quarta-feira, 16 de setembro de 2009

2ª Parada Livre: Esteio multi-colorido para receber gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e simpatizantes







A multi-colorida 2ª Parada Livre da cidade conta com o apoio do Gabinete do Prefeito de Esteio, Coordenadoria de Igualdade e Direitos Humanos, Caroline Rogê e ONG Amigos da Diversidade.


Em 2008 foi realizada a primeira Parada Livre de Esteio, um evento destinado a gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e simpatizantes, com a presença milhares de participantes. A Parada Livre em 2009 será comemorada no domingo, dia 4 de outubro, na Rua Garibaldi esquina com Avenida Presidente Vargas, na “Rua Coberta”, ao lado do Clube Aliança. A concentração será realizada a partir das 13 horas, está sendo esperado um público de milhões de participantes, pessoas que se deslocam de diversas cidades brasileiras e algumas do exterior para fazer parte da festa mais alegre e colorida da região.


Muitos esteienses acreditam que os valores de muitos gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e simpatizantes não são mais os mesmo, eles mudaram e as formas de luta também, porque a nossa comunidade ainda é muito preconceituosa, mas aos poucos, com manifestações públicas como a Parada Livre, ela vai se acostumando com as cores do arco-íris que só tende a crescer na multidão, seja por fisiologismo, interesse financeiro, festivo, político ou não.


A 2ª Parada Livre – 2009, em Esteio, vai contar com a presença de atrações Drags, apresentação de Carolina Rogê, Gogo Boys, músicos locais, Escola de Samba Filhos da Candinha, Dj’s, Praça de alimentação, Trio Elétrico e Festa de pós-parada no Pub da 24, mas deveria prever também a realização de uma feira de saúde, por exemplo, com um trabalho de aconselhamento, realização do teste rápido para detecção do vírus HIV, diversas ações de saúde, pública, feiras, exposições, entre outras atividades culturais, beneficentes e sociais.


Certamente que a Parada Livre existe para que os direitos coloridos sejam respeitados em Esteio. A mim me parece que o movimento tem a intenção de conscientizar os esteienses de que os gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e simpatizantes também têm seus direitos e devem ser respeitados.


A 2ª Parada Livre que será realizada em Esteio, se bem organizada poderá envolver a comunidade esteiense na luta para que a conquista pelos direitos dos g
ays, lésbicas, bissexuais, transexuais, travestis e simpatizantes, sejam uma política pública municipal e não apenas a iniciativa de uma ou outra pessoa com ações isoladas.


Se você ainda não participou de alguma dessas festas, é melhor não ficar de fora “tocando o pau", poderá ser uma boa oportunidade para prestigiar a saída do “armário” de muitos conterrâneos nossos.

Nenhum comentário: