quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Arroio Sapucaia transformado em um grande canal de esgotos, sujeito a inundações e foco de doenças

 



No Arroio Sapucaia, próximo a ponte da avenida Presidente Vargas, a coleta de resíduos sólidos descartado em área de periferia urbana do Município de Esteio. 
A prefeitura de Esteio recebeu recursos de R$18 milhões para a renaturalização da avenida Beira Arroio, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC. O projeto prevê a construção de uma avenida com extensão aproximada de 2.300m ao longo do leito norte do arroio Sapucaia, em delta da Avenida Presidente Vargas, próximo à divisa com o Município de Canoas, contornando o Arroio Sapucaia em direção à zona leste de Esteio.

As obras da avenida Beira Arroio deverão prever a recuperação do Arroio Sapucaia, onde a falta de preservação e a grande quantidade de lixo traz sérios problemas de saúde para a comunidade que atualmente vive nas margens do arroio. A chuva intensa faz com que as águas do arroio transbordem, inundando a maioria das residências.  E o lixo, geralmente agrava ainda mais o problema. É comum por aqui, alguns moradores atirarem para dentro do arroio desde lixo orgânico, até sofás, garrafas pet, acessórios de veículos, móveis velhos, colchões, brinquedos quebrados, pneus e animais mortos.

A população de Esteio que vive nas vilas ribeirinhas (Navegantes, São José e Ezequiel) do Arroio Sapucaia onde se registram as maiores inundações, deveriam tomar consciência da importância de manter limpo o local. A Prefeitura de Esteio deveria enfrentar o problema com uma política permanente de educação, tratando a questão social sem desassociá-la do meio-ambiente.

Grande parte das margens do Arroio Sapucaia caracteriza-se como periferia urbana, onde o nível de conscientização ambiental ainda é muito baixo. A densidade de ocupação pela população é de renda baixa e média, onde se destacam as áreas invadidas e deficiência dos serviços de saneamento básico. Há maioria das áreas são de ocupação irregular e desordenada, em grande parte por famílias de pouca renda. A grande maioria dos moradores despeja o esgoto e o lixo no arroio, transformando-o em um grande canal de esgotos, sujeito a inundações e foco de doenças. 

A prefeitura de Esteio deveria fazer campanhas para conscientizar os moradores da futura avenida Beira Arroio sobre a importância de manter o meio ambiente, regulamentando, exercendo o controle e o estímulo à educação ambiental da área ocupada, a fim de  reduzir drasticamente a incidência de enchentes na cidade.

Nenhum comentário: