Descartado na via pública, em um terreno baldio defronte a escola Eva Karnal os eletrônicos poderão prejudicar o meio ambiente, porque são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez que foram descartados de forma incorreta, em local que não é apropriado tornam-se problema de maior gravidade.
O Clíck indiscreto do dia-a-dia aborda a questão do lixo eletrônico descartado no passeio público defronte a Escola Municipal Eva Karnal Johann, assunto que vem preocupando cada dia mais à comunidade que reside no bairro, trabalha ou estuda na escola e coloca em risco as crianças que transitam pelo local. É preciso alertar as autoridades municipais e, principalmente a população para o cuidado na hora de descartar esse tipo de material no meio ambiente.
Muitos esteienses desconhecem o impacto dos resíduos eletrônicos formado por artigos eletrônicos que não podem mais ser utilizados, como televisores, notebooks, computadores (PCs), impressoras, câmaras digitais, celulares , MP3 player, microondas, geladeiras, entre outros que são descartados em Esteio. A prefeitura, pelo que parece, não sabe que medidas podem ser tomadas para prevenir o descarte clandestino, na via pública, dos eletrônicos usados.
Alguns aparelhos eletrônicos que não têm mais serventia estão sendo descartados junto com outros lixos comuns na via pública defronte a escola. No local, aos poucos está se formando um novo lixão.
Segundo os maiores especialistas o lixo eletrônico descartado em local inadequado causa sérios danos ao meio ambiente devido à grande quantidade de metais pesados, como: alumínio, arsênio, cádmio, cobre, mercúrio, cromo, níquel, prata, manganês, bário zinco, chumbo, titânio e esses metais, ao serem jogados na via pública, vão se deteriorando com o passar do tempo, levando à contaminação do solo, rios e lençóis freáticos, causando sérios danos a saúde pública através da contaminação dos alimentos, da água e do ar.
(Fotos capturadas em Esteio, quarta-feira, dia 26 de maio de 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário