sábado, 1 de agosto de 2009

Corte de galhos e remoção de árvores sem critério pode acabar com o patrimônio ambiental de Esteio


















Pelo que parece, em Esteio tem pessoas executando poda em árvores, mesmo quando não existe galhos podres ou algum tipo de interferência em redes elétricas.



Todos deveriam saber que mesmo uma árvore estando dentro de uma propriedade particular, a poda somente deveria ser executada após as recomendações de um profissional habilitado e com autorização da Prefeitura, porque uma poda excessiva ou mal executada pode prejudicar a árvore, comprometer sua saúde, oferecer risco de queda ou até matá-la. É sempre importante saber que, em condições normais uma árvore não precisa ser podada.


A responsabilidade pela arborização da Cidade, através do planejamento, implantação e manutenção das árvores localizadas em ruas, praças e demais logradouros públicos é da Prefeitura de Esteio. A fiscalização, mesmo em propriedade particular, também é obrigação do Poder Público.


A poda exacerbada de árvores, a falta de critérios ou de fiscalização dos responsáveis pelas podas, cortes ou árvores derrubadas clandestinas, poderá fazer com que o município de Esteio siga na contramão da preservação ambiental.


A poda é importante para evitar acidentes em caso de tempestades. Quanto maior e mais alta a copa das árvores, mais resistência elas oferecem em casos de ventos fortes em que pode ocorrer uma queda. Nos dias de tempestade várias árvores em Esteio já danificaram veículos e residências


O mais importante é você não se esquecer de olhar um pouco mais para as nossas árvores, observando a importância delas para você, sua família, vizinhança e até mesmo para a Cidade, ajudando a preservá-las.



Nenhum comentário: