domingo, 3 de abril de 2011

Samu começa a funcionar em Esteio

Foto Adriano Rocha - comunicação PM Esteio
A partir do dia 29 de março, os esteienses passaram a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na cidade. O atendimento poderá ser solicitado através do telefone 192 em casos de emergência e urgência, quando há risco de morte da pessoa envolvida.

 A instalação do Samu vai complementar os atendimentos de emergência realizados pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Corpo de Bombeiros, especialmente em ocorrências de acidentes nas rodovias próximas ao município. O Samu de Esteio contará com uma ambulância equipada, técnico de enfermagem e motorista-socorrista que vão prestar atendimentos de urgência e emergência. A base será junto à Fundação Municipal de Saúde Pública São Camilo de Esteio (Hospital São Camilo). Atualmente, chamadas de urgência em Esteio são atendidas pela equipe do Corpo de Bombeiros e pelas ambulâncias da SMS.

O primeiro dia de atividade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi tranquilo. Até o final da tarde, a equipe esteiense não foi chamada nenhuma vez para prestar atendimento.
O Samu é um serviço oferecido à população pelo telefone 192 (gratuito) e as ligações são atendidas na Central de Regulação em Porto Alegre, de onde são feitos os encaminhamentos para os municípios.
Quando chamar
Nas ocorrências de problemas cardiorrespiratórios, infartos, em casos de intoxicação, queimaduras graves, na ocorrência de maus-tratos, em trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou da criança, tentativas de suicídios, quando houver acidentes/traumas com vítimas, afogamentos, choque elétrico e acidentes com produtos perigosos.

Fique calmo
   Ao solicitar o serviço, a pessoa que faz a ligação precisa fornecer alguns dados que vão orientar o trabalho do socorrista. Por isso, é preciso ficar calmo e dizer, com a maior quantidade de detalhes possível, que tipo de emergência é, quantas pessoas precisam do atendimento e a localização da ocorrência.

   Segundo a Assessoria de comunicação da Prefeitura de Esteio, a cerimônia oficial de inauguração vai ocorrer posteriormente, com a presença do governador do Estado, Tarso Genro.




Nenhum comentário: