domingo, 7 de novembro de 2010

Equipamento eletrônico é jogado de forma incorreta defronte Escola Municipal em Esteio











Nas fotos acima - lixo defronte a Escola Municipal Eva Karnal Johann - dia 04/11/2010.

A prefeitura de Esteio deveria estimular a consciência ambiental dos esteienses e se prontificar a receber o lixo eletrônico trazido pela comunidade, incumbindo-se da tarefa de dar um destino útil a todos os equipamentos eletrônicos em desuso.
 
Em algumas escolas de Esteio as ações de educação ambiental não se limitam à instalação de cestos coloridos para separação de lixo e coleta seletiva. A preocupação com o meio ambiente está hoje presente na maioria das aulas onde muitos professores orientam seus alunos sobre o destino sustentável para lixo.

Infelizmente Esteio está entre os municípios que mais abandonam computadores, aparelhos de TV e de som na via pública esse material, composto, em muitos casos, por elementos químicos perigosos para a saúde humana.  Aqui, muitas pessoas continuam descartando semanalmente equipamentos eletrônicos (computadores e televisores) que não possui mais utilidade defronte a Escola Municipal Eva Karnal trazendo danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Existem substâncias tóxicas na composição destes equipamentos descartados no lixo defronte a escola Eva Karnal, como mercúrio, chumbo, cádmio, belírio e arsênio – altamente perigosos à saúde humana. 

Prefeitura deveria criar uma lei regulamentando a coleta, reciclagem e também sobre o tratamento do lixo eletrônico na cidade, para evitar que a população descarte lixo tecnológico em locais inadequados, com o objetivo de minimizar os impactos ambientais que estão sendo gerados pelo descarte inapropriado de resíduos tecnológicos - eletrodomésticos e eletrônicos.









Nas fotos acima - lixo descartado na via pública em Esteio - dia 06/11/2010.

Se considerarmos que descartar apenas um único televisor ou computador sem utilidade é um grande problema para um esteiense, imaginem para as oficinas de consertos que são depositárias grande quantidade de lixo eletrônico. Por este motivo a prefeitura de Esteio deveria recolher todo o lixo tecnológico equipamentos como computadores e seus componentes ou periféricos (placas, mouse, gabinete, memórias, monitores, scanners, teclados, impressoras e outros acessórios); televisores e seus componentes (tubos de imagem, transformadores, transistores, eletrodos); eletrodomésticos e eletroeletrônicos; baterias, resistências, transformadores e telefones celulares e depois providenciar a reutilização, a reciclagem e o tratamento final do lixo eletrônico como forma de preservar a natureza.

Nenhum comentário: