sábado, 15 de agosto de 2009

No São Camilo o buraco é mais em baixo






É muito triste pensar que o problema do buraco em frente ao Hospital São Camilo, não é tão simples assim. Lá “O buraco é mais embaixo”, mas como moral da história, melhor é ficar de olho bem aberto para saber onde é o verdadeiro buraco, do que acabar em um como este fotografado em frente ao Hospital de Esteio.

Esteio dos Buracos, buracolância e outros sinônimos imperam nos grupos de pessoas que se reúnem para falar dos problemas em relação ao calçamento da cidade. É irônico pensar que mensalmente voltamos ao tema da pavimentação da cidade. A nossa cidade é considerada uma jovem senhora que ainda não entrou na “melhor idade”, mas completou 54 anos repletos de ruas, avenidas e estradas esburacadas e muitos buracos, ainda estão espalhados em seu passeio público.

O buraco mais recente e que chama atenção para um mal que anda atacando as nossas sofridas calçadas, estava de saída do Hospital Municipal São Camilo, quando foi atendido pelos “doutores” das obras, mas neste final de semana, para surpresa e preocupação de todos, o “paciente” foi abandonado na saída da tradicional Casa de Saúde esteiense. O “borrachudo” ou cano quebrado, apelido do malfeitor que produz uma cicatriz no asfalto da rampa de saída não deixa de ser engraçado.

Com sutileza o bicho “borrachudo” que anda solto na maioria das ruas da cidade, arma algumas arapucas para os pedestres e motoristas distraídos. O bicho apareceu lá pelo São Camilo contraído por dois canos da rede pluvial quebrados. Depois de vários meses abandonado (O Clíck indiscreto do dia-a-dia mostrou o buraco no dia 07/02/2009, veja nas postagens anteriores, aqui nesse blog), deve ser paciente do SUS, ele começou a ser tratado no dia 12/08/2009. Só começou, pois o tratamento foi suspenso temporariamente no dia 14/08/2009.

Quarta-feira, dia 12/08/09, ás 13h 30min., para felicidade de todos e o bem geral da cidade, dois funcionários da Secretaria de Obras foram deixados com suas ferramentas no local. Segundo moradores, às 14h 30min. Eles foram embora. Não iniciaram o serviço porque não receberam orientação sobre os procedimentos (Sic...).

Quinta-feira, dia 13/08/09, pela manhã compareceram dois funcionários, com ferramentas e material (2 canos, areia, cimento, etc...), abriram o buraco para substituir os dois canos quebrados. O pessoal do transporte esqueceu-se de buscar os dois para o almoço.

Sexta-feira, 14/08/09, os canos quebrados foram substituídos, ás 14 horas um caminhão e uma máquina compareceram no local, recolheram o material que sobrou e às 15h 45min., todos encerraram o expediente, prometendo voltar na próxima segunda-feira, dia 17/08/09, para concluir o serviço. (Sic...)

O problema é que o “pequeno” buraquinho, que se transformou em um grande buracão, fica na única saída do Hospital Municipal São Camilo de Esteio. Será que não foi possível, pelo menos completar o buraco com areia, brita ou proteger com uma chapa de aço para não impedir o trânsito de veículos, neste fim de semana?

Um cidadão que trabalha nas imediações do hospital disse ontem, sexta-feira, dia 14/08/09,: "Aqui um ciclista desatento, caiu dentro do buraco, uma viatura policial, na marcha ré, bateu em várias motocicletas que estavam estacionadas e por sorte ainda não aconteceu um acidente ainda mais grave", concluiu.

Considerando que a entrada de emergência é a única saída de veículos do hospital, excepcionalmente são pela única e pequena via, que a visibilidade dos motoristas, devido aos muros altos, não é das melhores, que em caso de emergência a maioria dos veículos chegam em alta velocidade e que não foi providenciado nenhuma placa de sinalização alertando os motoristas que o fluxo de trânsito veicular, na entrada de emergência circula em dois sentidos, até segunda-feira, 17/08/09, quando dizem será concluida a obra... vamos rezar.

Nenhum comentário: