sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lixões em Esteio: problema sem solução.

Lixão das barreiras. Fotos caputuradas hoje, sexta-feira, dia 01/04/2011, em Esteio.
Em Esteio muitos resíduos de lixo doméstico são lançados diariamente no meio ambiente sem o menor cuidado. O destino final de grande parte do lixo é à beira do arroio, sanga, passeio público e terreno baldio, inclusive alguns de propriedade do Município.

Esteio possui várias áreas comprometidas por causa dessa prática. Sem nenhuma fiscalização, controle sanitário ou ambiental, o lixo espalhado pela cidade poderá acarretar graves problemas de saúde pública, principalmente os relacionados com a proliferação de doenças.

A nova lei proíbe tanto o lançamento de resíduos sólidos ou rejeitos a céu aberto quanto a fixação de habitações nas áreas de disposição final do lixo. De 1981 pra cá, observa Del Bel, o mundo mudou: cresceu a preocupação ambiental nos diversos setores da sociedade e do governo, o que contribui para a mudança de cenário.

Terreno do Município de Esteio está abandonado e virou depósito de lixo na Rua Santa Rita de Cássia, esquina Avenida Luiz Pasteur. Fotos caputuradas hoje, sexta-feira, dia 01/04/2011.


O lixo que é descartado irresponsavelmente na via pública, em local impróprio, isto é, em terrenos baldios que são transformados em depósitos clandestinos de lixo. Esses lixões deveriam ser totalmente extintos da nossa cidade.  Todos os esteienses deveriam lutar e exigir das autoridades, a qualquer custo, uma solução para este sério problema.


Vários lixões ou depósitos “clandestinos” de lixo, em Esteio, são institucionalizados, isto é, “autorizados” pela Prefeitura, porque além de não fiscalizar, não mantêm limpos os seus próprios terrenos. Certamente que este é um dos motivos que ainda temos tantos lixões espalhados pela cidade. 

A mim me parece que em Esteio esse problema é gravíssimo, pois a secretaria municipal de limpeza urbana não mantém limpos os terrenos de propriedade do município, onde o lixo que se acumula serve como criadouro de ratos, baratas, mosquitos e as queimas são constantes.  Até quando?


Os lixões de Esteio estão espalhados por várias ruas, inclusive nas zonas centrais da cidade. Eles atraem os cães abandonados que passam a se alimentar dos restos de comida encontrada no lixo. não poderia ser permitida em uma cidade que quer ser mais humana. Somente a total erradicação dos lixões vai solucionar definitivamente essa triste realidade.





Passeio público na Avenida Luiz Pasteur virou depósito de lixo "clandestino". Fotos caputuradas hoje, sexta-feira, dia 01/04/2011, em Esteio.
O lixão traz ainda mais um problema: atraem a população mais carente e desempregada, que passa a se alimentar dos restos encontrados no lixo. As pessoas mais carentes e desempregadas passam a sobreviver dos materiais que podem ser vendidos. Esse tipo de degradação humana não pode mais ser permitida, e somente a erradicação total dos lixões vai solucionar essa situação.

Madeira descartadas no passeio público da Avenida Alta Tensão, próximo a rua Bouqueirão, entre o Jardim Planalto e o Parque Primavera em Esteio.
No ano de 1981, quando foi criada a Política Nacional de Meio Ambiente, já era previsto que despejar resíduo de qualquer material no meio ambiente é crime ambiental. Infelizmente, apesar disso, a lei não produziu grandes efeitos até hoje.



Nenhum comentário: