segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Homenagem à Consciência Negra lota Câmara de Vereadores de Esteio

Os homenageados 

  A homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, lotou na sessão do dia 17, o Plenário da Câmara de Vereadores.  Além de apresentações artísticas, a exemplo do  Grupo “Pérolas Negras”, composto pelas professoras  Mônica  Marins,  Graziela Oliveira,  Márcia  Ribeiro  e  Andréa  Teixeira, e da esquete do Grupo  Teatro Afirmativo Atitude em Movimento que contou “Os causas da negra velha”, os participantes puderam acompanhar a cerimônia de entrega de honrarias a 25 personalidades negras da comunidade escolar. Neste ano,  foram destacados na categoria infantil, Mateus Teixeira Gusn e, na adulto, Elisângela do Nascimento. Também receberam a distinção da Câmara de Vereadores, nove personalidades ligadas ao movimento, indicadas pelos vereadores. A proposição é do presidente Leonardo Dahmer(PT), que comandou a solenidade. Para ele, ainda é preciso avançar na luta contra o preconceito.

   Durante o evento, a vereadora Michele Pereira (PT), falou em nome da Mesa Diretora, oportunidade em que reforçou a falta de tolerância  e chamou para a reflexão sobre as atitudes diárias dos seres humanos."A educação e informação são fundamentais para que sejam quebrados alguns paradigmas", disse. 

Dona Maria Nunes dias, de 103 anos, uma das homenageadas, disse que vivenciou muitos momentos de alegria e que  "para Deus, somos todos iguais". A indicação foi da vereadora Jane Battistello.
  Dona Maria Nunes dias, de 103 anos, uma das homenageadas, disse que vivenciou muitos momentos de alegria e que  "para Deus, somos todos iguais", afirmou. 

   Na solenidade, o Coordenador de Direitos Humanos, Jauri Machado, salientou que a  discussão racial vem se destacando e ficando a cada dia mais forte. "O assunto vem se fortalecendo e a tendência aumentar a discussão em torno do tema", disse. Também lembrou que a Semana da Consciência Negra foi idealizada pela ex-vereadora Daianny Costa. O coordenador aproveitou para empossar os integrantes do novo Conselho Municipal do Povo de Matriz Terreira, aprovado recentemente pelo Legislativo. 

   A solenidade em homenagem ao Dia da consciência Negra vem sendo realizado há mais de 9 anos pela Câmara de Vereadores e reconhece a comunidade negra com atuação destacada na cidade.


 A solenidade em homenagem ao Dia da consciência Negra vem sendo realizado há mais de 9 anos pela Câmara de Vereadores e reconhece a comunidade negra com atuação destacada na cidade.

Confira os homenageados deste ano:
Matheus Escouto Chaves ; Alex Totti Soares; Kauany Camargo Silveira; Maria Luiza Soares Alves; Cláudia Bernadete Silva; Tainá Santos da Silva; Adriani Loreto Oliveira; Sônia Pedroso Machado; Maria Jurema Peixoto; Elisângela do Nascimento; Matheus Teixeira Guns; Camila Azevedo de Lima; Miriam Alves Barreto; Ashley Camilly Ferreira da Almeida; Raissa Ulguim  Monteiro; Wellington Carvalho da Luz; Giovana da Rocha Pacheco; Elenara Vieira Martins; Carla Soares Roque; Isadora Zanon Chaves; Julie da Silva; Carlos Roberto Costa dos Santos; Rosimara Gomes de Varga; Carla Fernanda Soares dos Santos; Damiana Conceição Felix Mello; Maria de Fátima Alves; Marco Antônio do Nascimento Coelho; Sonia Nascimento Silva; Sonia Teresinha Rodrigues Rosa Martins; Maria Nunes Dias; Vilma Lima dos Santos; Luiz Cezar Nunes;  Jorge Antônio dos Santos Brito; Natiely Pinto Pereira e Sandra Figueiredo. (Terezinha Bobsin)



  O líder comunitário Jorge Antônio dos Santos Lima (Xaxa) no ato alusivo a Semana da Consciência Negra promovido pela Câmara de Vereadores de Esteio foi um dos homenageados. A indicação partiu do vereador Marcelo Kohlrausch que fez questão de destacar o trabalho social na  área do esporte e da música desenvolvido pelo cidadão.



Concurso homenageia beleza negra 


  Uma atividade para celebrar a beleza da mulher negra e lutar pelo respeito às diferenças. Este foi o concurso da Mais Bela Negra de Esteio, que ocorreu na noite de sábado (7), na Praça da Juventude, junto ao Parque Galvany Guedes. O concurso contou com quatro categorias, divididas de acordo com a faixa etária das concorrentes. Na categoria Adulto, a vencedora foi Naomi Santos, na Juvenil Bruna dos Santos, na Infantil Talita Mariane Leites, e na Sênior Marcia Helena Minuto Pires.

  O evento começou com a apresentação das candidatas e o desfile de trajes comuns. Em um segundo momento, os trajes comuns deram espaço para vestimentas em homenagem à cultura africana, com estampas coloridas e assessórios rústicos.

  O evento contou com a participação do vereador de Canoas Sidiclei Mancy, que momentos antes da divulgação das vencedoras parabenizou a organização do concurso e falou sobre a hostilização que as mulheres, principalmente as negras, ainda sofrem nos dias de hoje. “A mulher negra ainda sofre muito preconceito. Um por ser negra, e outro por ser mulher. Precisamos de eventos como este para poder levantar essas questões e lutar para que haja respeito independente de gênero, cor ou religião”, salientou Mancy.


  O cabelo afro também teve seu destaque durante o evento. Modelos demostraram seus cachos e tranças produzidos pela cabeleireira Jéssica Camille Costa, proprietária do Salão de Beleza Camille AfroHair.


Semana da Consciência Negra

   Com o objetivo de fomentar discussões sobre o papel do negro na sociedade brasileira e sobre a importância da promoção de debates a respeito das discriminações e lutas sociais, a Coordenadoria de Direitos Humanos de Esteio e o Conselho Étnico Racial promoveram, de 16 a 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra. Na programação, estavam previstas atividades como cine debates, rodas de dança e sessão solene em homenagem aos negros.


O juri do concurso da Mais Bela Negra de Esteio, que ocorreu na Praça da 
Juventude, junto ao Parque Galvany Guedes em Esteio. Foto:Matheus Alves


   Em 20 de Novembro é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu neste dia, em 1695, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil. (Matheus Alves)



Confira as premiadas em cada categoria:


Marcia Helena Pires
Adulto: 
Mais Bela Negra: Naomi Santos
1ª Princesa: Daniele Damansceno 
2ª Princesa: Evelyn Fagundes Guilherme

Juvenil:
Mais Bela Negra: Bruna dos Santos
1ª Princesa: Keyla Luiz Conceição
2ª Princesa: Karoline Santos

Infantil:
Mais Bela Negra: Talita Mariane Leites
1ª Princesa: Emmily Santos Silva
2ª Princesa: Nicole Santos

Sênior:
Mais Bela Negra: Marcia Helena Pires

1ª Princesa: Maria Guacira Vieira.


Nenhum comentário: