sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Cemitério Municipal 2 de Novembro em situação preocupante.







(Fotos capturadas hoje, sexta-feira - dia 12/11/2010)

Hoje, dia 12/11/2010, fui visitar o túmulo de um familiar no cemitério de Esteio e me assustei quando vi a situação em que se encontram as "carneiras mortuárias". Grande parte do cemitério não tem muro, as telhas das capelas estão furadas, quebradas ou fora do lugar.

Segundo informações de um visitante, relatando a cena que viu no Cemitério, disse que  foi informado  que muitos funcionários já solicitaram providencias, mas pelo que parece o pessoal da secretaria de obras até hoje não atendeu as solicitações. Esperamos que após essa publicação no Clíck indiscreto do dia-a-dia o prefeito se mobilize para tomar providências, visando a cuidar melhor do único Cemitério Municipal de Esteio.

No Cemitério Municipal 2 de Novembro verificamos algumas deficiências que se agravam substancialmente quando, além da precariedade do espaço físico para novos sepultamentos, deparamos com as péssimas condições de conservação de todas as quadras dos prédios que abrigam as “carneiras mortuárias” que apresentam  infiltrações diversas, rachaduras, deficiência nas instalações elétricas e absoluta falta de iluminação em alguns locais, além da falta de um monitor ligado ao sistema ou equipamento de segurança para ser utilizado, principalmente à noite, no local e pelos seguranças do cemitério.


Deu para notar que se os esteienses vivos estão passando o maior sufoco ao ver a cidade penar, fruto do abandono das praças, do  lixo espalhado em vários locais, saúde que não atende as necessidades da população, descaso com o meio ambiente sorte diferente não estão tendo os mortos, pois sinais de abandono das “carneiras mortuárias” podem ser observados no Cemitério Municipal 2 de novembro onde observamos rachaduras  a tempos, causando constrangimentos e perigo aos funcionários e visitantes.

 Os rigores das variações das condições atmosféricas, chuvas, ventos, temperaturas variadas, umidade, falta de manutenção e reparos na estrutura de concreto armado constituído de barras de aço e massa de cimento utilizado na construção dos abrigos das “gavetas mortuárias” do Cemitério Municipal 2 de Novembro em Esteio poderá, salvo melhor juízo, causar a queda de placas de cimento. No local existem centenas de rachaduras, vergalhões que estão aparentemente corroídos pela ferrugem e ficaram à mostra. Há trincas e sinais de infiltração de água na estrutura das chapas de concreto em todas as quadras. E não é de hoje.












(Fotos capturadas hoje, sexta-feira - dia 12/11/2010)

Engenheiros da Prefeitura de Esteio e técnicos da Defesa Civil deveriam, antes que aconteça uma tragédia, vistoriar o local, fornecendo um laudo técnico para possível publicação e tranqüilidade da população.

Constatamos visualmente o acúmulo de água, ferrugem e rachaduras na parte superior da laje que não tem sistema de drenagem ou cobertura de proteção. A rede elétrica (nos locais onde ainda existe) está em péssimo estado de conservação. Em vários pontos encontramos vazamentos nas “gavetas mortuárias” e muitos mosquitinhos voando nas imediações. Algumas partes do reboco já caíram e, certamente há risco de desabar o resto. Se o cemitério fosse particular, certamente que a Prefeitura já teria (isolado) INTERDITADO o  local, notificado o proprietário e o intimado a fazer uma revisão completa na rede elétrica, chapa de concreto, colunas, vigas e na marquise, apresentando laudo técnico.

Muitas pessoas que visitam os túmulos de familiares mortos e “sepultados” no Cemitério Municipal de Esteio estão preocupadas com a constatação de que parte da ferragem da estrutura da chapa de concreto está corroída pela ferrugem e que existem várias rachaduras na chapa, vigas e nas colunas. Edificações particulares, nas mesmas condições, certamente seriam condenadas durante uma vistoria.













(Fotos capturadas hoje, sexta-feira - dia 12/11/2010)

A municipalidade deveria verificar as reais condições de segurança da estrutura de concreto que abrigam as “carneiras mortuárias” do Cemitério Municipal e se necessário, fazer os reparos exigidos pelos técnicos. Uma vistoria rigorosa tranquilizaria a população que periodicamente visita seus entes queridos.

Ressaltamos a importância de contratar um profissional legalmente habilitado para que se faça um estudo minucioso da situação do Cemitério Municipal de Esteio e posteriormente seja feito uma revisão geral, em função do tempo de utilização de todas as instalações elétricas e das chapas de concreto, colunas e vigas. Antes a isso, esclarecemos que todo trabalho que envolva conhecimentos de profissional legalmente habilitado, deve por eles ser realizados.

Nos últimos tempos nem pelo morto se tem respeito. O cemitério de Esteio preocupa os visitantes, porque as “carneiras mortuárias” estão abandonadas e mal conservadas. O clíck indiscreto do dia-a-dia encontrou situações preocupantes. Há casos graves também de contaminação do meio ambiente e de falta de segurança.

Encontramos túmulos sem portas, saqueados e destruídos. No mais encontramos um cemitério limpo, com funcionários atenciosos e competentes, na maioria com grande experiência profissional. O lixo não está espalhado pelos cantos como antigamente. A área onde o lixo é armazenado fica bem no fundo do cemitério para ser recolhido. Caixões retirados das sepulturas durante a exumação de cadáver não ficam expostos. É possível encontrar desde coroas de flores, cruzes até estruturas usadas nos túmulos em bom estado de conservação. O maior problema, por enquanto, é quando o cemitério depende da boa vontade do secretário de obras.









(Fotos capturadas hoje, sexta-feira - dia 12/11/2010)

Os frequentadores reclamam da falta de investimento na manutenção e reparo nas obras do cemitério. Tem vários túmulos quebrados e muito já foram saqueados mais de uma vez.  Muitas sepulturas estão danificadas, a reforma das "carneiras mortuárias e o muro de proteção, ficou só em promessas.

Infelizmente, pela falta de um muro  o cemitério tem sido alvo de bandidos, que arrancam os metais para vender ou trocar por drogas. Os ladrões levam todos os metais, as pedras de mármore e granitos das covas alheias e dos túmulos, mesmo com a presença de câmara de segurança, vigia noturno e da guarda municipal.

Nenhum comentário: