quinta-feira, 7 de abril de 2011

Em dias de chuva, o bloqueio de alguns bueiros aumenta o risco de enchentes, em Esteio.








Em Esteio são sérias as conseqüências do descaso com o serviço de limpeza e manutenção dos bueiros, na zona central e bairros da cidade. Nos dias de chuva a realidade é uma só: bueiros entupidos, fazem com que grande parte da população tenha que conviver com o drama dos alagamentos.

O Município vive o dia-a-dia repleto de lixo e com centena de bueiros entupidos, com tampas quebradas ou sem tampas. Geralmente após as chuvas muitos esteienses perdem móveis, aparelhos eletrônicos, alimentos, roupas, entre outros patrimônios devido às enchentes que “normalmente” tomam conta da cidade. 

Em dias de chuva, o bloqueio de alguns bueiros e galerias aumenta o risco de enchentes por toda a cidade. Após observar a limpeza parcial feita em alguns locais, os moradores abriram parte das tampas e flagraram uma quantidade enorme de sujeira acumulada nas cavidades que deveriam estar limpas e livres para o escoamento da água. 

Em alguns locais é retirado somente o que está do lado de fora do bueiro, obstruindo a passagem da água, mas podemos encontrar de tudo dentro das caixas coletoras, como pedaços de borracha, madeira, garrafas de plástico, papéis, latas de cerveja e refrigerante.





Segundo alguns moradores da cidade há muito tempo, na maioria das ruas, o serviço de limpeza e manutenção dos bueiros não é executado regularmente. Eles desejam que o prefeito obras determine a secretaria de obras e a diretoria de limpeza urbana que a limpeza das bocas-de-lobo seja realizada em regime de urgência.





Não é de hoje que em várias ruas de Esteio o que se vê é o mais completo abandono, inclusive das calçadas, bueiros sem tampa, caixas coletoras totalmente obstruídas, tubulações entupidas, numa flagrante demonstração de omissão por parte dos responsáveis pelo serviço de manutenção. A população do município paga um preço alto por anos de descaso e como sempre continuam demonstrando intranqüilidade toda vez que percebem o acúmulo de nuvens no céu. Até quando?

Nenhum comentário: