terça-feira, 4 de maio de 2010

"Enfim, o exemplo deveria vir de cima, pois a cidadania começa nas pequenas coisas..."



Falta mobilidade e acessibilidade urbana: Material de construção obstruindo o passeio público. Betoneira funcionando no meio da rua, entre brita e areia. O mau exemplo contamina. Ao fundo, veja o material depositado no passeio público. Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto, na Rua Cel Serafim Pereira, em Esteio.
Material de construção  em via pública. Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto no dia 4 de maio de 2010, na Rua Cel Serafim Pereira, em Esteio.
Material de construção  em via pública. Imagem capturada pelas lentes do clíck indiscreto no dia 4 de maio de 2010, na Rua Cel Serafim Pereira, em Esteio.

 A construção ou reforma de um imóvel atrapalha os pedestres e os obriga a andar em plena via. A rua Coronel Serafim Pereira  também está ocupada por materiais de construção, impedindo o trânsito de veículos, mas o maior problema é a falta de fiscalização por parte da Prefeitura de Esteio.

  Em minha opinião deveria ser  vedada, em qualquer caso, a preparação de argamassa, concreto e a descarga de material de construção em via pública. Infelizmente no local também constatamos uma betoneira em pleno funcionamento, impedindo o trânsito  por vários dias.

  A indignação de muitos esteienses é com o mau exemplo que o senhor Gilmar Rinaldi, proprietário do imóvel, em construção na Rua Coronel Serafim Pereira dá não colaborando com a municipalidade (Sic...). Será que o prefeito de Esteio não pode mandar a fiscalização notificar o proprietário?

  É indescritível o constrangimento que o pedestre sente quando se depara com situações como esta em pleno centro da cidade. Quando  vê alguém  que deveria dar bom exemplo, fazendo com certeza da impunidade, mal a si próprio e principalmente aos outros. É lamentável quando o contribuinte vê  uma obra iniciar na via publica incomodando a nós - e não ao proprietário do imóvel - o triste espetáculo da indiferença pelo direito do cidadão comum.

  Enfim, o exemplo deveria vir de cima, pois a cidadania começa nas pequenas coisas. Quem sabe, na próxima obra o proprietário,  tome  alguns cuidados em relação a essa questão de obstrução da via pública e a fiscalização municipal não faça "vistas grossas" para o problema.


Será que o pessoal da fiscalização de trânsito nunca ouviu  falar em uma tal de lei federal de mobilidade e acessibilidade urbana e por este motivo ainda não cumpriram o que determina o Código de Trânsito Brasileiro?



Nenhum comentário: