quarta-feira, 5 de maio de 2010

Lixão das Barreiras reflete o descaso com o meio ambiente em Esteio


Moradores da Vila Barreira não querem e fazem de tudo pra que não façam da vila um  grande lixão. Pelo que parece ninguém está preocupado com a situação dos moradores,  o mau cheiro e com a saúde dessas pessoas. Deveriam ser mais responsáveis antes de fazer vistas grossas para este lixão "clandestino". Todos esperam que alguma organização verdadeiramente responsável pelo meio ambiente faça uma visita na "rua da vergonha" e outros lixões espalhados pela cidade.  Enquanto isso não acontece publicamos  algumas fotos para aqueles que  vivem sentados nos gabinetes conheçam a situação.

O lixo em Esteio é um grave problema que preocupa a maioria da população, mas existem soluções simples que podem ser definitivas, mas falta coragem ou capacidade para nossos administradores. Nas ruas estou cansado de ouvir: “É sempre assim, quando a incompetência, o descaso ou a irresponsabilidade reinam,  quem paga a conta e a população”. Não só a destinação do lixo, mas a falta de atitude, execução de projetos e fiscalização, na opinião de muitas pessoas também estão uma v-e-r-g-o-n-h-a.

O descaso da Prefeitura de Esteio com o lixo espalhado pelas ruas do Município e a falta de consciência ambiental da população esteiense tem se mostrado tão insignificante quanto a nossa capacidade de escolher bons políticos para governar a cidade. Estou simplesmente me referindo à consciência que todos deveriam ter de não jogar lixo na via pública e a municipalidade, orientar, recolher, fiscalizar,  notifica e autuar os irresponsáveis. Mas infelizmente algo que parece ser tão simples e básico, não é nem de longe respeitado.

Em Esteio sempre existiu a turma dos que põe a culpa de tudo que nos ocorre em outras pessoas. Alguns secretários de governo culpam a população que é, supostamente mal educada e não tem consciência ambiental. Por sua vez, o povo, ás vezes, alega que eles são os primeiros que não oferecem bons exemplo, que alguns são incompetentes e só pensam no salário no fim do mês. Dizem que deveria haver mais lixeiras, contêineres, que os caminhões coletores de lixo deveriam passar mais vezes nos mesmos locais e que deveria ter muito mais garis varrendo as ruas da cidade.
Se os nossos governantes acreditam que falta consciência ambiental por parte da população, deveriam realizar campanhas de conscientização, mas enquanto i isso não ocorre devem pensar em multas para aqueles que insistem em poluir as ruas, praças, arroios, bueiros e o Rio dos Sinos que faz parte de nossa cidade. Somente assim, os irresponsáveis serão obrigados a respeitar o local onde vivem e passem a descartar o lixo no seu devido lugar, que definitivamente não é na via pública.
O senhor prefeito deveria saber que a população esteiense, aquela que paga impostos e taxas de todos os jeitos,  está esperando  mudanças urgentes para melhor. Assim como está sendo tratado o meio ambiente , a saúde, as obras e a limpeza urbana, de mal a pior, não é possível continuar.

Nenhum comentário: