quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Prédio do antigo Seminário Claretiano continua abandonado











A pedra fundamental do Seminário Claretiano foi colocada no dia 29/12/1940, a inauguração realizada no dia 19/03/1941, abrigando jovens na formação sacerdotal até o dia 01/12/1990, quando o Seminário encerrou suas atividades e na madrugada do dia 13/08/2005, o prédio foi destruído por um incêndio criminoso.



Hoje dia 13 de agosto faz quatro anos que o antigo prédio do Seminário Claretiano foi incendiado e infelizmente, ainda está completamente abandonado. Durante dez anos o senhor João, antigo funcionário da Congregação dos Padres Claretianos e o Padre André Carbonera, os únicos moradores e zeladores do prédio foram embora, por falta de verbas, o contrato com a empresa de segurança de patrimônio, zeladora das ruínas do prédio não foi renovado.



Na entrevista concedida pela Presidente da AMPAC, ao Jornal Destaque, edição de quinta-feira, dia 13/08/2009, Especial - Seminário Claretiano - .. na mudança da atual administração, a limpeza foi deixada de lado, como também não foi renovado o contrato com a empresa de segurança que prestava serviços de zeladoria no terreno. "foi informado que o custo para manter o serviço de segurança era elevado e que a Guarda Municipal realizaria constantemente vigílias, coibindo a entrada, principalmente de usuários de drogas e assaltantes. Mas ultimamente isso não está acontecendo e os moradores presenciam diariamente cenas de vandalismo no local", destacou.



Considerando a opinião da Presidente e representante da Associação de Moradores, a Guarda Municipal de Esteio encarregada de realizar vigílias constantes, do que sobrou do prédio depois do sinistro, coibindo a entrada de usuário de drogas e marginais não tem aparecido por lá e os vândalos novamente tomaram conta do local.



Para lembrar a data, mobilizar a comunidade esteiense no sentido de evitar a total destruição de um dos prédios históricos mais antigos de Esteio e que o espaço, depois de reformado, seja utilizado em benefício da comunidade, a Associação dos Moradores do Parque Amador e Claret (AMPAC), colocou uma faixa em um terreno localizado na Avenida Padre Claret, esquina com a Rua Novo Hamburgo, na parada 10, interior de Esteio.

Nenhum comentário: