbach, Ver. Padre Sebastião Pacheco, Secundino Ayres, Nemério Carvalho, Almerindo C. da Silva, Lourenço Cesar da Silveira, Lexandre Stoldoni, Walter Freitas, Moacyr Tavares, Adão Ely Johann, Salomão Chamin, Ataliba Devenuto, Ivo Emílio Werlang, Felicíssimo Baroni, Hostilio Limeira, Lourenço Cezar da Silveira, Placinácio Aguirre Escobar, Ivo Alexandre, Linos Möller, Luiz Alécio Frainer, Percival Lisboa, Dr. Oséas V. da Cunha, Francisco Corrêa, Vicente Tessadri, Julio Stroe, Octávio Borges, Jorge de Souza Morais, Henrique Limermaier, Ivo Alexandre, Heraldo Pasqualin, Rudi Bergel, Dejalma P. de Araujo, Gildo Cauduro, Theobaldo Schüller, Antônio Biazzeto, Plínio Jacobus, Ruy Guimarães, Théo Pauluzzi, Ilo José de Albuquerque e o Padre Geraldo Penteado de Queiróz.



Contar em um blog o que foi a batalha do prefeito Luiz Alécio Frainer ao longo dos primeiros quatro anos de governo, em uma cidade recém emancipada, onde a prefeitura não possuía nem local, material permanente ou de expediente para funcionamento, é praticamente impossível, é como escrever uma verdadeira epopéia. A história do prefeito Frainer é a própria história da cidade de Esteio, um cidadão honesto e trabalhador, nascido em uma família pobre, sem títulos universitários, sem recursos financeiros, mas com sua personalidade forte e espírito empreendedor atestou seu valor pelo amor dedicado ao povo esteiense.



O prefeito Frainer, na época, contou com a primeira Câmara Municipal de Vereadores, assim constituída: Ascendino Alves da Silva (PTB), Ilo José Albuquerque (PTB), Darcy Zolin (PTB), José Cunha do Amaral (PL), Francisco de Oliveira (PTB), Linos Möller (PSD) e Lizandro Araújo Filho (PTB)



Em dado momento da vida pública esteiense, muitos políticos foram obrigados a abandonar a vida social, política e familiar, pela opressão militar, mas não abandonaram a luta, seus sonhos e nem os seus ideais. Mas Luiz Frainer teve melhor sorte, não estava mais no governo e passou incólume pelos anos de chumbo na sua trincheira impugnável, depois foi viver no município de Tramandaí, até o dia 9 de setembro de 2009, quando foi convocado pelo Grande Geômetra do Universo para uma nova missão, do outro lado da vida.



O ex-prefeito de Esteio foi velado e seputado em Tramandaí, onde viveu nos últimos anos. Com a sua partida, depois de 102 anos na manifestação física, estão de luto seus familiares, amigos que são incontáveis, seus admiradores, a comunidade esteiense e sua amada cidade de Esteio. Luiz Alécio Frainer era, incontestavelmente, pelo seu trabalho, pela sua luta, pelo seu esforço, pelo seu caráter, pela sua atuação e pelo muito que conseguiu realizar pela nossa cidade, uma verdadeira instituição pública.



Neste momento de dor em que Esteio perde um dos seus mais ilustres cidadãos, os esteienses um grande amigo e a política um companheiro das primeiras lutas, fica conosco a sua saudade imensa e a certeza absoluta de que a obra que construiu com idealismo sadio, com muito amor e dignidade e não menor esforço e pertinácia, o Município de Esteio vai continuar sendo a cidade do trabalho e do progresso e um exemplo de civismo e de valor.



Certamente que lá no mundo dos espíritos, Luiz Alécio Frainer continuará administrando um grande município celestial, sendo substituido alternadamente por Galvani Dorneles Guedes, Adão Ely Johann, Clodovino Soares, Juan Pio Germano, e Lizandro Araújo Filho, Ex-prefeitos de Esteio, para os quais desde já peço que reservem algum espaço para que outros esteienses ocupem, no momento em que cada um vá deixando o seu corpo físico.

Nenhum comentário: