sábado, 15 de agosto de 2009

Na Pracinha do Premem as floreiras que nunca foram utilizadas se transformaram em lixeiras.
















A responsabilidade pela conservação da maioria das calçadas cabe ao proprietário do imóvel. Já as calçadas dos prédios públicos municipais, as praças e a fiscalização, deveria ficar a cargo da Prefeitura de Esteio.

Em vez de servir para o lazer, segurança e proteção, algumas praças e passeios públicos de Esteio são verdadeiras armadilhas para pedestres, principalmente aos idosos, crianças, deficientes físicos e visuais. Buracos, raízes de árvores, materiais de construção, lixo, falta de sanitário e água são algumas das barreiras que os esteienses têm que superar para se utilizar das nossas praças ou se deslocar por algumas calçadas da cidade. E os desafios não param por aí. Após desviar dessas barreiras, os esteienses, muitas vezes, encontram as praças sem aparelhos infantis, sanitários e bancos. Disputam espaço com andarilhos, mendigos, marginais e animais de rua.

Diariamente temos assistido a dificuldade que as crianças e os idosos encontram para utilizar algumas praças. Abandonadas, sem calçamento no passeio público, as raízes das árvores ficam expostas no interior das praças, com calçadas esburacadas oferecendo perigo aos usuários. Muitos lugares, na área central nem passeio público decente elas têm, muito menos fiscalização.

Sem rampas para cadeirantes, a Praça Ascendino Alves da Silva (Praça do Premem), por exemplo, representa muitas outras. Lá, as floreiras que nunca foram utilizadas, servem como depósito de lixo, alguns bancos estão quebrados, não existe nenhum aparelho infantil, enferrujados, em péssimo estado de conservação, foram retirados pela Prefeitura há mais de cinco anos. Nos dias de chuva a praça fica intransitável devido a lama, porque não tem calçamento no seu interior. Não existe sanitários públicos, eles e o quiosque foram destruídos pela própria Prefeitura (desperdício de dinheiro público). Sem zelador, a Praçinha do Premem serve para encontro de marginais, principalmente à noite.

Nenhum comentário: