quinta-feira, 12 de julho de 2012

Superlotação e consultas canceladas no único hospital de Esteio, revolta doentes e parentes de pessoas que chegam ao São Camilo esperando atendimento.


Imagens capturadas pelas lentes do clík indiscreto, hoje (12), na porta externa da Unidade de Emergência de atendimento público do Hospital São Camilo, em Esteio.
Imagens capturadas pelas lentes do clík indiscreto, hoje (12), na porta externa da Unidade de Emergência de atendimento público do Hospital São Camilo, em Esteio.


A superlotação no Hospital São Camilo em Esteio (RS) provocou o cancelamento de todas as consultas. De acordo com a direção técnica do hospital, não há prazo para normalizar o atendimento

"Sorria, você está sendo filmado": as câmeras de monitoramento para segurança do Hospital São Camilo agora estão de olho nos esteienses. 


"Não use o nome de Deus em vão; Não use o nome de Deus em vão, irmão; Não use o nome de Deus em vão; Não use remédios sem orientação...SORRIA! Você tá sendo filmado; SORRIA! Você tá sendo observado; SORRIA! Você tá sendo controlado; 'Cê tá sendo filmado! 'cê tá sendo filmado!", diz Gabriel Pensador.
As novas câmeras de segurança do hospital São Camilo foram instaladas na parte externa do prédio, mas ninguém sabe ao certo o que elas estão vigiado ou protegendo. Esperamos que o investimento seja útil, principalmente para pacientes e funcionários.
Falta médico e o hospital está com super lotação, mas a nova câmera monitora a entrada do acolhimento de emergência.
Nova câmera de segurança foi instalada recentemente no Hospital São Camilo e a administração recebe  muitas críticas: "Estamos precisando é de médico, medicamento, exame laboratorial e baixa hospitalar", dizem.
Entrada principal do Hospital São Camilo. Imagens capturadas pelas lentes do clík indiscreto, hoje (12), em Esteio.


Acolhimento na Unidade de Emergência do Hospital São Camilo. Imagens capturadas pelas lentes do clík indiscreto, hoje (12), em Esteio.

 No Hospital São Camilo de Esteio os atendimentos às pessoas que estão internadas está mantido, mas as consultas médicas foram canceladas, até segunda ordem, informa a direção técnica.

Esteienses que procuram atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital São Camilo estão indignados. Nos últimos meses a falta de médico, principalmente Pediatra, no hospital é preocupante. Também faltam médicos em alguns postos de saúde e o atendimento é limitado a poucas fichas em outros, dizem os reclamantes.

A superlotação no Hospital São Camilo provocou o cancelamento do atendimento das consultas até segunda ordem. Com lotação máxima, segundo a direção técnica, somente os pacientes de urgência serão atendidos. De acordo com cartazes colocados na entrada do acolhimento de emergência, a direção técnica do hospital informa que não há prazo para normalizar os procedimentos.

Todas as consultas estão canceladas até segunda ordem por super lotação. A falta de atendimento aumenta o drama, principalmente das crianças doentes e de quem está na fila para procedimentos considerados de menor gravidade.
 

Nos últimos meses, uma das principais reclamações na recepção do Hospital São Camilo de Esteio é a falta de médico pediatra. Na postagem do dia 18/05, publicamos o desabafo de um pai: “Não temos carro nem dinheiro para procurar outro hospital. Não sei o que vou fazer, estou desesperado... só me resta voltar para casa e ver ele morrer”, disse emocionado o familiar de um bebê quando foi informado da falta de atendimento pediátrico. A mim me parece que de lá para cá a situação não mudou muito 


 O Hospital São Camilo sempre prestou relevantes serviços a comunidade esteiense, mas nos últimos tempos, foi transformado em fundação e a mim me parece que está com sérios problemas. Segundo alguns pacientes e funcionários faltam material, falta médico, falta equipamentos, falta manutenção. No fim da história quem realmente perde é a comunidade esteiense porque muitas vezes são atendidos por servidores zelosos, mas sobrecarregados de trabalho e com falta de material, mesmo assim ainda tem pessoas que culpam os servidores. Infelizmente, ás vezes, eles tem que improvisar para atender, recebendo baixos salários, inúmeras reclamações pela falta de médicos, falta de material para procedimento e são obrigados a trabalhar mesmo assim. Se a culpa não é dos gestores e das autoridades políticas de Esteio, muito menos dos simples servidores do hospital.

 

Uma das falhas na saúde esteiense está nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, de atendimento aos usuários do SUS, onde deveria haver mais médicos. Estamos cansados de saber que nenhuma UBS ou Posto de Saúde de Esteio faz plantão à noite, os médicos não chegam até os pacientes que procuram atendimento básico no Hospital São Camilo, o que congestiona o serviço. O objetivo de pelo menos um posto de Saúde prestar atendimento 24 horas é atender a maioria dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para o único hospital da cidade.


O objetivo de uma Unidade Básica de Saúde - UBS com atendimento 24 horas é descentralizar o atendimento, dar proximidade à população, acesso aos serviços básicos de saúde e desafogar o hospital. Se o atendimento de uma UBS for de 24 horas, o Hospital São Camilo não lota e ninguém volta para casa sem atendimento.




Nenhum comentário: