quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Esteio: Fogo Simbólico aceso na pira não representa plenamente o respeito aos símbolos nacionais













A pátria abandonada - Civis assumem guarda da pira na Redenção



Quebrando uma tradição, o Fogo Simbólico ficou sem sentinela durante parte da manhã de ontem, na redenção, indignados, com o descaso quatros usuários do parque montaram uma guarda.



Resumo da Notícia: Quatro freqüentadores do Parque Farroupilha viram a Chama Simbólica desguarnecida e assumiram a guarda do símbolo da Semana da Pátria.



Quem passou pelo Monumento ao Expedicionário, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no fim da manhã de ontem, assistiu a uma cena no mínimo estranha.



Quatro homens em trajes esportivos estavam postados em volta da pira da Pátria. “Corremos por aqui diariamente. Quando percebemos que a pira estava sem sentinela, resolvemos cuidar deste patrimônio da Pátria”, disse o advogado Jorge Nei Silveira, 63 anos. Jorge, o agropecuarista Carlos Almeida, 48 anos, o reservista Ivan Alves, 60 anos e o servidor público Francisco Lemos, 48 anos, assumiram a guarda da pira das 10h às 12h.



(Matéria publicada no Diário Gaúcho - Grupo RBS, edição de 05 de setembro de 2003, Capa e Página 03)





É necessário difundir entre os esteienses os ideais da nossa Pátria, mas o abandono do Fogo Simbólico em Esteio dá um exemplo bem claro, de como não florescer o patriotismo em nossa comunidade.




Na pira, em frente ao Paço Municipal Clodovino Soares, sede da Prefeitura de Esteio está aceso o Fogo Simbólico, que segundo as tradições cultivadas pela nossa gente, faz parte da programação para a Semana da Pátria. Nesta programação, antigamente as escolas municipais esteienses guardavam o Fogo Simbólico durante o dia. À noite, os Centros de Tradições Gaúchas ou Piquetes formados por tradicionalistas, assumiam o posto, revezando-se durante toda a Semana da Pátria que se encerrava no dia 7 de setembro.



Mesmo que alguns digam que durante o ano a guarda da chama é de responsabilidade da Liga de Defesa Nacional e que não é preciso ficar alguém todo o tempo em volta da pira, estranhamente o Fogo Simbólico de Esteio, foi abandonado em plena Semana da Pátria. Está lá, aceso, vivo e brilhante, mas solitário o dia inteiro, velando pelo descaso das autoridades e de todos esteienses.




Segundo a Liga de Defesa Nacional, que é uma Entidade Cívico Cultural, fundada no dia 07 de setembro de 1916, que se destaca na promoção de atividades voltadas para a difusão do civismo e do patriotismo dos brasileiros, o Fogo Simbólico foi aceso pela primeira vez há 72 anos, na cidade de Pistóia, na Itália, em memória dos 457 pracinhas brasileiros, mortos na II Guerra Mundial e enterrados naquela cidade. “O Fogo Simbólico é um exemplo do que deve ser seguido, um enaltecimento ao sentimento de amor pela pátria, pela paz, pela liberdade e pela soberania. É necessário difundir entre os brasileiros os ideais da pátria, para que todos possam compreender a importância de sua participação na formação de um Brasil mais justo, mais ético”.



Quando constatamos que os alunos das escolas esteienses não estão interessados em Fogo Simbólico, Semana da Pátria, Bandeira de Esteio, hinos Nacional, do Estado e do Município, é porque o Poder Público Municipal também não está fazendo a sua parte, levando até eles o civismo e o patriotismo. Infelizmente os tempos mudaram e pelo que parece, para pior. É claro!

Nenhum comentário: