sábado, 22 de janeiro de 2011

Devido à distância e a falta de aterro, o lixo abandonado em terrenos baldios é encarado como um grande problema do município de Esteio






Como se não bastasse a sujeira que a população esteiense descarta no local há vários anos, a reportagem do clíck indiscreto flagrou, na sexta-feira (21), um caminhão despejando entulho em um terreno baldio, de propriedade do município de Esteio.

O motorista do caminhão usou o local, sem o menor constrangimento, como se fosse um lixão a céu aberto. A área pertence ao município de Esteio, o tráfego de veículos no local é intenso, mas a ação foi concluída sem qualquer incômodo por parte da fiscalização municipal.

O veículo é de uma empresa prestadora de serviços e a área de terras é de propriedade da prefeitura de Esteio. No local não existe muro, cerca e o passeio público está intransitável. Também não existem placas proibindo o descarte de lixo. 
Morador impressionado com o descaso do motorista do caminhão
 Veículos da prefeitura, periodicamente retiram parte do lixo que é abandonado na via. O restante, segundo alguns moradores, também deveria ser recolhido, mas fica no local. Considerando que a maior parte do lixo continua no local, o lixão aumenta com a ação do motorista do caminhão, que presta um desserviço à comunidade esteiense, despejando grande quantidade de pedaços de manta asfaltica no terreno baldio.

Veja a placa que encontramos em vários locais da cidade, exceto nos terrenos de propriedade do município de Esteio, que estão abandonados e servindo como depósito de lixo.
Segundo um morador, o problema é que se vêem os próprios veículos da prefeitura depositando terra no passeio público e seus prestadores de serviços jogando entulhos no local, todo mundo quer jogar lixo, serve como péssimo exemplo para empresas construtoras e carroceiros que costumeiramente usam a área como depósito de entulho.

No local dá para encontrar de tudo, munitores de computador, estofados, televisão, pneus, animais mortos, pia, vidros, materiais de construção, poda de árvores, ratos e baratas. A mim me parece que os principais responsáveis pela sujeira na cidade de Esteio são alguns carroceiros e caçambeiros ilegais, geralmente não cadastrados na Prefeitura e que, ao invés de despejar o entulho nos locais autorizados, jogam o material em qualquer esquina ou terrenos baldios. Certamente que o município precisa de fiscalizações constantes. Mas o que realmente funciona é punição e campanhas de educação.
Animal morto, ensacado e descartado no local. Imaginem o mau cheiro!
O lixo descartado diariamente no terreno de propriedade do município de Esteio invade a via pública.
Atualmente muitas pessoas questionam sobre os recursos ambientais que estão cada vez mais limitados. É essencial que a comunidade esteiense mude seus hábitos irresponsáveis no abandono de lixo na via.  Afinal, estamos vivendo em uma época difícil para o meio ambiente, e não podemos apenas continuar produzindo e jogando lixo nas ruas ou terrenos baldios. A prefeitura de Esteio, seus servidores e prestadores de serviços deveriam ser os primeiros a dar bom exemplo, mas infelizmente não é o que acontece.

Nenhum comentário: