sábado, 15 de agosto de 2009

Usuários do Hospital Municipal de Esteio têm sofrido com a constante falta de médicos e superlotação.








O Hospital Municipal São Camilo é o único da cidade e responde pelo atendimento de emergência, realizado pelo Sistema Único de Saúde. Pacientes, ás vezes, não encontram médicos ou aguardam dias por uma vaga no hospital.

A crise na saúde de Esteio, na Região Metropolitana passa pelo Hospital São Camilo, que já foi considerado como referência no atendimento de emergência na região e hoje (15/08/09), está superlotado.

A direção do Hospital São Camilo está informando a população esteiense que por motivo de superlotação serão atendidos somente os casos de emergência, avaliados pela equipe de acolhimento. Considerando que hoje é sábado, amanhã domingo e os Postos de Saúde estarão fechados, onde é que os esteienses doentes serão atendidos?

O atendimento de emergência em Esteio há muito tempo sofre por falta de médicos e de vagas para internação. Pacientes aguardam dias por um leito e ninguém consegue solucionar definitivamente o problema.

Em minha opinião o aumento das filas na emergência do hospital não está relacionado à superlotação dos leitos. A urgente reestruturação da rede de atenção básica, principalmente nos postos de saúde, a contratação de mais profissionais, com salários dignos e a criação de um núcleo interno de regulação de leitos, certamente acabariam com a pressão nos serviços de emergência do São Camilo, e resolveriam a questão da superlotação.

A maioria das pessoas que estão na fila do Hospital São Camilo, por exemplo, poderiam ser atendidas em um Centro de Saúde, com uma Unidade de Pronto-Atendimento, 24 horas, respeitando a criação de estratégias que desviem a lotação da porta de emergência do hospital.

Nenhum comentário: