terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A precariedade das calçadas do Cemitério Municipal mostra a visão urbanista e a posição do poder público de Esteio.




Fotos do passeio público do Cemitério Municipal de Esteio. Dia 01/01/2011.
A maioria da população de Esteio vê o cenário de descaso com o cidadão, que surge na paisagem urbana em forma de calçadas desniveladas, cheias de buracos, lixo, mato e outros obstáculos que impedem a circulação e obrigam as pessoas a disputar espaço com os carros. Esses são apenas alguns dos absurdos que se põem como obstáculos entre a municipalidade, o pedestre esteiense e sua cidadania.


O espaço estreito da maioria das calçadas de Esteio ainda está cheio de obstáculos, desníveis e outras armadilhas. Cabe a população a tarefa de escalar pedras, desviar dos  montes de lixo, veículos estacionados irregularmente, materiais de construção, móveis usados, canos de cimento e se equilibrar para não escorregar em buracos ou ângulos íngremes, que preenchem todo o espaço público que representa aos pedestres um enorme risco de queda. 

Infelizmente a mobilidade oferecida pelas calçadas do Município de Esteio parece piorar a cada dia. Carros estacionados irregularmente expulsam da calçada os pedestres. Ao transitar pelas calçadas do Cemitério Municipal 2 de Novembro, temos de enfrentar barreiras de todos os tipos. Talvez achando que é pouco utilizada, a prefeitura não dá a devida atenção para o local, os moradores, jogam lixo, em pleno passeio público. A acessibilidade é impossível, principalmente para os portadores de deficiência, tanto na avenida, quanto ao longo das calçadas. Os pedestres têm que pular os obstáculos porque  o poder público municipal parece andar longe, bem longe... muito longe das suas responsabilidades.




 Fotos do passeio público do Cemitério Municipal de Esteio. Dia 10/01/2011
.
A situação deixa a população indignada. É perigoso andar na maioria das calçadas em Esteio. A população paga seus impostos e ainda têm que conviver com o descaso do poder público, andar em calçadas altas, sujas, com buracos e obstáculos. Não há padronização no piso das calçadas e nem adequação às normas de acessibilidade. 




  Fotos do passeio público do Cemitério Municipal de Esteio. Dia 10/01/2011.

 A prefeitura deveria elaborar planos de acessibilidade, projetos de reforma e construção de calçadas, dentro das normas do Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia. Mas sem fiscalização, certamente não adianta de nada.

Nenhum comentário: