segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Esteio contabiliza prejuízos com o vandalismo





































Em Esteio os vândalos não estão preocupados com as placas de sinalização de trânsito. A lei prevê pena de detenção, de um a seis meses, ou multa, de acordo com o Código Penal Brasileiro para quem destruir ou inutilizar o patrimônio público, mas quem não está nem um pouco preocupado com os efeitos da lei são os vândalos que, na ausência de fiscalização e policiamento, continuam agindo livremente na cidade.



Por aqui está cada vez mais comum ver o patrimônio público danificado pelo vandalismo. Lâmpadas de postes de iluminação pública, abrigos das paradas de ônibus e lixeiras quebradas ou queimadas. O Cemitério Municipal 2 de Novembro também é vítima da destruição de túmulos e furto de porta fotografias e outros objetos de metal.



O estrago que os vândalos também fazem na sinalização de trânsito, nas praças públicas causam prejuízos enormes para o Município. Em Esteio é possível perceber que várias placas foram quebradas e jogadas no passeio público ou canteiros, prejudicando o trânsito. Quem passa diariamente pelas ruas e avenidas da cidade, seja a pé ou de carro, pode perceber a falta de inúmeras placas de sinalização de trânsito.



Os comerciantes de Esteio contabilizam os prejuízos de cadeados arrombados, fachada dos prédios com pichações, vidros quebrados e ainda são vítimas de pequenos furtos. Nos banheiros, os vasos sanitários e as torneiras são constantemente arrancados, os bancos das praças quebrados. Um banco que ficava em frente a pira do fogo simbólico no prédio da Prefeitura de Esteio também foi furtado (Sic...) causando prejuízo aos cofres públicos.



Essas ações, além de gerar custos extras para o município, que poderiam ser investidos em novas obras, Asfaltamento, recuperação de ruas e avenidas, Infra-estrutura, educação, segurança, habitação e saúde, prejudicando o desenvolvimento da cidade e proporcionando a sensação de abandono e insegurança.

Nenhum comentário: