sexta-feira, 5 de novembro de 2010

População reclama: terrenos da Prefeitura estão abandonados servindo como depósito de lixo


Nas fotos acima (04/11/2010) um dos terrenos de propriedade do Município de Esteio que estão completamente abandonados, sem calçadas, cerca e servindo como depósito de lixo.

Por absoluta falta de fiscalização, algumas pessoas jogam lixo na via pública ou em terrenos baldios em Esteio e são justamente elas que prejudicam a maioria população. Basta qualquer chuva para que muitas ruas e casas fiquem completamente alagadas.

Alguns moradores pedem, no mínimo a limpeza dos terrenos e que seja colocada placa de orientação e advertência, proibindo jogar lixo no local, pelo menos nos terrenos de propriedade do Município de Esteio, para que a população não jogue lixo. Segundo eles, a comunidade já fez  diversos pedidos, mas até agora nada foi resolvido. 

Segundo um morador a  prefeitura deveria verificar o que pode ser feito, pois alguns terreno que estão virando lixões são de propriedade do Município de Esteio. “Não podemos sinalizar terrenos baldios do Município que estão servindo como depósitos de lixo não temos autorização e não é de responsabilidade nossa”, informou. 

Atualmente a maior queixa da população esteiense é a falta de interesse dos donos dos terrenos baldios (inclusive do Município), onde é jogado lixo e entulho. Segundo eles tem pessoas que não se interessam pelos terrenos, não vendem, não limpam nem cercam a área. Os relaxados e irresponsáveis não são notificados com multas pela fiscalização da Prefeitura, por isso não tomam conta do terreno e não cumprem com o que é de sua obrigação, dizem.
 
Além de ratos, baratas, mosquitos a comunidade fala de possíveis assaltos que acontecem em alguns casos, pois o mato em volta do imóvel fica alto, o que dificulta na hora de chegar em casa, já tarde da noite vindo da escola ou do trabalho.

Aurélio Santos,
funcionário de uma padaria é um dos mais prejudicados da sua comunidade, pois a casa onde mora é ao lado de um ‘lixão’. “Além do mau cheiro, quando estou em casa vejo os ratos circulando em pleno dia”, finalizou.
 
A costureira Rejane disse que a Prefeitura tem feito um bom trabalho, mas que dessa vez não foi o esperado. “O trabalho de limpeza no local é feito, mas logo depois vêm pessoas de fora do bairro e jogam lixo no terreno. Às vezes fica assim por que a Prefeitura de Esteio demora para fazer a limpeza”, concluiu.

A Prefeitura deveria colocar no local um contêiner para que os moradores coloquem o lixo e depois retirá-lo. Quem vive aqui sabe que ninguém faz isso, e o lixo se acumula na beira da rua.



Nas fotos acima (08/11/2010) outro terreno de propriedade do Município de Esteio que está completamente abandonados, sem calçadas, cerca e servindo como depósito de lixo.

Mesmo onde o caminhão coletor de lixo passa, o lixo toma conta da rua. Muitos locais estão virando refúgio de cachorros, ratos, baratas e mosquitos. “O resultado disso é o cheiro insuportável e uma quantidade de moscas. A Prefeitura precisa fazer a parte dela, limpar o lixo e o mato. Mas se os moradores não colaboram e continuam jogando lixo na via ou em terrenos baldios, todos sofrerão ainda mais com os alagamentos provocados pelas chuvas, principalmente no próximo inverno.





Na foto acima (04/11/2010) terreno de propriedade do Município de Esteio abandonado.






 Nas fotos acima (11/11/2010) outro terreno de propriedade do Município de Esteio que está  abandonado e servindo como depósito de lixo.

Lei Federal referente ao entulho atribui aos construtores a responsabilidade pelos entulhos da construção civil – ou seja, obriga o cidadão (gerador de resíduos de construção e poda), a descartar os materiais em locais predefinidos pelo poder público. Com essa lei eles são os responsáveis pela coleta, transporte e destino final dos entulhos gerados.

 

 

 


Nenhum comentário: