quinta-feira, 7 de abril de 2011

Turnê Fora do Eixo em Esteio

Podem participar Músicos, produtores, jornalistas, atores, artistas plásticos, ou qualquer pessoa interessada em ajudar no crescimento cultural de Esteio.

As Turnês Fora do Eixo promovem a circulação de artistas, grupos e outros agentes da cadeia produtiva e criativa da música por todo o país. 

 Trabalhando a partir dos princípios do Circuito Fora do Eixo, utilizando ferramentas como hospedagem e alimentação solidária, troca de serviços e otimização de custos, as turnês vem se tornando cada vez mais sustentáveis, proporcionando um excelente canal de circulação de produtos culturais e troca de informação. O objetivo principal do projeto é sistematizar plataformas sólidas para a circulação de artistas que possam interagir ainda mais entre si e com seu próprio público, se conectar, viajar e conhecer outras realidades.

Atualmente, as turnês circulam pelos mais de 70 Pontos Fora do Eixo em todo o Brasil e cada um deles é responsável por agendar os espaços de apresentação/show; definir a programação do evento; divulgar o evento, a turnê e os artistas/grupos circulantes; fazer o atendimento dos artistas/grupos (hospedagem, alimentação, traslado local); realizar assessoria de Imprensa (agendar pautas com imprensa local) e, por fim, encaminhar a banda para o próximo Ponto de recepção.

Circuito Fora do Eixo é uma rede de trabalhos concebida por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul no final de 2005. Começou com uma parceria entre produtores das cidades de Cuiabá (MT), Rio Branco (AC), Uberlândia (MG) e Londrina (PR), que queriam estimular a circulação de bandas, o intercâmbio de tecnologia de produção e o escoamento de produtos nesta rota desde então batizada de "Circuito Fora do Eixo". 

A rede cresceu e as relações de mercado se tornaram ainda mais favoráveis às pequenas iniciativas do setor da música, já que os novos desafios da indústria fonográfica em função da facilidade de acesso à qualquer informação criou solo ainda mais fértil para os pequenos empreendimentos, especialmente àqueles com características mais cooperativas.

Iniciativas como o Cubo card, de Cuiabá, ou os festivais que se proliferavam em toda a rede mostraram ser possível produzir em escala auto-sustentável, pautando-se sobretudo no contato direto com produtores de outros estados, através de uma rede de informações e sob uma lógica da união de pequenos em prol de grandes ações.

Hoje o Circuito Fora do Eixo está em 25, das 27 unidades federativas do Brasil. O sul, o centro-oeste, o sudeste e o norte são regiões totalmente associados, já que contam com todos os estados inclusos.

 Daí iniciativas como o Grito Rock América do Sul, que já vem demonstrando avanço nas relações com a América Latina (Em 2010, das 74 cidades participantes, 4 são de cidades provenientes da Argentina, Bolívia e Uruguai) e também o Festival Fora do Eixo, que em 2010 foi mais uma vez capitaneado em São Paulo, o maior centro logístico do país, além de ter recebido uma edição também no Rio de Janeiro.

Sem contar, finalmente, o Portal Fora do Eixo, que inaugurou uma tão almejada etapa de ocupação de espaços mais bem estruturada na web, facilitando assim o acesso do público ao numeroso banco de dados que vem sendo engendrado pelo circuito em todo o país. Em fevereiro, o Portal entrou em uma nova fase, sendo inaugurado em formato de Portal de Noticias e Rede Social, permitindo uma maior troca de tecnologias.

 http://foradoeixo.org.br/institucional

Coletivos são grupos de pessoas de uma mesma cidade com o objetivo de fomentar a cultura local. A intenção dos coletivos não é simplesmente produzir eventos, mas melhorar as estruturas existentes, criando mais espaços para que os artistas possam mostrar seu trabalho.


Quem pode participar

Músicos, produtores, jornalistas, atores, artistas plásticos, ou qualquer pessoa interessada em ajudar no crescimento cultural de Esteio, independente de ter algum trabalho artístico. Para fazer parte voluntariamente do coletivo, basta querer trabalhar junto e entender a proposta. 
Portanto, se você é ligado à cultura, e tem interesse em participar, estimulando a realização de eventos em Esteio, entre em contato, través do e-mail:contatotomada@gmail.com.

Coletivo Tomada - Esteio-RS
Twitter - @contatotomada

Nenhum comentário: