quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Associação Mãos Amigas dos Recicladores abandonou o prédio cedido pela Prefeitura de Esteio.



Prédio cedido pela Prefeitura de Esteio para Associação Mãos Amigas dos Recicladores está fechado, virou depósito de lixo e viveiro de ratos e baratas. Imagens capturadas pela lente do Clíck indiscreto, no dia 18 de outubro de 2011.
Segundo estatística, “O Brasil produz cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, mas recicla menos de 5% do lixo urbano e tudo que é jogado diariamente no lixo, pelo menos 35% poderia ser reciclado ou reutilizado, e outros 35%, serem transformados em adubo orgânico".

Imagens capturadas pela lente do Clíck indiscreto do dia-a-dia, em 18 de outubro de 2011,  em Esteio.
Imagens capturadas pela lente do Clíck indiscreto do dia-a-dia, em 18 de outubro de 2011,  em Esteio.

Fundos do prédio de reciclagem da coleta seletiva que permanece fechado, virou depósito de lixo e viveiro de moscas, mosquitos, ratos, baratas...
O lixo descartado no entorno do prédio fechado.

Imagens capturadas pela lente do Clíck indiscreto do dia-a-dia, em 18 de outubro de 2011,  em Esteio.
Grande quantidade de lixo é descartada diariamente em frente do prédio fechado.
  O prédio que seria um entreposto para reciclagem de lixo pertence ao Município de Esteio, foi inaugurado, depois ficou completamente abandonado. Em 2010 a administração municipal entregou a “Associação Mãos Amigas dos Recicladores” que recentemente abandonou o local, alegando falta de apoio e condições de trabalho.
Um prédio de alvenaria que serviria como Entreposto para o projeto Desenvolvimento Sustentável, localizado no final da Rua Oswaldo Jesus Vieira (O Mestre de Esteio), mais conhecida por Travessa Bouqueirão 1 ou “Rua da Vergonha” devido à grande quantidade de lixo descartado diariamente no local, no Parque Primavera, em Esteio, chama atenção novamente pelo estado de abandono que se encontra. O imóvel que pertence ao Município de Esteio e atualmente está servindo como depósito de lixo, aguardando transferência para a Secretaria de Meio Ambiente para reciclagem e destino final.  O prédio fechado com grande quantidade de lixo no interior está atraindo ratos, baratas, cães, gatos, moscas, mosquitos e outros insetos. Devido o abandono total certamente, no futuro serão furtadas portas, janelas, telha, instalação elétrica, hidráulica e sanitária, como já aconteceu anteriormente.
Segundo a presidente da Associação Mãos Amigas dos Recicladores, das cinco mulheres que trabalhavam no local, três se retiraram do projeto e duas estão prestando serviços na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, mas embora o prédio esteja desativado, a associação está em atividade.

Animais comem lixo descartado no entorno do entreposto fechado.
O lixo descartado tomou conta do entorno do prédio.
As embalagens de caixas de leite, garrafas plásticas, latinhas de refrigerante e cervejas, restos de comida, baterias de veículos automotores, celulares, câmeras filmadoras e fotográficas, revistas e jornais velhos que são descartado – quase tudo,  em Esteio - tem o mesmo destino: os lixões ou aterro sanitário do Município de Gravataí.


Animais comem lixo descartado no entorno do entreposto fechado.
Na parte externa do prédio abandonado é ocupado por cães de rua, galinhas, ratos, baratas, mosquitos, além de atrair, principalmente à noite, prostituição, moradores de rua, traficante de drogas e assaltantes, trazendo insegurança ao entorno, que está inundado com fezes, urina, água podre, animais mortos e muito lixo, causando preocupação para os esteienses.

Nenhum comentário: