domingo, 3 de abril de 2011

Hemocentro do Rio Grande do Sul realiza mutirão para doação de sangue em Esteio

Doar sangue é um gesto de humanidade.
  Amanhã, segunda-feira, dia 4 de abril, o  Hemocentro do Rio Grande do Sul estará realizando um mutirão de doação de sangue no Município de Esteio. 

O mutirão para doação de sangue é uma atividade realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, das 9h às 12h, e das 13h às 17h, na Rua Garibaldi, esquina avenida Presidente Vargas, ao lado do Clube Aliança, (Rua Coberta no centro de Esteio).


O sangue é um tecido conjuntivo produzido pela medula óssea que realiza várias funções no organismo. É composto por plasma, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos, hemácias, plaquetas, sais, vitaminas, água e fatores de coagulação.

A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte.
 
Orientações para doadores de sangue
 
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...
trazer documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.


 

Impedimentos temporários 
Febre, Gripe ou resfriado, Gravidez, Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias, Uso de alguns medicamentos, Pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
 
Cirurgias e prazos de impedimentos 

Extração dentária: 72 horas, Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes, Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses, Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação, Transfusão de sangue: 1 ano, Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina.

Impedimentos definitivos
Hepatite após os 10 anos de idade, Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, Uso de drogas ilícitas injetáveis e Malária.

Intervalos para doação 
 Homens: 60 dias (até 4 doações por ano) Mulheres: 90 dias (até 3 doações por ano)


Doe sangue com responsabilidade

Você sabe o que é janela imunológica? É o período entre a contaminação da pessoa por um determinado agente infeccioso (HIV, hepatite...) e a sua detecção nos exames laboratoriais.
No período da janela imunológica, os exames são negativos, mas mesmo assim o sangue doado é capaz de transmitir o agente infeccioso aos pacientes que o receberem.
A sinceridade ao responder as perguntas do questionário que antecede a doação é importante para evitar a transmissão de doenças aos pacientes.
Depois de realizados todos os procedimentos necessários, o indivíduo que estiver apto a doar sangue é encaminhado ao local de coleta, onde são retirados 450 ml de sangue do seu braço. Após a doação, geralmente um lanche é servido ao doador que precisará tomar muito líquido no decorrer do dia. 



Cuidados pós-doação
 
Evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, Aumentar a ingestão de líquidos, Não fumar por cerca de 2 horas, Evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, Manter o curativo no local da punção por pelo menos de 4 horas, Não dirigir veículos de grande porte, trabalhar em andaimes, praticar pára-quedismo ou mergulho


A bolsa que recebe o sangue retirado é encaminhada ao fracionamento, onde será separada em até quatro componentes (hemácias, plasmas, plaquetas e fatores de coagulação) que em seguida são levados ao local onde serão armazenados até que sua utilização seja necessária.


O indivíduo ao doar sangue não apresenta nenhuma manifestação corpórea. Os cuidados após a coleta são: evitar dobrar o braço pelo qual o sangue foi retirado, evitar esforço físico no dia da coleta, manter o curativo por até quatro horas, não fumar nas primeiras duas horas e não ingerir bebidas alcoólicas nas próximas doze horas.
 
Nunca doe sangue se você quiser apenas fazer um exame para Aids. Neste caso, procure um Centro de Testagem Anônima e gratuita.

O que é o HEMORGS

O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul - HEMORGS, é o Departamento de Sangue e Hemocomponentes da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS, ligado à Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS). Está localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722 - Bairro Partenon - Porto Alegre/RS. 

É uma instituição pública que coleta, processa, qualifica e distribui sangue, hemocomponentes e hemoderivados (através de sua Clínica de Hematologia) para cerca de 40 hospitais conveniados e pacientes hemofílicos, em Porto Alegre, na Grande Porto Alegre e no Interior, além de desenvolver atividades de ensino, treinamento, pesquisa e assistência. 


Um dos principais objetivos do HEMORGS é alertar a população para a importância da doação voluntária de sangue. Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, se 3% a 4% da população fosse doadora de sangue não haveria problemas de estoque. Dados do Ministério da Sáude mostram que pouco mais de 1% da população brasileira doa sangue. 

O HEMORGS e a Câmara Técnica de Sangue, Outros Tecidos e Órgãos-Catesto coordenam a Hemorrede Pública do Estado, descentralizando e interiorizando os serviços de hemoterapia como forma de facilitar o acesso à doação. Já estão em funcionamento os Hemocentros Regionais e Núcleos de Hemoterapia em Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Rosa, Pelotas, Cruz Alta, Palmeira das missões e Alegrete. O Hemocentro regional de Santa Maria está sendo implantado. Desta forma, a instituição operacionaliza a Política Estadual de Sangue e Hemocomponentes.

A meta é garantir sangue e hemocomponentes de qualidade a 100% dos leitos hospitalares do Serviço Único de Saúde- SUS no Estado. 

Nenhum comentário: