sábado, 26 de setembro de 2009

Poluição dos arroios e pequenas sangas de Esteio











Em Esteio o impacto ambiental urbano pode ser medido pela péssima qualidade da água dos arroios Esteio e Sapucaia que atravessam a cidade, demonstrando que o incremento da densidade de edificação e das atividades ao longo de seus cursos estão aumentando o impacto ambiental.



O cheiro desagradável típico dos arroios Esteio e Sapucaia podem ser constatado com uma simples presença no local. As sangas poluídas e o esgoto doméstico
se fundem com os arroios, que recebem o lixo que é lançado em suas águas. Nas margens, principalmente de um lado, são construídas, irregularmente várias casinhas de madeira. O clíck indiscreto do dia-a-dia pode constatar as margens dos arroios e sangas, latrinas, canos de esgoto, porcos, cavalos e galinhas.



Dentro dos arroios e sangas é descartado muito lixo: carcaças de fogão, geladeira, máquina de lavar, os indefectíveis pneus, pára-choque de veículos, sacolas plásticas, garrafas pet, muito material de construção, móveis velhos, embalagens diversas e animais mortos.



A poluição da água dos pequenos arroios e sangas de Esteio está preocupando os moradores da cidade, principalmente os que vivem próximo a estes locais poluídos. Os arroios e sangas certamente estão colocando em risco a saúde da população mais pobre, cujas habitações são precárias; muitas delas às margens dos arroios, valos ou sangas, onde as crianças brincam em suas águas poluídas.




Esta situação é de conhecimento da maior parte da população e principalmente das autoridades municipais. Infelizmente tem havido total omissão de todos em solucionar o problema.

Nenhum comentário: