sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A bandeira do município está a meio-mastro no Paço Municipal Clodovino Soares em sinal de luto pela morte do primeiro prefeito de Esteio




O Prefeito de Esteio Gilmar Rinaldi ordenou que a bandeira do município hasteada em frente ao prédio da Prefeitura ondule a meio-mastro em sinal de luto pela morte do primeiro prefeito da cidade.

A bandeira de Esteio está a meio-mastro ou a meia-adriça, desde 09/09/09, nas repartições públicas do município, em sinal de luto pelo falecimento do Ex-prefeito Luiz Alécio Frainer, conforme decreto baixado pelo atual prefeito, que decretou luto oficial de três dias em todo município, em decorrência da morte do primeiro prefeito de Esteio.

A comunidade de Esteio está de luto desde a madrugada de quarta-feira, dia 09 de setembro de 2009 quando faleceu aos 102 anos, vítima de falência multiplica de órgãos, o ex-prefeito Frainer, na cidade de Tramandaí onde estava residindo. Frainer governou a cidade de Esteio durante quatro anos, entre 1955 e 1959.

A morte do ex-prefeito foi lamentada por muitos esteienses que conviveram com ele e solicitarão do Poder Legislativo que, com um Voto de Pesar pela perda irreparável, registre a sua importância como cidadão e político para a vida esteiense, ressaltando a trajetória política e os feitos deste ilustre cidadão, atuante e apaixonado pela cidade de Esteio. “Sentimos muito pelo desaparecimento de uma figura tão querida que tanto honrou a sua atuação na cidade de Esteio, sempre em prol do interesse da maioria dos esteienses, destacou um antigo morador da Avenida Padre Claret.

De acordo com a dona Irene, Frainer fez da política social sua missão de vida, realizando grandes conquistas em favor da população. “Lamentamos a perda de uma pessoa que tinha verdadeiro amor pela cidade e que se transformou em um líder político, em sua época. "Ele certamente deixará saudades e o nosso sentimento de pesar é um conforto para os seus familiares”, afirmou.


Saiba mais sobre o hasteamento das bandeiras a meio-mastro:
A Bandeira Nacional do Brasil sempre ficará a meio-mastro quando o presidente da República decretar luto oficial do País. Este ato significa que o Brasil está de luto, a bandeira do Brasil hasteada a meio-mastro e pela legislação vigente é luto nacional, perda irreparável, um reconhecimento do país a uma perda importante.

Se o luto for decretado pelo presidente da República, todas as bandeiras descerão a meio-mastro. Luto decretado pela governadora do Estado, a bandeira nacional ficará hasteada normalmente e as demais descem a meio-mastro. Mas se o luto for decretado pelo prefeito municipal, apenas a bandeira do Município descerá a meio-mastro.

No hasteamento e no arriamento, a bandeira deverá ser levada inicialmente até o topo. Em marcha, o luto deverá ser assinalado por um laço de crepe, na cor preta, atado junto à lança. Bandeira a “meio-pau” é uma palavra utilizada exclusivamente pela Marinha. Meia-adriça diz-se de bandeira içada até 2/3 da distância vertical que vai do lais da verga ou do tope do mastro ao local de onde foi içada a meio.

Nenhum comentário: